
No dia 29 de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil do Rio de Janeiro, foi organizado pela KWF Brasil o Seminário Internacional com Sensei Yahara juntamente com o seu assistente Sensei Masamichi Otsuka, instrutor oficial do Hombu Dojo KWF.
O seminário contou com a presença de Sensei Felipe Martins, Chefe Instrutor da KWF no Brasil, que foi um dos responsáveis pelo evento e cerca de 150 karatecas, alguns de diversos países como Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. O evento também contou com a presença de grandes Sensei, como Roberto Sant Anna, Ugo Arrigoni, Roberto Pestana, Paulo Pinto, entre outros.
O seminário se iniciou às 15h e começou com um aquecimento que visava bem o alongamento do quadril e das pernas, tudo sobre a vigia de Sensei Otsuka.
Após o aquecimento, Sensei Yahara pediu para todos realizarem o Kata Heian Shodan para aquecer o corpo e também os participantes formaram duplas para fazerem um pequeno Jyu-Kumite. Depois disso, Sensei Yahara informou a todos que tinha passado por uma recém-cirurgia e que poderia ter dificuldades para a realização de alguns movimentos, mas ainda sim demonstrou para todos com a ajuda de Sensei Otsuka a importância do giro do quadril e contração da musculatura do corpo em uma demonstração de uma sequência onde era aplicado o gyaku zuki partindo de um kamae em tate shuto e voltando com gyaku zuki. Mais uma sequência foi demonstrada desta vez começando com a aplicação de gyaku zuki, indo para posição kamae usando compressão máxima e voltando com gyaku zuki, com Sensei Yahara frisando sempre a importância da compressão e o uso da “mola“ ( BANE = バネ) na execução dos movimentos. Após todos acompanharem, foi hora dos participantes realizarem os movimentos ao comando de Sensei Yahara que sempre lembrava para todos a importância da utilização da compressão que foi demonstrada. Era perceptível para todos o kime que era gerado na execução do movimento.
Sensei Yahara ao final de cada tarefa pedia para todos os participantes formarem um círculo para ele demonstrar com a a ajuda de Sensei Otsuka a maneira correta do corpo se comportar e sempre atento para as dúvidas que surgiam dos participantes.
Sensei Yahara comentou a importância de se executar o Jyu-Kumite usando as técnicas por ele apresentadas, pois normalmente não aplicamos as técnicas corretas que fazemos no kihon básico e no Jyu-Kumite. Também frisou a importância da utilização da compressão indo ao limite do corpo com o objetivo de treina-lo para os movimentos terem aumentado o poder dos golpes. Ele falou muito de utilizar os ataques e defesas sempre pensando no “ichi geki hissatsu”, ou seja, finalizar a luta com um único golpe.
Em seguida, Sensei Yahara demonstrou para todos com a ajuda novamente de Sensei Otsuka seu famoso movimento de uraken giratório (kaiten koshi com uraken). Ele ainda demonstrou a importância do centro de gravidade nas bases zenkutsu dachi e kokutsu dachi.
Depois foi a hora todos colocarem em prática o que já havia sido apresentado. Sensei Yahara pediu para que todos fizessem as sequências apresentadas por ele, primeiro gyaku zuki a partir do kamae em tate shuto, depois gyaku zuki, indo para posição kamae e por último aplicando a sequência gyaku zuki seguida de kaiten koshi com uraken.
Se aproximando do final do seminário, Sensei Yahara pediu para todos formarem duplas e fazerem uma nova sequência que havia sido demonstrada, na qual eram usados os movimentos oi zuki, jodan ague uke, gyaku zuki, soto uke, kaiten koshi com uraken e mae geri. Com as mesmas duplas, Sensei Yahara pediu para realizarem um Jyu-Kumite para treinar técnicas de defesa e ataque que ele havia demonstrado anteriormente, definindo bem os movimentos.
Com o término do seminário, por volta das 18h30min, teve uma sessão de fotos com Sensei Yahara e Sensei Otsuka e a entrega dos certificados.

Sobre o seminário, foi à segunda vez que tive a oportunidade de participar, pois já tinha participado da edição anterior em 2013, meus parabéns a todos que o organizaram, principalmente ao Sensei Felipe Martins pela educação com todos os presentes e com o Karate renovado ao ver mais uma vez essa lenda do Karate que é o Sensei Yahara, um homem de estatura baixa e já com idade, mas que possui uma força e velocidade de deixar todos impressionados. Todos ficaram muito satisfeitos com o seminário e com a oportunidade de aprender com esse ícone do Karate mundial.
Sensei Yahara e Sensei Otsuka, Osu!
Por José Pedro Leal
Faixa Preta 1º Dan pela SKIF Brasil e FKERJ
Foi muito bom poder participar novamente do seminário com Sensei Yahara, estar perto de uma lenda dessas foi excelente.
Osu!
CurtirCurtir
Queria muito ter ido, Sensei Yahara é uma das relíquias do Karate que continua passando e muito bem o seu trabalho adiante.
Texto também muito bem escrito, consegui visualizar e imaginar um pouco como deve ter sido a experiência. Deve ter sido ótimo mesmo!
Parabéns a todos os karatecas que foram e bom treino a todos! Oss!
CurtirCurtir