A CBK (Confederação Brasileira de Karate), lançou há poucos dias um edital para selecionar uma nova federação que ficará responsável pelo Karate no Estado do Rio de Janeiro.
Como noticiado aqui, a FKERJ (Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro) foi desfiliada da CBK depois de denúncias recebidas pela CBK sobre certificados de Faixa Preta de exames realizados pela FKERJ sem registro e sem ciência da CBK e das inconsistências financeiras apresentadas pela FKERJ em 2018 por uma antiga diretoria. A atual diretoria da FKERJ, que assumiu em Outubro de 2020, tenta na justiça a volta de sua filiação junto a CBK.
Para a “vaga aberta” no Rio de Janeiro, algumas federações já lançaram candidatura, como a FKAERJ (Federação de Karate das Associações do Estado do Rio de Janeiro) e a FKF (Federação de Karate Fluminense). Estas duas federações possuem membros que já estiveram dentro da FKERJ em diretorias passadas.
Caso tenha interesse na leitura do edital da CBK, basta acessá-lo clicando aqui.
Aguardemos os resultados na justiça, do edital e os próximos episódios desse longo embate.
Ossu!
Creio que a Justiça prevalecerá e a FKERJ voltará ao lugar de onde origem. O karate do Rio de janeiro carece de pessoas que lutem ao lado do caminho da justiça e da razão com verdade e respeito que a arte tanto prega.
CurtirCurtir
As duas candidatas possuem membros que ja foram da diretoria da fkerj e são as reais culpadas pelos problemas detectados na intervenção. Lamentável a cbk aceitar tais federações como candidatas e atestar a continuação dos problemas, das vendas de graduações, dos favores excusos, entre outras arbitrariedades.
Simplismente lamentável.
CurtirCurtir
Procurem se filiar em escolas de karatê, com: JKA, JKS SKIF,KWF, ITKF etc. A qualidade do ensino pode ser melhor, os custos financeiros também e vocês ainda recebem um certificado de DAN direto do Japão. CBK gosta de promover competições. Isso é bom mas eles cobram muito caro por isso comparado as escolas de karatê tradicional.
No meu estado mesmo,(MINAS GERAIS) a FMK federação ligada a CBK promover exame de DAN online no fim deste ano (2020). Acho que dá para imaginar a qualidade do exame e de seus aprovados.
E me disseram que o exame de DAN não saiu menos que 1800 paus, um absurdo.
CurtirCurtir
Infelizmente o que vem acontecendo no karate em alguns lugares no Brasil, é reflexo do exemplo que nosso políticos deixam para a população, lamentável que esse tipo de exemplo esteja invandindo dojos Brasil á fora.
Muitos já esqueceram-se dos valores do karate. Oss
CurtirCurtir