OIZUKI, KATA E EXAME DE YAHARA SENSEI !

EXAME DE GRADUAÇÃO E CURSO DE ARBITRAGEM DE KARATE  Eu de volta com mais notícias sobre o seminário KWF que está antecedendo o Mundial Karate No Michi deste ano.
Bem, na verdade hoje é o terceiro dia, não tive muito tempo e disposição para escrever ontem a noite depois do ultimo dia de seminário, então vou aproveitar e fazer uma mescla do acontecido nos dois dias. Vamos lá!

SEMINÁRIO – SEGUNDO DIA 

Tivemos mais treinamentos de oizuki, nas tres formas de aplicação que yahara sensei costuma passar no Honbu Dojo.  A forma que já conhecemos, com uma diferença no ” encaixe do quadril”, que é bem frontal.  A forma alongada, explorando ao máximo a expansão, obviamente logo após a compressão que é feita na posição Kamae*, e a mais terrível de todas que é o yoriashi¹,  aquela escorregada em zenkutsudachi² afim de aumentar o alcance da técnica.  O único problema é que sensei pedia para ficarmos à pelo menos 3 metros de distância do parceiro de treino.  Sim, foi meio torturante …

O treino continuou com a execução da técnica Oizuki, mas desta vez na forma alongada e com um parceiro servindo de alvo durante algumas repetições, e após isso Go No Sen , com o parceiro usando ao máximo o giro do quadril para defender, assim como a flexão da perna de trás, e usar toda essa compressão para o contra ataque, finalizando a técnica com o quadril em Shomen ( frontal), uma característica da KWF.
Pausa para o almoço , e mais treinos .
Yahara sensei falou mais uma vez sobre o Jyuippon , o treino de ping pong,  que mais uma vez foi treinando pelos participantes, a importância desses treinamentos.  Sempre com pausa para perguntas, e tenho que frisar a paciência de sensei em responder todas as perguntas, sempre com muita atenção e com explicação de detalhes.
Não sei se terei a mesma paciência quando chegar aos 72 anos.  Confesso que nem sei que tenho paciência de chegar aos 70 anos…

O segundo treino do dia também foi sobre kata, principalmente dos Heian (os kata básico do shotokan) e a forma de execução deles na Karate No michi.  Sensei explicou as diferenças  e o por que de adotar essa forma de execução, com os primeiros Kyodo recuando ao invés de avançar, como é executado tradicionalmente.   É meio estranho  isso, mas acredito que seja por que foram anos fazendo de uma forma, e somente há pouco mais de 2 anos venho treinando assim, ainda não me acostumei.  A categoria de kata no mundial deste fim de semana, seguirá essa nova forma.

Otsuka sensei mais uma vez mostrou o kata San Ten Riki Ho (Dai), um kata que vem sendo desenvolvido por Yahara sensei como falei na postagem anterior.  Sim eu tenho ele gravado em video, mas Otsuka sensei me pediu para não publicar, ainda é um protótipo.  Tenho que seguir as ordens do meu sensei, mas alguns presentes filmaram e você consegue encontrar na internet com certeza.

O treino foi finalizado com mais uma seção de perguntas dos presentes, e durou um pouco mais do que foi determinado.  A programação do dia contava também como um exame de graduação, inclusive com uma surpresa para mim, pois não sabia que yahara sensei iria prestar exame para 10º Dan.
SIM!  Sensei, aos 72 anos de idade, e com alguns problemas de saude devido a 3 cirurgias nos últimos 4 anos,  se submeteu à uma banca composta pelo alto escalão ( Shihankai) da Karate No Michi.  Exemplo pra muita gente, além de um bom puxão de orelha.
Mas sobre este exame histórico eu vou falar numa outra oportunidade.
BONUS!
Mikyo Yahara executando o Tekki Nidan no seu exame para 10º Dan!

IMAGENS DE MALCON DORFMAN SENSEI

 

CONGRESSO TÉCNICO DE ARBITRAGEM

No terceiro dia a programação seguiu com o congresso de arbitragem, para reciclagem dos árbitros, treinamento e algumas definições sobre as regras que serão usadas no Mundial.
Recebemos o livro com as regras, explicações de arbitragem ( inglês e japonês), e a  prática.  Um Koto foi usado e alguns atletas foram chamados para ajudar com o treinamento, enquanto eles lutavam, os participantes do curso avaliavam as lutas seguindo as regras do livro.
Como sempre Yahara sensei explicava, respondia e intervia quando encontrava erros e falhas na decisão dos  árbitros que estavam sendo treinados.  Sou arbitro categoria D, meu background  como arbitro nas organizações que fiz parte anteriormente ajudaram muito, são poucas as diferenças, mas sensei sempre frisava que é importante a gente entender elas, pois isso mantinha a “filosofia” da KWF nas competições.
Foram 4 horas de duração, com muitas perguntas e até votação para decidir algumas mudanças.  Yahara sensei dizia que a democracia existia dentro da organização. Falava isso sempre rindo.

Uma coisa que o incomodou foi a ausência de muitas pessoas que tinham comparecido nos dias anteriores.  Não sou o incomodou mais e certos momentos deixou visível que estava zangando.  Foi pedido à todos presentes que fizesse uma lista com o nome e País de quem tinha participado do congresso de arbitragem, e que os faltosos não iria ser aceitos como árbitros na competição de Domingo ( 10 ), obviamente isso vai ser uma penalidade que pode prejudicar no futuro.

Encerramos por volta das 14:00 hrs, e tive algumas horas para descansar , comer e dormir finalmente.
Mas as 18:00 ajudei os staffs na preparação da competição, e participamos do jantar de confraternização no restaurante do hotel.  Cheguei tarde e a comida tinha praticamente acabado.
Amanhã é o dia D, atletas estão agora mesmo dormindo ( ou não) com aquela ansiedade que sempre antecede à competição, e isso me inclui.

Chegou minha hora de relaxar, colocar todo meu foco para essa competição, e ver no que os treinos destes últimos meses fizeram pelo meu karate e meu lado atleta.

Obrigado por acompanhar as postagens e amanhã tem mais.
Ossu!

___________________________________________________________________________________

Kamae ( 構 ) –  Posição de luta/ guarda de luta ;  Yoriashi (より足 ) – deslizar  para frente ( em base).

Um comentário sobre “OIZUKI, KATA E EXAME DE YAHARA SENSEI !

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s