FOGO NA HISTÓRIA DE OKINAWA

01 (4)

Na madrugada dessa quinta feira ( 31/10), por volta das 2:45, um incêndio  se iniciou no castelo de Shuri em Naha ( Okinawa), e mesmo com a ação rápida dos bombeiros, o incêndio  se iniciou no  prédio principal, consumindo toda a estrutura,  levando à baixo.

Ao todo, 30 bombeiros  foram enviados para combater o fogo, que não somente consumiu o prédio principal, mas outros  prédios menores que faziam parte do complexo do castelo.

As chamas foram contidas pela brigada de incêndio somente por volta das 5 da manhã. Muitos moradores da redondeza do castelo relataram que as cinzas alcançaram boa parte do Bairro, devido a intensidade do fogo.

As causa do incêndio ainda não foi determinada, a pericia e investigação não tinha sido iniciada até a publicação da notícia no nosso site.

Dojoweb ferramenta de gestão

A perda é praticamente irreparável, séculos de história  estavam contidos no rico acervo que existia dentro do castelo que era também um museu  sobre a historia do Reino de Ryukyu , que desde o século 16 tinha sido anexado ao Japão e se tornado a Província de Okinawa.

HISTÓRIA DO CASTELO 

Castelo de Shuri  decada de 20 do seculo passado
Castelo de Shuri – 1923 FONTE: Shotokan Path fanpage

 

O castelo de Shuri ( Shurijo) tem data incerta a cerca de sua construção, mas acreditam que  foi entre 1322 a 1429, na Era Sanzan .  Mas somente foi declarado residencia oficial real, depois da unificação dos três reinos que se espalhavam pelo arquipélago. Foi Sho Hashi quem unificou  assim criando o reino de Ryukyu, e passou a ocupar o Shurijo como residência.  São mais de 500 anos de história em um único edifício.

Em 1609  no dia 6 de maio, o Império japonês  através do clã Shimazu da província de Satsuma, tomou o controle do castelo e conseqüentemente de Ryukyu, já que era a sede do governo do reino, destituindo o Rei Sho Nei.  Mas dois anos depois o rei foi restituído ao trono, mas agora como vassalo do Japão , não mais do Império Tang ( China).

Parte do acervo do castelo que foi destruido pelo incêndio
Parte do acervo do castelo que foi destruído pelo incêndio

Após a restauração Meiji ( 1868), Ryukyu , agora chamado de Okinawa, se tornou oficialmente território japonês e província do império.

Assim sendo, o Castelo de Shuri passou a ser propriedade do Japão.  Em 1902 o governo de Okinawa comprou de volta o castelo, mas não tinha recursos para reformá-lo.

Em 1923 foi declarado como Santuário Shintô, e passou a ser conhecido como santuário de Okinawa e em 1925 declarado como tesouro nacional, considerado por muitos historiadores um dos mais belos castelos do mundo.

Festival do castelo de Shuri 2019
Festival do castelo de Shuri 2019

Surijo passou por vários  incêndios e destruição ao  longo de  sua história, além dos bombardeios durante a segunda guerra mundial.
Em 1992 o prédio principal foi reconstruído, juntamente com a reconstrução do famoso portal Shurimon, tao famoso que está presente nas notas de 1o mil yen da moeda japonesa.
No ano de 2000 foi declarado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.

SHURIJO E O KARATE 

Karate_ShuriCastle
Todo karate sabe que Okinawa é o berço do karate, desde seu antepassado, o Reino de Ryukyu.  Sua forte ligação com a antiga China na função de vassalo do Império Tang, não somente deu o ponta pé inicial para o nascimento do Toji ( To-de em japonês) como também chegou a renomear a arte marcial da ilha ( KARATE 唐手escrita antiga ) que significava Mãos de Tang , se referindo a Dinastia Tang à qual Ryukyu era vassalo.
Muito da aristocracia do Reino provinha da antiga China, enviada pelo governo Tang, como forma de controle.

Generais chineses junto com os Junco (navios),  ” visitava ” o reino para coletar tributos e demostrar o poder bélico. Apresentações militares sempre eram feitas.  Uma das mais famosas foi a do General kushanku , que devido à sua apresentação de combate desarmado, e assistida por alguns mestres de toji , teve seu nome homenageado em forma de Kata, dando origem ao Kushanku ( kakundai).

uniforma de karate com qualidade internacional

O pátio do castelo já serviu como área de apresentações e treino de karate, tal  como mostra a famosa foto  do treino com  Shinpan Gusukuma sensei , em 1938.
A história do karate e kobudo está entrelaçada com a historia e cultura de Ryukyu e consequentemente com o castelo de Shuri.

GRANDE PERDA

Coroa real de Ryukyu
Coroa real de Ryukyu

O fogo não destruiu apenas os prédios do castelo, mas sim todo o acervo do museu.  Peças raras que foram responsáveis pela criação de um reino tão rico em cultura.
O nosso site teve o privilégio de visitar várias vezes o museu, e  artefatos históricos como a coroa real, o carimbo do selo real, responsável por inúmeros decretos, comércio exterior , assim como também pinturas do século 16, peças de roupas da realeza, utensílios, espadas e muitos outros artefatos que são insubstituíveis.
Acredito que em poucos anos veremos o castelo reconstruído, mas a alma ( acervo) que  dava vida ao lugar, contando séculos de historia do povo Uchinaachu, não pode ser reconstruído.

 

NOSSO ACERVO

Video da cerimônia de abertura dos portões do castelo aos turistas.  Outubro de 2017

É um dia triste para todos os amantes da cultura de Ryukyu.

 

 

 

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s