FALECEU OKAZAKI SENSEI

Faleceu hoje, 21 de Abril de 2020, devido a complicações do coronavírus Teruyuki Okazaki Sensei, 10º Dan e fundador da ISKF (International Shotokan Karate Federation).

OKAZAKISENSEI
Okazaki Sensei, 10º Dan

Okazaki Sensei nasceu em 22 de Junho de 1931 na província de Fukuoka, no Japão. Quando jovem, ele cresceu estudando Judo, Kendo e Aikido. Em 1948, aos dezesseis anos, ingressou na Universidade Takushoku, sendo o local que Okazaki Sensei começou seu treinamento de Karate. Teruyuki Okazaki Sensei estudou principalmente sob Gichin Funakoshi Sensei, bem como Masatoshi Nakayama Sensei. Em 1953, Okazaki Sensei se formou e foi imediatamente nomeado treinador da equipe Takushoku. No final daquele ano, foi decidido que Okazaki Sensei seria treinado como um “caso de teste” para o Programa de Trainee para Instrutores da JKA (Japan Karate Association) ainda em formulação. Em 1955, ele foi nomeado chefe do programa, que produziu alguns dos líderes mais integrais da moderna Shotokan. Takayuki Mikami, Eiji Takaura e Hirokazu Kanazawa estavam entre os primeiros graduados desse programa.

Em abril de 2007, Okazaki Sensei propôs, como instrutor-chefe da ISKF, o término do relacionamento da ISKF com a JKA e formou um órgão externo independente. Esta moção foi apoiada por 25 outros países que continuaram seu relacionamento com a ISKF e interromperam as relações com a JKA. Essa decisão veio após a preocupação de Okazaki Sensei de que a JKA não estava se comportando da maneira apropriada aos ensinamentos de Gichin Funakoshi Sensei. No seguinte, no Campeonato Nacional Canadense da ISKF em Toronto, Canadá, em outubro de 2007, o comitê técnico da ISKF anunciou a promoção de Okazaki Sensei para o 10º Dan, o mestre de Karate de mais alto nível na ISKF e entre apenas alguns outros internacionalmente na época. Yutaka Yaguchi Sensei também foi promovido ao 9º Dan e agora é Presidente e Instrutor Chefe da ISKF e Presidente do Comitê Técnico da ISKF.

Nossas condolências aos familiares e alunos desse grande karateka. O mundo do Karate está de luto pela perda de mais um grande mestre.

Osu!

5 comentários sobre “FALECEU OKAZAKI SENSEI

  1. Estou muito preocupado. Com esta doença que esta mudando o planeta, se não acharem uma vacina urgente muitos ainda vão morrer e o planeta vai mudar o modo de viver. É que me preso culpa também é o pós corona vírus, como será depois. Se sei Aquino faça Preta sétimo San. Rede reação intertítulos, ISO, FPK, ASSAi e Sankukai. Temos que tomar providencias urgente.

    Curtir

  2. Nó estamos muito preocupados com está pandemia,mais na verdade já estava escrito blicamente nois devemos ter mito cuidado e te muito fé no poderosos Deus.
    Meus respeito a família do nosso Sansei OSS

    Curtir

  3. oss, eu Rosenval morador de Feira de Santana, Bahia, venho a mim expressar sobre este homem guerreiro q lutou pela propria família deixou muitos exemplos de bons modos, de modos sábios e um guerreiro homem, chefe de familia q sempre lutou pelos seus objetivos e graças a Deus foi todos superados, este sensei okasaki faleceu más deixou exemplos, caráter, respeito, e um ótimo exemplo aos seus alunos e colegas de faixas e de academias, q descanse em paz o nosso sensei okasaki q venceu e deixou muitos bons exemplos a sua família e aos seus alunos e a toda federação, oss!

    Curtir

  4. Mais um Sensei que está partido, lá no céu encontraram um tatame bem diferente, repleto de luzes,de paz e e serenidade OSS

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s