Carta da WUKF para WKF pelo Karate Olímpico

‘Convocação para uma abordagem conjunta para garantir o Karate nos Jogos Olímpicos’

A World Union of Karate-Do Federations (WUKF) está hoje pedindo uma abordagem conjunta para garantir o Karate nos Jogos Olímpicos. Dr. Liviu Crisan, Presidente Mundial da WUKF, escreveu hoje à Federação Mundial de Karate (WKF) dizendo que é hora de alinhar o Karate para que o esporte possa garantir a participação a longo prazo no calendário olímpico.

O Karate foi apresentado como um “esporte anfitrião” nos jogos de Tóquio 2020, mas não foi incluído nos Jogos de Paris 2024 e há sérias dúvidas sobre a inclusão para Los Angeles 2028. A posição atual dentro do Karatê é de fragmentação com mais pessoas praticando a arte & esporte em todo o mundo fora do WKF do que nele. Embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenha aceitado o WKF no calendário olímpico para Tóquio 2020, há o reconhecimento de que um grande número de praticantes de Karate são excluídos desse processo e a situação precisará mudar antes que o Karatê possa tomar seu lugar mais uma vez dentro da família olímpica.

Em carta ao senhor Antonio Espinos, presidente da WKF, o Dr. Liviu Crisan disse: “A triste realidade é que, internacionalmente, o Karate não fala com uma só voz. Embora o WKF seja atualmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), há muitos milhões de praticantes de Karate em todo o mundo que participam de competições fora da estrutura do WKF.

Se o Karate quer realmente tomar seu lugar dentro da família olímpica em uma base de longo prazo, precisamos cooperar e encontrar um caminho juntos, para que todos os praticantes de Karate, independentemente do estilo ou afiliação possam ter a oportunidade de competir em nível olímpico.

A situação atual em todo o mundo é, infelizmente, de divisão. Nosso caso coletivo para o COI seria significativamente mais forte se encontrássemos uma maneira de sermos mais inclusivos.

A WUKF está pronta para trabalhar com você e todos os grandes órgãos dentro da comunidade internacional de Karate, para encontrar um terreno e propósito comuns para que todos possamos ver o Karate tomar seu lugar como um esporte olímpico de longo prazo. Nosso caso ao Comitê Olímpico será mais forte se ficarmos juntos.”

A carta também foi enviada ao senhor Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Fonte: WUKF

14 comentários sobre “Carta da WUKF para WKF pelo Karate Olímpico

  1. Espero de verdade que possamos resolver isso ,porque só quem perde e os milhares de alunos de karatê por todo o mundo ,sendo assim todos perdem Oss

    Curtir

    1. São os dirigentes do karatê, presidentes de uma maneira geral querendo se “sobrepor” as outras federações e ou estilos, ganância da fama do dinheiro que causou essa desunião e criação de várias federações, ” Tudo que se divide enfraquece”, são vários faixas pretas com vários DAN’s, acreditando que não tem mais nada para aprender

      Curtir

  2. Enquanto a WKF excluir os atletas das outras federações, o Karate nunca estará bem representado e isso enfraquece o esporte, que fica sem forças junto ao COI para se tornar de fato um esporte olímpico, claro que, entrando pela porta da frente e não apenas como um mero convidado em determinados Jogos Olímpicos da maior celebração esportiva do mundo.

    Curtir

  3. É Lamentável estas pendências que existem no karatê, podendo estar firme e consolidado nos jogos olímpicos por décadas, mas infelizmente existem os mercenários do karaté no Brasil que só pensam no próprio bolso e na ganância.assim é aqui no Brasil. Falo por experiência própria .

    Curtir

  4. desde que pratico o karate só havia uma confederação Nacional de karate. ms mesmo com essa divisão, todos tem a oportunidade de participar sim, as regras
    da wkf são hoje as regras reconhecida pelo COB e tbm pelo COI, acredito que seguindo essas regras todos tem o direito
    de participação.

    Curtir

    1. Uma ótima oportunidade para nossos atletas nacionais mostra o karatê para o mundo ,essa é a única forma deles serem reconhecidos como praticantes de uma modalidade esportiva oss!

      Curtir

  5. Nada muda se você não mudar primeiro, Eu sou BAHIA BRASIL KARATÊ, aguardando a oportunidade para representar meu país à mais de 40 anos praticando, treinando e formando bons atletas com sonhos e muita dedicação. Eu acho que já é tempo de terminar as diferenças entre os senhores, o Karatê tem perdido muito com essas brigas que não condizem com a ética desta nobre arte milenar ( karatê ). Estamos torcendo pra que as coisas mudem pra que o nosso karatê venha crescer e ser mais valorizado. Precisamos nos respeitar uns aos outros e nos abraçarmos como uma verdadeira família . Precisamos ter humildade pra perdoar e pedi perdão, abraçar e sermos abraçados pois somos todos karatecas. Deixo a minha saudação honrosa a todos os senhores e peço a Deus que ainda nessa vida eu possa ver a unificação do karatê brasileiro e mundial para o bem de todos nós. Oss

    Curtir

  6. Sim precisamos seguir o exemplo do judô eu não sei porque desta divisão o karatê é um só independente de estilos . Vamos nos unir para o bem do karatê oss

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s