9 ° MUNDIAL KWF – TOKYO

MUNDIAL KARATE NO MICHI KWF 2019
Imagem Fonte : Clique aqui

E  finalmente estou em Tokyo, para meu primeiro campeonato mundial de karate, depois de mais de 25 anos de treino minha oportunidade chegou.  Ok, talvez um pouco tardia, já que ser atleta a nível de um world cup aos 41 anos de idade não é lá muito fácil, ainda mais dividido o tempo de atleta com o de trabalhador, pai e forte contribuinte do governo através de impostos.

Mas nada sai perfeitamente como a gente quer, então o jeito é aproveitar.

O Mundial KWF- Karate No Michi, tecnicamente acontece a cada 2 anos, eu digo tecnicamente por que é possível que algo não sai como previsto é tenha que cancelar o evento.   Mas não foi o caso deste ano, já que a ultima edição foi em 2017 , naquele espetáculo de lugar chamado de Malta.

Esse ano o evento será em Tokyo, entre os dias 7 a 10 de Novembro.   Seminários, exames de graduação, competições e festa oficial do evento é a programação que começa hoje.
Vários Países já estão no Japão para participar.  Africa do Sul, Argélia, Russia, Brasil , Polônia, França e  outros cujo o nome eu não me lembro agora se reunindo pra dar vida á mais um Mundial da Karate World Federation.

A KARATE NO MICHI  – 空手之道

Yahara forte
Mikyo Yahara sensei no auge.

A Karate World Federation ( não confundir com a WKF ) é a organização criada por Mikyo Yahara sensei, uma das crias e lendas da  JKA, que por muitos anos foi discípulo de Asai sensei.
Yahara sensei decidiu criar sua organização com o propósito de ensinar e divulgar seu estilo pessoal de treinamento de karate shotokan.  Baseado na compressão máxima do corpo, com o objetivo de potencializar as técnicas de defesa, ataque e esquivas, independente da estrutura física do praticante.
Além da postura mental referente ao propósito do treino.  Yahara sensei sempre prega que o karate é defesa pessoal, que cada técnica deve ser treinada a exaustão com o propósito de ser  usada para se proteger não somente de um, mas de vários agressores.
Tudo isso baseado na sua experiencia de karateka, ex-atleta e proprietário de uma empresa de segurança particular.

PINTO SAN E A  KWF

Pinto san treino
Eu, me matando num calor de 40 graus…

Como eu falei antes é meu primeiro mundial, faço parte da Karate No michi desde 2016, sou aluno de Yahara sensei, Otsuka sensei e Ishikuro sensei, todos instrutores do Honbu Dojo¹ KWF em Tokyo.

Apesar de morar em uma outra província, todos os meses vou à Honbu Dojo para treinar.  Sou 3º Dan, instrutor, arbitro e examinador licenciado pela KWF e representante dela na minha cidade.

Recebi a permissão para me inscrever na competição no individual, tanto kata quanto kumite, representando o Japão.  E por que não né, já vivo e treino nesse País há 13 anos.

Como não sou atleta, minha responsabilidade com títulos ou algo do tipo não é o meu foco, meu objetivo aqui é a evolução do meu karate, coisa que já começou 7 meses atrás quando iniciei a preparação para participar dele.
Foi um ano difícil mas gratificante, superei meus limites e fui a um patamar que não lembro te ter alcançado antes.  Graças a minha rotina diária de imigrante residente no Japão e todas as dificuldades que um cidadão tem que passar.  Mas por hora fiz o meu melhor, e isso vai continuar, mesmo após a competição por que o treinamento é o mais importante pra um karateka.

Agora preciso ir, o pessoal começou a se reunir  para ir para o ginásio, o seminário vai começar em algumas horas.  Falo com vocês mais tarde.

Ossu!

_____________________________________________________________________________

Honbu Dojo ( proinúncia – Rombu Dôjô) – Sede principal de treino de uma organização de artes marciais japonesa.

Um comentário sobre “9 ° MUNDIAL KWF – TOKYO

  1. Site muito show, sempre que posso acompanho e nos mantém informando sobre o karate pelo mundo. Um Excelente trabalho. Sempre acompanho pelo you tube e tem me ajudado e muito oss.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s