1º DIA DE SEMINÁRIO KWF

9° WORLD CUP KWF

Como todos os eventos da Karate no Michi, os mundiais sempre tem como prévia seminários técnicos, geralmente ministrados por Yahara sensei e seus assessores, e nessa quinta feira ( 07) foi o primeiro dia.
Este ano a programação  é de dois dias de seminário, com 4 horas de duração , das 10:00 hrs as 12:00 e mais 2 horas de treino após o intervalo do almoço.

A ideia do seminário como todos, é a avaliação técnica dos presentes, inclusive dos dirigentes técnicos de cada País presente, e com isso, trabalhar na melhora do nível geral, através das correções, explicações e novas formas de treinamento desenvolvida tanto no Honbu Dojo, quanto pelo Shihankai¹ da Karate no Michi.

O seminário é também um espaço para laboratório, e Yahara sensei sempre nos trás algum novo ” experimento”. Este ano foi uma outra versão do kata San Ten Rik Ho , que apresenta   Kyodo* (挙動) de alguns kata do shotokan com a adição de técnicas de giro de quadril e o uso da compressão e expansão juntamente com golpes de cotovelo (enpi) e mãos ( uraken), um dos pontos altos da Karate No Michi.

Yoko geri kekomi
Otsuka sensei aplicando um kekomi

E confesso à vocês que foi a primeira vez que vi pois ainda não tinha visto no Honbu Dojo este kata e me impressionou muito as novas técnicas.  Eu só espero que ele seja incorporado aos treinos logo, não sei se vou ter muito vigor para  treinar e executar da forma que vi hoje, depois dos 45 anos de idade…

KIHON AVANÇADO

Técnicas de kihon de nível mais elevado também foram apresentadas, a ideia é implantar nos treinos e consequentemente nos exames de graduação, todas baseadas como falei antes, no giro do quadril e expansão e compressão.  Além de bases alongadas, explorando ao máximo o maae ( alcance) das técnicas.   Minhas pernas doem…

O treinamento de Oizuki,  Mawashigeri e Yokogeri kekomi foi a tortura do seminário com certeza, principalmente o treino de mawashigeri sentado.  Isso sempre arranca gemidos  de tortura.

Na parte da tarde, depois de uma refeição leve com bolinho de arroz, frango frito e omelete japonesa,  oferecida pela organização do evento, tivemos a continuação do treino da manhã, mas desta vez focado no Oizuki e o maae.  Duplas foram formadas, mas sempre revezando os pares.

Yahara sensei explicou o treino de Jyuippon kumite, mas sem o aviso do golpe, e também o treino de PING PONG ( assim batizado por sensei), que consiste ataque e defesa livres, um golpe para cada karteka da dupla formada, com foco na diversidade de técnicas.
Uma forma de preparação para o kumite.

No video, parte do treino de Ping pong no Honbu Dojo KWF.

No final as comissões dos Países aproveitaram para uma seção de fotos, e eu usei meu tempo para trocar de quarto no hotel e passar um tempo no Onsen ( casa de banho japonês) com a ideia de diminuir as dores das pernas e relaxar os músculos.
Acho que me empolguei em demasia com o treino de hoje.

Amanhã tem mais seminário e à noite mais notícias pra vocês.
Ossu!

______________________________________________________________________________________

Shihankai ( xirrankai) – Conselho de mestres da organização.

 

Um comentário sobre “1º DIA DE SEMINÁRIO KWF

  1. Pinto San

    Que Deus abençoe a tua jornada!! Muito obrigado por todo o conteúdo que vocês disponibiliza majestuosamente!!

    Oss

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s