SEMINÁRIO DE SENSEI YAHARA – Por José Pedro Leal

Participantes do curso com sensei Yahara

No dia 29 de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil do Rio de Janeiro, foi organizado pela KWF Brasil o Seminário Internacional com Sensei Yahara juntamente com o seu assistente Sensei Masamichi Otsuka, instrutor oficial do Hombu Dojo KWF.
O seminário contou com a presença de Sensei Felipe Martins, Chefe Instrutor da KWF no Brasil, que foi um dos responsáveis pelo evento e cerca de 150 karatecas, alguns de diversos países como Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. O evento também contou com a presença de grandes Sensei, como Roberto Sant Anna, Ugo Arrigoni, Roberto Pestana, Paulo Pinto, entre outros.

Dojoweb ferramenta de gestão

O seminário se iniciou às 15h e começou com um aquecimento que visava bem o alongamento do quadril e das pernas, tudo sobre a vigia de Sensei Otsuka.
Após o aquecimento, Sensei Yahara pediu para todos realizarem o Kata Heian Shodan para aquecer o corpo e também os participantes formaram duplas para fazerem um pequeno Jyu-Kumite. Depois disso, Sensei Yahara informou a todos que tinha passado por uma recém-cirurgia e que poderia ter dificuldades para a realização de alguns movimentos, mas ainda sim demonstrou para todos com a ajuda de Sensei Otsuka a importância do giro do quadril e contração da musculatura do corpo em uma demonstração de uma sequência onde era aplicado o gyaku zuki partindo de um kamae em tate shuto e voltando com gyaku zuki. Mais uma sequência foi demonstrada desta vez começando com a aplicação de gyaku zuki, indo para posição kamae usando compressão máxima e voltando com gyaku zuki, com Sensei Yahara frisando sempre a importância da compressão e o uso da “mola“ ( BANE = バネ) na execução dos movimentos. Após todos acompanharem, foi hora dos participantes realizarem  os movimentos ao comando de Sensei Yahara que sempre lembrava para todos a importância da utilização da compressão que foi demonstrada. Era perceptível para todos o kime que era gerado na execução do movimento.

Sensei Yahara ao final de cada tarefa pedia para todos os participantes formarem um círculo para ele demonstrar com a a ajuda de Sensei Otsuka a maneira correta do corpo se comportar e sempre atento para as dúvidas que surgiam dos participantes.Yahara sensie ensinando no Brasil
Sensei Yahara comentou a importância de se executar o Jyu-Kumite usando as técnicas por ele apresentadas, pois normalmente não aplicamos as técnicas corretas que fazemos no kihon básico e no Jyu-Kumite. Também frisou a importância da utilização da compressão indo ao limite do corpo com o objetivo de treina-lo para os movimentos terem aumentado o poder dos golpes.  Ele falou muito de utilizar os ataques e defesas sempre pensando no “ichi geki hissatsu”, ou seja, finalizar a luta com um único golpe.
Em seguida, Sensei Yahara demonstrou para todos com a ajuda novamente de Sensei Otsuka seu famoso movimento de uraken giratório (kaiten koshi com uraken). Ele ainda demonstrou a importância do centro de gravidade nas bases zenkutsu dachi e kokutsu dachi.

Depois foi a hora todos colocarem em prática o que já havia sido apresentado. Sensei Yahara pediu para que todos fizessem as sequências apresentadas por ele, primeiro gyaku zuki a partir do kamae em tate shuto, depois gyaku zuki, indo para posição kamae e por último aplicando a sequência gyaku zuki seguida de kaiten koshi com uraken.

Se aproximando do final do seminário, Sensei Yahara pediu para todos formarem duplas e fazerem uma nova sequência que havia sido demonstrada, na qual eram usados os movimentos oi zuki, jodan ague uke, gyaku zuki, soto uke, kaiten koshi com uraken e mae geri. Com as mesmas duplas, Sensei Yahara pediu para realizarem um Jyu-Kumite para treinar técnicas de defesa e ataque que ele havia demonstrado anteriormente, definindo bem os movimentos.
Com o término do seminário, por volta das 18h30min, teve uma sessão de fotos com Sensei Yahara e Sensei Otsuka e a entrega dos certificados.

RADIO KARATE FAZ COBERTURA DO CURSO DE YAHARA SENSEI NO RIO DE JANEIRO
José Pedro Leal, Yahara Sensei, Lauro e Otsuka Sensei

Sobre o seminário, foi à segunda vez que tive a oportunidade de participar, pois já tinha participado da edição anterior em 2013, meus parabéns a todos que o organizaram, principalmente ao Sensei Felipe Martins pela educação com todos os presentes e com o Karate renovado ao ver mais uma vez essa lenda do Karate que é o Sensei Yahara, um homem de estatura baixa e já com idade, mas que possui uma força e velocidade de deixar todos impressionados. Todos ficaram muito satisfeitos com o seminário e com a oportunidade de aprender com esse ícone do Karate mundial.
Sensei Yahara e Sensei Otsuka, Osu!

Por José Pedro Leal

Faixa Preta 1º Dan pela SKIF Brasil e FKERJ

2 comentários sobre “SEMINÁRIO DE SENSEI YAHARA – Por José Pedro Leal

  1. Foi muito bom poder participar novamente do seminário com Sensei Yahara, estar perto de uma lenda dessas foi excelente.
    Osu!

    Curtir

  2. Queria muito ter ido, Sensei Yahara é uma das relíquias do Karate que continua passando e muito bem o seu trabalho adiante.

    Texto também muito bem escrito, consegui visualizar e imaginar um pouco como deve ter sido a experiência. Deve ter sido ótimo mesmo!

    Parabéns a todos os karatecas que foram e bom treino a todos! Oss!

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s