KARATE-DO : Uma lição de vida

jonas amaral2Um exemplo de superação esta em destaque no cenário do karate nacional e internacional, falamos de Jonas Amaral, karateka que pela sua condição  e força de vontade, tem inspirado vários praticantes pelo mundo.
Mas qual a história desse jovem que vem dando um exemplo de que dificuldades existem para serem superadas?

Um ato violento desencadeado por uma brincadeira de adolescentes, deu início a tudo isso.  Jonas Amaral e seus amigos jogavam pedras em uma estrada da sua cidade Embu das Artes -SP.  A brincadeira  inconsequente teve um desfecho terrível, em  um certo momentos, um das pedras acertou um carro que passava, certamente o motorista não gostou da atitude dos garotos e voltou com homens em motos atrás  dos adolescentes que  por medo do que poderia acontecer,  se esconderam em uma empresa abandonada que havia nas redondezas.
E foi ai que começou o pior pesadelo daqueles garotos…
Disparos e mais disparos de arma de fogo foram feitos contra o grupo ,  o que acabou vitimando um dos jovens além de atingir   Jonas, que  foi alvejado oito vezes.  A equipe de socorro foi chamanda minutos apos o acontecido, mas infelizmente Amaral só foi encontrado horas depois,  e a perda de sangue devido aos ferimentos graves levaram sua perna esquerda a gangrenar.  A amputação foi a única maneira  que os médicos encontraram para mantê-lo vivo.

Este fato extremamente violento   mudou  para sempre a vida de Amaral San.

Dojoweb ferramenta de gestão

O nosso site decidiu que sua historia deveria ser contada para que   Amaral San inspirasse outros karateka servindo de exemplo, de como é possível contornar as dificuldades e seguir o seu caminho da melhor forma.

Confira a entrevista .

PKDComo foi o seu primeiro contato com as artes marciais e o karate ?

J.AComecei a treinar depois de dois anos que tinha perdido a minha perna, comecei treinando tênis de mesa e sempre gostei de arte marcial, mas nunca tive oportunidade de fazer, quando estava treinando tênis de mesa, tinha aulas de jiu jitsu no lado, então me interessei que jiu jitsu é 90% solo e comecei a treinar jiu jitsu, meus amigos começaram a treinar taekwondo e nisso me chamaram, e eu falei “como eu vou fazer taekwondo que é 90% chutes e eu com uma perna só, como vou conseguir treinar?”, até que um dia aceitei o convite, ai comecei a treinar taekwondo, e dai para frente não parei mais, tive contato com o karate, onde eu gostei do karate, me apaixonei pelos kata e pelos kihon e é onde estou até hoje.
Praticante de karate Goju Ryu a 7 anos e 1 ano de Shorin Ryu , faixa preta 1ºDan em ambos os estilos, tem como rotina de treino nas segundas os treinos de kuro obi com duração de 2horas, e nas terças e quintas treina de 1 hora a 1 hora e meia. Nos sábados tem seus treinamentos de Shorin Ryu na Liberdade.

Começou a participar de competições depois de 3 anos de treinamento.  Jonas tem como os seus maiores títulos em competições a Copa Arnold onde sagrou-se campeão em 2017, na Arnold de 2018 ficou em segundo lugar na sua categoria.

Jonas Amaral na Copa Arnold 2017

No mês de junho, Jonas Amaral participou do XXXII Pan American Championship Karate 2018, onde sagrou-se vice-campeão.
Neste evento do Chile participou na cadeira de rodas, onde teve um mês para se adaptar a cadeira pois sempre competiu em pé com apenas uma perna, sem o uso das muletas.

Recentemente Jonas esteve em Okinawa, participou do Torneio Internacional de Karate, cursos e treinamentos com vários mestres de Okinawa.

Jonas amaral
Jonas Amaral em Okinawa

PKDSobre sua viagem para Okinawa, o berço do Karate, como se saiu no torneio internacional de Karate em Okinawa ?
JAFoi fantástico, competi na categoria normal, competi na categoria de Shuri-te, pelo Shorin Ryu, na minha chave tinha 16 pessoas e consegui ficar em 7º lugar. Se eu ficasse em 6º eu tinha passado para a próxima fase, mas infelizmente não fiquei. Participei na categoria normal com pessoas comuns que tem duas pernas, dois braços, e tirei uma nota boa.
Quando terminei de fazer o kata Itosu no Passai,  todos os presentes no ginásio, incluindo os atletas de mais de 50 paíese    me aplaudiram de pé, isso foi melhor que qualquer medalha.   Não cheguei a ganhar medalha por que fiquei em 7º lugar, mas tive uma boa experiência.

O karateca brasileiro treinou com sensei Kahoru do Shorin Ryu, no Hombu Dojo do sensei Miahira, treinou com sensei Mitsuo Ishibashi da Jyureikan, também participou de um seminário com vários mestres do Shorin Ryu, como por exemplo Takeshi Miyagi sensei.
Pelo Goju Ryu, fez um curso com Akihito Yagi (Giryu, personagem que interpretou no filme Kuro Obi) e seu pai Meitatsu Yagi.

Com Akihito Yagi (Giryu do filme Kuro Obi) e sensei Meitatsu Yagi

Jonas diz ter vontade de voltar a Okinawa não só para treinar com os mestres, e sim morar no arquipélago, entende que é difícil ir morar no berço do karate, mas pretende morar em Okinawa, estudar mais sobre nossa arte marcial e de alguma forma contribuir para o Karate e o Para-Karate.

PKDJonas, qual mensagem você pode  deixar  para  nossos leitores?
JAA mensagem que eu gostaria de deixar é que como eu consigo não só lutar com uma perna , mas também  estar ai no dia a dia, na correria, superando todos os obstáculos e desafios,  significa que o pessoal também pode correr atrás dos seus objetivos, e se inspirar nisso ai, tanto no esporte como na vida.   Porque as pessoas esperam por um milagre, mas elas não percebem que elas tem o poder, se elas querem um milagre, elas tem que ser o  milagre, tem que correr atrás dos seus sonhos, dos seus objetivos diariamente, nada cai do céu, então sempre se esforçar o máximo para conquistar os seus objetivos.

Quer saber mais sobre Jonas Amaral?  Ouça a entrevista na Rádio Karate 

logoradio02 (1)

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s