Como o PKD também é cultura, então vamos falar um pouco de cultura pop.
Talvez não agrade a todos, mas a idéia é trazer informação que podem ser aproveitadas de alguma forma.
The Art of Self Defense é um filme que a primeira vista ( trailer) parece interessante, até torci para ser um novo Karate Kid, e inspirar pessoas a procurar um dojo de karate para treinar, espantar seus demônios internos, adquirir autoconfiança e aprender a se defender, tal como foi comigo e com muitos karateka após o sucesso do Karate Kid – A hora da Verdade .
Me enganei!
Mas nem tudo está perdido. Apesar de ser classificado como uma comédia, o filme tem partes com violência que pode assustar o telespectador, as vezes até gratuita que passaria facilmente por um filme Tarantino, com muita porrada, mesmo que tosca, sangue e morte.
E tudo isso contribui para fazer uma critica sobre a banalização das artes marciais nos EUA, a manipulação de alunos inocentes pelas mãos de um “sensei” despreparado ou enganador. Coisa muito comum nos dojo de AM norte americanos.
A História
O filme conta a historia de Casey, interpretado por Jesse Eisenberg (Batman vs. Superman, Zumbilândia, Truque de mestre ), um pacato contador que tem dificuldades para se socializar devido a sua baixa estima, e graças à isso é alvo de humilhações, assédios morais e agressões.
Cansado disso, Casey decide que tem que se proteger de alguma forma, e por não conseguir comprar uma arma ( legalmente) já que teria que esperar toda a papelada ficar pronta, ele decidi ir a um dojo de karate, cujo o mestre cativa seus alunos de uma forma que beira o absurdo.
As coisas tomam um rumo que aparentemente era de se esperar, mas tem um final desmascara toda a enganação e te faz dizer – Ah, então foi assim…
O filme ainda flerta um pouco com temas atuais, tal como discriminação contra mulheres, a violência nos dias atuais apesar do filme se passar possivelmente na década de 80, e outras coisas.
MINHA OPINIÃO

Vale a pena ver o filme, mas não assista com crianças devido ao conteúdo violento, também não espere ver super coreografias de luta ou nem mesmo um karateka com nível técnico aceitável entre os atores. Talvez um ou dois….
O que eu mais gostei e me identifiquei, foram as cenas do Casey treinando na frente do espelho, fazendo movimentos de gedan barai e socos no escritório, e ficando apaixonado pela sua faixa amarela. Cara, eu me vi em cada cena dessa!
O filme te faz pensar como funciona a lavagem cerebral que alguns “sensei” fazem nos seus alunos, ao ponto de construir humanos deploráveis ao invés de pessoas que possam contribuir na sociedade.
A prepotência, charlatanismo e abuso, coisas que encontramos nas AM, principalmente nos dojo dos EUA estão bem caracterizadas nesse filme. E é por isso eu indico você assistir, mas com o foco na critica que ele faz.
Estamos preparando um programa para a Rádio karate sobre essa película, tem muito mais coisa pra a gente conversar sobre isso.
Então fica ligado na Rádio Karate.
Ossu!
Ano: 2019
FICHA TÉCNICA :
The Art of Self-Defense Gênero: Comédia Duração: 104 min. Origem: Estados Unidos Direção: Riley Stearns Roteiro: Riley Stearns
Achei o filme ruim, mas recomendo o filme como passa tempo.
CurtirCurtir
O filme é uma merda
CurtirCurtir