Presidente da WKF quer a permanência do Karate em programa olímpico após sucesso em Tóquio


O presidente da WKF, Antonio Espinós, elogiou o sucesso da estreia olímpica do Karate e apelou ao Comitê Olímpico Internacional para a permanência do esporte no programa olímpico.

Representantes da World Karate Federation (WKF) se reuniram com a imprensa no Centro de Imprensa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para avaliar o resultado da primeira aparição olímpica do Karate. O evento foi comandado pelo presidente da WKF, Antonio Espinós e contou com a participação do secretário-geral da WKF, Toshihisa Nagura e do gerente de esportes de Karate de Tóquio 2020, Toshie Murata.

“Mostramos definitivamente ao mundo que o Karate é um esporte único e demonstramos os méritos que adquirimos para ser adicionado ao programa olímpico como um esporte permanente. Todos os fãs de esportes ao redor do mundo puderam desfrutar dos valores adicionais que o Karate traz para o movimento olímpico”, disse o presidente da WKF, Antonio Espinós.

A coletiva de imprensa de encerramento foi uma oportunidade para refletir sobre o momento histórico da estreia olímpica do esporte.

“Quero agradecer a todos aqueles que contribuíram para chegar a este momento, desde os mestres que tornaram a disciplina popular até os luminares que criaram essa organização até aqueles que trabalharam tanto pela inclusão olímpica do Karate”, disse o secretário-geral da WKF, Toshihisa Nagura.

Nada menos que 82 competidores de 36 países, incluindo dois membros da Equipe de Refugiados do COI, participaram do evento olímpico de Karate. Dos 36 países representados, 20 nações voltaram para casa com as medalhas, com cada um dos ouros indo para um Comitê Olímpico Nacional diferente, uma prova da popularidade e universalidade do esporte.

“Trabalhamos muito nos últimos quatro anos para fazer do evento um sucesso. Tudo o que fizemos tinha os atletas em mente. Foi muito gratificante ver suas grandes performances ao longo de três dias. Obrigado a todos que nos apoiaram e nos ajudaram a fazer um evento fantástico”, disse Toshie Murata, gerente de esportes de Karate de Tóquio 2020.

“HORA DE APELAR PARA A SOLIDARIEDADE DO COI”

A hora do Karatê ser um esporte olímpico permanente é agora, avalia o presidente da WKF, Antonio Espinós. O chefe do órgão internacional de Karate expressou sua satisfação com o resultado do evento e convocou o Comitê Olímpico Internacional para reconsiderar a continuidade do Karate no programa olímpico.

“Agora é hora de apelar para a solidariedade do COI; é hora do COI mostrar um símbolo de reconhecimento ao Japão e a um esporte com raízes japonesas tão fortes; um esporte que deixou um legado mundial da cultura e das tradições japonesas como resultado do evento de sucesso nos últimos três dias”, disse o presidente da WKF, Antonio Espinós. “Da mesma forma que Karate precisa das Olimpíadas, os Jogos Olímpicos precisam de Karate.”

Questionado sobre as razões para a permanência olímpica do Karate, Espinós apontou o valor agregado que o Karate traz para o movimento olímpico. “Estamos na melhor situação para continuar nos Jogos Olímpicos. Vamos melhorar como um esporte melhor e mais rápido dentro do movimento olímpico do que fora dele. Após nosso sucesso em Tóquio, o COI deve mostrar solidariedade para considerar o Karate como um esporte olímpico permanente”, acrescentou Espinós.

Fonte: wkf.net

Osu!

4 comentários sobre “Presidente da WKF quer a permanência do Karate em programa olímpico após sucesso em Tóquio

    1. não tem nem o porque , o karate kyokushin alem de ser um esporte de contato , é um esporte extremamente agressivo e muito feio aos expectadores que estão assistindo que traz nocaute etc …

      Curtir

  1. Não sei como esse camarada tem coragem de dizer que aquilo que ele chama de karatê (o que não é ) foi um sucesso !

    O Karatê nas olimpíadas foi vergonhoso, foi um fiasco ! Aquilo nunca foi, não é e nunca será KARATÊ !

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s