Mais uma edição do Campeonato mundial sênior da WKF foi finalizada, desta vez foi em em Madrid capital da Espanha, entre os dias 6 e 11 de Novembro.
Com a participação de mais de 1200 atletas de mais de 130 países, o evento bateu recorde de participação de atletas em mundiais, segundo a organização.
No mundial de 2016 em Linz na Áustria, foi registrado a participação de 1049 atletas de 110 países, em 2014, realizado em Bremen na Alemanha, com 700 atletas de 116 países. Em 2012 o mundial foi realizado em Paris, capital da França, teve a participação de 990 competidores de 116 países.
Com esse aumento de atletas em mundiais, pode-se notar que o karate esta sempre crescendo e abrangendo mais e mais países do globo. O que era historicamente feito para grupos fechados, hoje é para o mundo.
Vamos ficar atentos aos resultados do evento, pois os que subiram no pódio podem participar das olimpíadas de 2020. Vejamos :
Kata feminino individual. Em 1º lugar a espanhola Sandra Sanchez, em 2º lugar a japonesa, Kiyou Shimizu, o 3º lugar ficou com a atleta de Hong Kong, Grace Lau Mo Sheung.

Kumite feminino individual -50kg. Em 1º lugar ficou a japonesa Miyahara Miho, 2º lugar com a atleta da Turquia, Ozcelik Serap. Em 3º lugar ficou a atleta da Austria, Bettina Plank.
Kumite feminino individual -55kg. 1º lugar a polonesa, Dorota Banaszczyk, 2º lugar a alemã Jana Bitsch, 3º lugar para a chinesa de Taipei, Yun Wen Tzu.
Kumite feminino individual -61kg. 1º lugar a atleta da Sérvia, Jovana Prekovic, 2º lugar a chinesa Yin Xiaoyan e a terceira colocada foi a atleta do Marrocos, Sadini Btissam.
Kumite feminino individual -69kg. Em 1º Lugar representando o Azerbaijão, Irina Zaretska, 2º lugar ficou a russa Victoria Isaeva, em 3º a atleta da Argélia, Lamya Matoub.
Kumite feminino individual +68kg. Em 1º lugar a grega, Eleni Chatziliadou, 2º lugar a japonesa Ayumi Uekusa, e o 3º lugar ficou com a egípcia Shymaa Abouel.
Kata feminino em equipes, o pódio ficou na seguinte ordem, Japão em primeiro lugar, logo em segundo a Espanha e em terceiro a equipe italiana.
Kumite feminino em equipes. O pódio foi composto pela equipe francesa em primeiro lugar, em segundo a equipe japonesa, seguida pela equipe espanhola em terceiro lugar.
Kata masculino individual, o japonês Ryo Kiyuna venceu o espanhol Damian Quintero na final da categoria e acabou sagrando-se tricampeão mundial (2014, 2016 e agora 2018). Em terceiro lugar ficou o turco Ali Sofuoglu.
Kumite masculino individual -60kg. Em 1º lugar ficou o italiano Angelo Crescenzo, em º2 lugar o japonês Naoto Sago. Na terceira colocação da categoria ficou o atleta do Cazaquistão, Darkhan Assadilov.
Kumite masculino individual -67kg. A final entre o brasileiro Vinicius Figueira e o francesa Esteven Dacosta foi uma das que foram transmitidas para o Brasil em canal pago pela tv. A luta já estava quase ganha quando nos últimos segundos de luta o brasileiro se distrai e o frances consegue virar o placar e acaba ficando com o ouro da categoria. O bronze ficou com o chileno Camilo Velozo.

Kumite masculino individual -75kg. Em 1º lugar ficou o Iraniano, Bahman Asgari, na segunda colocação ficou o italiano Luigi Busa seguido pelo terceiro colocado, o japonês Ken Nishimura. Rafael Aghayev foi o segundo terceiro colocado do pódio na categoria.
Kumite masculino individual -84kg. 1º lugar, Ivan Kvesic da Croácia, 2º lugar o ucraniano, Valeri Chobotar. Em 3º lugar ficou o iraniano Zabiollah Poorshab.
Kumite masculino individual +84kg. O alemão Jonathan Horne ficou em 1º lugar, em 2º o iraniano Sajad Ganjzadeh. Em 3º ficou o espanhol Babacar Seck.
Kumite masculino em equipes. 1º lugar ficou o Irã, 2º lugar a Turquia, o 3º colocado foi o Japão.

Kata masculino em equipes. O pódio ficou assim, 1º lugar o Japão, 2º lugar a Espanha e em 3º lugar a equipe do Irã. O tricampeão mundial de kata Ryo Kiyuna fazia parte da equipe do Japão.
Neste mesmo evento teve competição do ParaKarate (WKF PARA-Karate Championships 2018). Tivemos brasileiros participando do evento, Júlio Pereira, Paula Gomes, Debora Knihs, participando na categoria para atletas com deficiência visual. Os dois cadeirantes, Jaime Ruiz, e Jonas Amaral.
Infelizmente nem todos subiram ao pódio.
Debora Knihs ficou em segundo lugar na sua categoria para deficientes visuais, em quarto lugar ficou a também brasileira, Paula Silva.
Na categoria para cadeirantes, Jaime Ruiz ficou com o bronze.
Ao final da competição, foram anunciados os atletas estrelas do evento, Ryo Kiyuna e Kiyou Shimizu do Japão, a brasileira Debora Knihs, Dorota Banaszczyk da Polônia, o francês Esteven Dacosta e a egípcia Abdelaziz Abouelnaga, receberam um troféu de reconhecimento pelos seus feitos na competição. Os atletas foram selecionados após uma votação por fãs na pagina da WKF no Facebook.