FILMES DE KARATE

A série Cobra Kai finalmente chegou em sua terceira temporada neste início de 2021 na plataforma Netflix, novamente tendo a nossa nobre arte e sua filosofia como enredo. Sendo uma espécie de continuação dos filmes da franquia Karate Kid, ela foi adquirida pela Netflix depois de duas temporadas na plataforma do YouTube. Considerado pela maioria como o vilão no primeiro filme, Johnny Lawrence (William Zabka) se torna protagonista e reabre o Dojo da Cobra Kai, para espanto de Daniel LaRusso, o Daniel San (Ralph Macchio). Os acontecimentos agora são contados pela visão de Johnny, mostrando o outro lado da história. A série conta com um grupo de adolescentes formados pelos jovens alunos dele, como Miguel (Xolo Maridueña) e Hawk (Jacob Betrand), e pelos de Daniel, que são sua filha, Samantha (Mary Mouser), e o filho de Johnny, Robby (Tanner Buchanan). Relacionamentos, nostalgia, cenas de luta, brigas de rua e Karate fazem parte da história, que tem ainda momentos emocionantes e a volta do grande vilão e Sensei de Johnny, Kreese (Martin Kove). A segunda temporada terminou com Miguel hospitalizado em estado grave depois ser jogado de uma escada por Robby após uma grande briga na escola.

Aproveitando o clima, o site Pinto Karate Dojo preparou uma lista especial com os filmes que tenham o Karate como foco e que são os mais conhecidos pelos karatecas. Confira e aproveite!

1. KARATE KID – A HORA DA VERDADE (1984)

Após se mudar para a Califórnia, o garoto Daniel LaRusso tem dificuldades de se adaptar à nova realidade e sofre bullying no colégio. Entre os valentões está Johnny Lawrence, bicampeão de Karate e ex-namorado de Ali (Elisabeth Shue), a garota por quem Daniel se apaixona. Para se defender, Daniel começa a treinar Karate com o Sr. Miyagi (Pat Morita), um imigrante de Okinawa que trabalha como faz-tudo em sua casa e para provar que é capaz, ele precisará vencer Johnny no próximo campeonato.

2. KARATE KID – A HORA DA VERDADE CONTINUA (1986)

Com o pai de Sr. Miyagi muito mal de saúde, Daniel San e seu Sensei vão até Okinawa e, ao chegarem, reencontram Sato (Danny Kamekona), ex-aluno de Karate do pai de Sr. Miyagi e filho do homem mais rico da região. Por causa de seu amor por Yukie (Nobu McCarthy), prometida em casamento ao filho do magnata, Sr. Miyagi foi embora do Japão para não lutar até a morte com Sato. Daniel acompanha os acontecimentos revirarem o passado de seu Sensei até que uma vingança elaborada por Chozen (Yuji Okumoto), sobrinho de Sato, bota em risco a vida de Kumiko (Tamlym Tomita), sobrinha de Yukie.

3. KARATE KID 3 – O DESAFIO FINAL (1989)

Depois da derrota de seus alunos no campeonato, John Kreese (Martin Kove) viu o Cobra Kai esvaziar e ter diversos problemas financeiros para continuar com seu Dojo. Para se vingar, ele vai atrás de seu amigo Terry Silver (Thomas Ian Griffith), fundador da Cobra Kai, para juntar esforços e forçar Daniel San a competir novamente. Após recusar de início, Daniel acaba aceitando e sem treinador já que Miyagi acredita que o Karate deve ser usado somente para defender-se e não para competir. Para ser bem-sucedido desta vez, Daniel precisará se reconciliar com seu Sensei e derrotar seus adversários.

4. KARATE KID 4 – A NOVA AVENTURA (1994)

Não muito elogiado comparado aos seus antecessores, a história do filme se inicia em uma cerimônia em homenagem aos japoneses que serviram ao exército americano. Sr. Miyagi encontra a viúva de seu comandante e é apresentado à sua neta Julie (Hilary Swank), uma adolescente que tem dificuldade para controlar suas emoções desde a perda de seus pais que faleceram em um acidente de carro. Nessa nova jornada, Sr. Miyagi usa o Karate para transformar a vida de Julie.

5. KARATE KID (2010)

Muito controverso e produzido por Will Smith, o filme é uma tentativa de remake do filme de 1984, porém com muitas mudanças no roteiro. Dre Parker (Jaden Smith) é um menino que se muda com sua mãe de Detroit, nos Estados Unidos para Pequim, na China, mas sofre com o bullying no colégio praticado por Cheng (Zhenwei Wang). Parker acaba conhecendo o Sr. Han (Jackie Chan), que se torna seu Sensei e ensina técnicas de defesa pessoal. A grande polêmica é que apesar do nome, a arte marcial que é praticada e ensinada no filme é o kung fu. Fizemos uma matéria que pode ser lida aqui:
KARATE KID! Ou seria Kung Fu Kid?! – PINTO KARATE DOJO

6. HIGH KICK ANGELS (2009)

Kei (Rina Takeda) é uma estudante do ensino médio que nasceu com grande habilidade para o Karate. Apesar de se destacar em relação a todos os garotos na escola de artes marciais, seu mestre, Sensei Matsumara (Tatsuya Naka) não quer entregar a faixa preta para Kei, pois ela se envolve em diversas brigas e parece não entender os verdadeiros valores do Karate. Por conta disso, Kei entra para um grupo arquirrival com o objetivo de ganhar dinheiro e fama, mas acaba descobrindo um plano do grupo para atacar Sensei Matsumara. Kei acaba sendo sequestrada e seu antigo Sensei precisará enfrentar esse grupo para salvá-la. Tem matéria no site sobre esse filme:
HIGH KICK ANGELS – Japinhas, minissaias e porrada! – PINTO KARATE DOJO

7. KARATE GIRL (2011)

Ayaka (Rina Takeda) e Natsuki (Hina Tobimatsu) são filhas de Sensei Tatsuya Kurenai (Tatsuya Naka), um importante mestre de Karate em Okinawa. Em um determinado momento, um grupo invade o Dojo da família, matando Tatsuya, sequestrando Natsuki e roubando a faixa preta da família que passava de geração para geração. Anos depois, o grupo descobre que Ayaka está viva e com a verdadeira faixa preta. Para salvar a honra da família, Ayaka vai precisar enfrentar sua própria irmã, que vem sendo treinada pelo grupo. Matéria no site sobre o filme aqui:
KARATE GIRL ! Novo filme – PINTO KARATE DOJO

8. KURO OBI – O FAIXA PRETA (2007)

Talvez o favorito entre os karatecas, este filme acontece na Manchúria nos anos 1930. Taikan (Tatsuya Naka), Giryu (Akihito Yagi) e Choei (Yuji Suzuki) treinam Karate com seu mestre, Sensei Eiken Shibahara (Yosuke Natsuki). Oficiais do exército japonês tem como objetivo tomar posse de todos os Dojos da região para seu próprio uso. Em determinado momento, Sensei Shibahara morre sem nomear seu sucessor para o Dojo. Para manter viva a tradição e seus ensinamentos, seus alunos precisam superar suas diferenças para definir quem será o novo Sensei e evitar que o Dojo seja fechado. Temos em nosso site uma Rádio Karate sobre o filme que você pode escutar aqui:
KURO OBI – O FILME – Rádio Karate – PINTO KARATE DOJO

9. A ARTE DA AUTODEFESA (2019)

Adorado por uns e odiado por outros, esse filme conta a história de Casey Davies (Jesse Eisenberg) que após ser atacado por um grupo em sua volta para casa, ele encontra um Dojo de Karate e resolve se matricular para poder aprender a se defender. Dentro do Dojo, ele conhece Anna (Imogen Poots), uma faixa marrom que busca seu espaço em um ambiente quase que todo masculino. Juntos, eles fazem parte das aulas noturnas ministradas pelo Sensei (Alessandro Nivola). Casey então se depara com segredos obscuros sobre a história do Dojo. Já escrevemos uma matéria sobre esse filme que você pode ler aqui:

FILME – A ARTE DA AUTODEFESA – PINTO KARATE DOJO

10. RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS (1986)

Jason Stillwell (Kurt McKinney) é um jovem karateca que treina com seu pai, Tom (Timothy D. Baker), em um Dojo na Califórnia. Certo dia, depois do treino, eles tem o Dojo invadido por uma organização criminosa que pretende tomar todos os Dojos do país. Tom se recusa a juntar-se a eles e tem sua perna quebrada por Ivan Kraschinsky (Jean-Claude van Damme), um lutador da União Soviética. Pai e filho se mudam então para Seattle, mas Jason tem dificuldade para se adaptar e começa a sofrer com bullying, parecido com Daniel San em Karate Kid né? Jason é grande fã de Bruce Lee e por conta disso, ele visita o túmulo do astro para pedir ajuda para conseguir derrotar Ivan em um campeonato.

11. OYAMA – O LUTADOR LENDÁRIO (2004)

Choi Baedel é um coreano ao final da Segunda Guerra Mundial e chega ao Japão com o desejo de ser um piloto de caça. Porém, a descriminação e o final da guerra, colocam um ponto final em seus sonhos, e assim, acaba nas ruas com seus amigos imigrantes coreanos, todos tentando sobreviver. Após ser humilhado e desonrado pela Yakusa e por Kato (Kato Masaya), um oficial do exército japonês e Sensei de Karate, Choi é socorrido por Bumsoo (Jeong Duhong), um velho amigo e mentor que lhe apresenta os ensinamentos do Karate Kyokushin.

Esperamos que tenham gostado da lista, se você se lembra de algum filme que não está na lista comenta aqui embaixo.
Em breve a equipe do site Pinto Karate Dojo irá fazer duas Rádio Karate, uma sobre a série Cobra Kai e outra sobre os filmes listados aqui. Aguardem!

Ossu!

Um comentário sobre “FILMES DE KARATE

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s