CAMPEONATO ESTADUAL JKS/RS

Neste último dia 23 de setembro, em Jaguarão, no Rio Grande do sul, se realizou o 20º Estadual Japan Karate Shotofederation Rio Grande do Sul de Karatê Shotokan – Copa Cidade Heróica. A organização do evento foi em conjunto com a Associação Shirodorá, de Jaguarão.

A competição serviu de preparação para o Campeonato Nacional da JKS que será realizado nos dias 12 e 13 de outubro no Espírito Santo.
Para o campeonato nacional, a equipe da JKS/RS contará com a participação de 17 atletas que foram selecionados no estadual que se realizou.

Entrevistamos Marleson Ferreira do Dojo Shinjigenkan de Porto Alegre, atleta destaque no estadual que ganhou o troféu Carlos Falchi por ter se destacado em várias categorias da competição.

Confira um trecho da entrevista :

jks3.jpg
Atleta Marleson com as suas conquistas no estadual

PKDQual a sua graduação e a quanto tempo pratica karate ?
Marleson– Sou 2º Kyu. Já faz mais ou menos uns 4 anos e meio.
Iniciei meus treinos em março de 2014 no projeto de extensão de karate da UFRGS. Desde então não parei mais. Nesse período
ainda treinei 1 ano (2015) em Houston – TX (EUA), em um dojo da SKIF, quando fiz intercâmbio do meu doutorado. Guardo um
carinho especial pelos sensei Ruben Fung e Kiarash Daylami que conheci nesse período.

O atleta subiu ao pódio varias vezes durante o evento. O que pesou ainda mais na avaliação para ser destaque do evento. Confira as colocações em que Marleson ficou na competição :

-3° lugar em Koten Kata

-1° lugar em Kata Equipe

-1° lugar em Kumite Equipe

-1° lugar em Kumite Individual (-70kg)

PKDMarleson, para você, o que foi decisivo para ser o destaque da competição ?

MarlesonGanhar em três das cinco categorias que participei sem dúvida ajudou, sendo
que duas dessas categorias ganhei pelo segundo ano seguido (kata equipe e kumite individual).
No entanto, como ficou claro na premiação, a escola JKS-RS destaca que valoriza também
todo o empenho, a participação, o respeito aos árbitros e competidores e aos demais colegas tanto nos torneios, quanto fora deles nas atividades da federação. Então, acho que foi um prêmio envolvendo tudo isso.

Perguntado se já obteve títulos nacionais e internacionais, Marleson diz que já foi campeão brasileiro universitário de kumite na categoria de -70kg ate 3ºkyu no evento organizado pela CBK em Porto Alegre no ano de 2016. Afirma que ganhou competições quando morou fora do pais, mas todas a nível local.
Em 2017 participou do panamericano da JKS, avançou nas eliminatórias nas modalidades de kata e kumite, mas infelizmente não subiu ao pódio.
Para este ano, o atleta irá participar do Campeonato Brasileiro da JKS em outubro e novamente disputara as mesmas 5 categorias que disputou no estadual.

Para finalizar, perguntamos se Marleson gostaria de deixar alguma mensagem ou agradecimento a alguém.

“Gostaria de agradecer sem dúvidas a toda equipe que me acompanhou até Jaguarão para disputar o campeonato.
Pudemos compartilhar de ótimas experiências, torcer uns pelos outros e celebrar juntos as conquistas individuais e das equipes formadas. Nós passamos muito tempo concentrados na preparação para as competições, todos sempre focados e conciliando os horários da rotina para treinar o máximo de tempo juntos.
Deu pra ver que valeu o esforço! Gostaria de lembrar também dos demais colegas de dojo que não puderam participar desse campeonato, mas que são essenciais na minha evolução nos treinos diários. Nada disso seria possível também sem a liderança do Sensei Tiago Frosi, que busca manter sempre forte cada membro da equipe do Shinjigenkan.
Sou grato pelos seus ensinamentos dentro do dojo e espero aprender cada vez mais, pois o meu sentimento é sempre de um curioso iniciante que deseja se tornar um karateka cada vez melhor.”

O troféu destaque leva o nome de Carlos Falchi, percursor da JKS no estado do Rio Grande do Sul.

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s