VAI COMEÇAR KARATE TOKYO 2020

Chegou a vez do Karate nas Olimpíadas!

Olá karatekas do Pinto Karate Dojo! Depois de uma grande pausa no site, voltamos!

O momento que muitos esperavam finalmente chegou! É a semana de estreia do Karate nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Amanhã, 04 de Agosto a partir das 22h (horário de Brasília) começam as disputas no icônico ginásio e templo das artes marciais orientais, Nippon Budokan.

Hoje explicaremos a forma de competição que será adotada e quem são os grandes nomes dessas Olímpiadas.

Após alguns anos tentando uma vaga para essas Olimpíadas em eventos internacionais através da soma de pontuação para se manterem no topo do Ranking e por último uma disputa no pré-olímpico realizado em Junho desse ano em Paris, o Brasil infelizmente não conseguiu ter nenhum representante em Tóquio.

Nessas Olimpíadas, haverá 82 atletas na disputa, sendo 61 no kumite e 21 no kata distribuídos entre 38 países participantes. O Japão, por ser o país sede tem atletas em todas as categorias, totalizando 8 atletas na competição. Outro país que chega forte nas Olimpíadas é a Turquia, com 7 atletas classificados. Itália, Egito e Cazaquistão vem em sequência com 5 atletas cada.

E quem são os grandes nomes e favoritos à entrarem na história como os primeiros medalhistas olímpicos de Karate?

Kata Masculino:

Nessa categoria acredito que teremos uma disputa acirrada entre o espanhol Damián Quintero, líder do Ranking WKF e 2 vezes Vice-Campeão Mundial (2016 e 2018) e o japonês Ryo Kiyuna, terceiro colocado no Ranking e atual Bicampeão Mundial, sendo justamente o algoz de Quintero nos últimos 2 Campeonatos Mundiais. Um veterano que pode surpreender e aparecer no pódio é o venezuelano Antonio Diaz, Bicampeão Mundial em 2010 e 2012.

Kata Feminino:

Na categoria feminina, a favorita é a espanhola Sandra Sánchez, atual Campeã Mundial e e campeã nos últimos seis Campeonatos Europeus. Ela é a atual líder do Ranking WKF. Porém ela terá pela frente uma competidora de nível altíssimo, a japonesa Kiyou Shimizu, segunda colocada no Ranking e Bicampeã Mundial (2014 e 2016), que perdeu a “coroa” de Campeã Mundial justamente no último Mundial para Sánchez. Devido ao fator “casa”, Shimizu entra em pé de igualdade contra Sánchez.

Kumite Masculino -67kg:

Na categoria -67kg, o grande favorito ao ouro é o jovem Francês Steven Da Costa, de 24 anos, atual Campeão Mundial e Bicampeão Europeu. O francês inclusive, derrotou o brasileiro Vinícius Figueira na final do último Mundial em Madrid. Ali Elsawy do Egito e Burak Uygur da Turquia, respectivamente segundo e terceiro colocados no Ranking também chegam forte para a disputa.
O italiano Angelo Crescenzo, atual Campeão Mundial na categoria -60kg, pode correr por fora. Porém a diferença na envergadura para essa categoria, pode fazer diferença contra ele.

Outro nome interessante para os brasileiros acompanharem é o venezuelano Andrés Madera, que herdou a vaga continental a foi treinado no último mês pelo nosso Bicampeão Mundial, Douglas Brose.

Kumite Feminino -55kg:

Na categoria mais leve feminina, temos alguns nomes interessantes para a disputa: a ucraniana líder do ranking, Anzhelika Terliuga, chega em uma crescente, porém sem nenhuma medalha em Campeonatos Mundiais. A japonesa Miho Miyahara, oriunda da categoria -50kg é um nomes fortes da categoria já que é a atual Campeã Mundial e Asiática na categoria -50kg. Quem pode incomodar na categoria é a atleta oriunda de Taipei, Wen Tzu-yun, duas vezes medalha de bronze no Campeonato Mundial (2016 e 2018).

Kumite Masculino -75kg:

Essa possivelmente é a categoria mais esperada pelos fãs de kumite. Categoria que une força e velocidade, entre atletas absolutamente talentosos.

Entre os favoritos ao pódio, podemos citar o maior nome do Karate esportivo, Rafael Aghayev do Azerbaijão. 5 vezes Campeão Mundial e dono de nada menos do que 11 títulos europeus, Aghayev é presença constante em todos os pódios de eventos internacionais. Ele totaliza até agora 22 medalhas em Campeonatos Europeus e 8 medalhas em Campeonatos Mundiais. Para se ter ideia da sua grandeza, desde 2006 ele está em todos os pódios de Campeonatos Mundiais. Como não apostar nele?

Porém, temos outros grandes atletas nessa categoria, como o ucraniano Stanislav Horuna, atual campeão europeu e terceiro colocado no Campeonato Mundial 2014. Horuna está em grande fase, tendo vencido Aghayev na final do Campeonato Europeu desse ano. Se juntam a eles mais dois nomes fortes: Ken Nishimura do Japão e Luigi Busa da Itália. Nishimura lutando em casa e com 3 medalhas em Campeonato Mundiais é um nome para termos atenção. Busa, Bicampeão Mundial e 4 vezes Campeão Europeu deve ser outra pedra no sapato da categoria.

Essa categoria ainda tem o americano Tom Scott, Bicampeão dos Jogos Pan-americanos e o alemão Noah Bitsch, 3x vezes medalhista em Campeonatos Mundiais e atual terceiro colocado no Campeonato Europeu.

Kumite Feminino -61kg:

Na categoria até 61kg, a atual Campeã Mundial e Europeia, Jovana Prekovic da Sérvia, é o nome a ser batido. Sua rival, a chinesa Xiaoyan Yin atual Vice-Campeã Mundial e dona de 6 títulos Asiáticos, quer a revanche. A atleta do Egito, Giana Farouk é outro nome forte. Ela é tricampeã mundial e conquistou o terceiro lugar no último Campeonato Mundial.

Kumite Masculino +75kg:

Na categoria pesada, destaco 3 nomes: o turco Ugur Aktas, atual Campeão Europeu a Vice-Campeão Mundial, o japonês Ryutaro Araga Campeão Mundial em 2016 e terceiro lugar no Mundial 2018 por equipes e o croata Ivan Kvesić, atual Campeão Mundial. Ivan também levou o ouro no último Campeonato Europeu por equipes.

Kumite Feminino +61kg:

Nessa categoria, uma das favoritas é a atleta do Azerbaijão e atual Campeã Mundial Irina Zaretska. Teremos também a japonesa e forte candidata a medalha Ayumi Uekusa, Campeã Mundial em 2016 na categoria +68kg e dona de 7 medalhas em Campeonatos Mundiais.

Karatekas, arrumem seus dogi, coloquem seus protetores e preparem-se para o início da mais importante competição do Karate esportivo!

Abaixo seguem os dias e horários de cada categoria (horário de Brasília):

04/08 22:00 – Kata Feminino (eliminatórias)

05/08 00:20 – Kumite Masculino -67Kg (eliminatórias)
05/08 05:00 – Kumite Feminino -55Kg (eliminatórias)
05/08 07:30 – Kata Feminino (finais)
05/08 08:05 – Kumite Masculino -67Kg (semifinais)
05/08 08:20 – Kumite Feminino -55Kg (semifinais)
05/08 08:40 – Kumite Masculino -67Kg (finais)
05/08 08:50 – Kumite Feminino -55Kg (finais)
05/08 22:00 – Kata Masculino (eliminatórias)

06/08 00:20 – Kumite Feminino -61Kg (eliminatórias)
06/08 05:00 – Kumite Masculino -75Kg (eliminatórias)
06/08 07:30 – Kata Masculino (finais)
06/08 08:05 – Kumite Feminino -61Kg (semifinais)
06/08 08:20 – Kumite Masculino -75Kg (semifinais)
06/08 08:40 – Kumite Feminino -61Kg (finais)
06/08 08:50 – Kumite Masculino -75Kg (finais)

07/08 02:00 – Kumite Feminino +61Kg (eliminatórias)
07/08 04:50 – Kumite Masculino +75Kg (eliminatórias)
07/08 07:20 – Kumite Feminino +61Kg (semifinais)
07/08 07:40 – Kumite Masculino +75Kg (semifinais)
07/08 07:55 – Kumite Feminino +61Kg (finais)
07/08 08:05 – Kumite Masculino +75Kg (finais)

Vamos acompanhar juntos, teremos novidades!

OSU!

Daniel Caputo
Faixa Preta 5º Dan CBK

5 comentários sobre “VAI COMEÇAR KARATE TOKYO 2020

  1. Estou muito empolgado com esse momento histórico para nós karatecas. Quero muito ver os grandes nomes brilhando pela primeira vez numa olimpíada, principalmente o gigante Ryo Kiyuna!

    OSS!

    Curtir

  2. Oss fico feliz ao ver essa nobre arte nos jogos olimpicos de Tokyo 2020, e meio triste por saber que não tem representante brasileiro, más, o mais importante é que o karatê está, e que independente de que país seja, vamos estar torcendo para que esses grandes nomes dê um show no kotô e que vença o melhor mo momento.Oss

    Curtir

  3. Oss, estou muito feliz d ver o karatê nas olimpíadas medalhas não importante se é d prata brunse ou ouro

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s