SEU DOJO ESTÁ DANDO LUCRO?

Seu dojo dá lucro?
Nota do autor: neste texto abordaremos o assunto de gestão de maneira simplificada. Para se aprofundar, sugiro que procure um SEBRAE ou uma consultoria especializada!

Muitas vezes nós vemos ex-atletas aventurarem-se no sonho de empreender e criar a sua própria academia de lutas, viver daquilo que se gosta e pratica é o desejo de muitos.

No entanto, abrir um local requer mais do que a habilidade nos tatame. Embora você possa manter um ambiente mais pessoal ou “legal”, para que seu CT se sustente, você precisa administrar como uma empresa. Ou seja, se não der dinheiro, você não consegue manter o negócio.

É interessante notar que muitas vezes esse pensamento corporativista é rejeitado por professores, claro que existem projetos sociais e dojo que são feitos para manter o legado, como no caso do Kendo onde o lucro pessoal não é o objetivo final.

No entanto, todo empreendimento possui custos, uns mais outros menos tais como : luz, locação, materiais, taxas, impostos, etc.

Uma frase bem frequente em qualquer círculo de empresários é: “abriu a porta, começam os custos”.

E para manter as portas abertas você precisa ter faturamento, que pode ou não vir com lucro. E é esse nosso ponto…

Dojoweb ferramenta de gestão
Dojoweb ferramenta de gestão

Faturamento X Lucro

Vamos pegar como exemplo duas academias de lutas. Academia (A) tem no seu balanço anual um faturamento de R$ 100.000,00, e a academia (B), um pouco menor, descobre que no final do exercício faturou 80.000,00. No imaginário popular, a academia A é a “melhor”. Concordam?

Não necessariamente. Ter um faturamento alto não significa ter um lucro alto. Para se ter lucro, você deve ter um bom balanço entre o que entrou de dinheiro e o que saiu. Então se a academia (A) faturou 100.000 mas teve 85.000 de despesas (impostos, estrutura, folha de pagamento, etc), no final teve lucro de 15.000,00.

Agora, se a academia (B) conseguiu gerenciar seus recursos, otimizando despesas, manuseando horários e qualificando o valor por aluno, ela pode ter despendido 65.000,00, tendo também um lucro de 15.000,00.

Ou seja: embora elas tiveram a mesma diferença entre entradas e saídas em valores absolutos, a academia (A) teve um lucro de 15%, enquanto a (B) teve 18,75%!

Então a chave para um bom lucro muitas vezes não está em apenas aumentar o faturamento, mas sim em gerenciar as despesas! Para isto, uma boa ferramenta é o Fluxo de Caixa, para poder ver e prever como está esse equilíbrio.

DOJO WEB
A ferramenta para administrar seu dojo

Saber como estão os custos de operação são importantíssimos para se definir se seu dojo está saudável financeiramente, tendo realmente uma boa margem de lucro. Para isto, ter um sistema como o DojoWeb é um investimento precioso, uma vez que com um software de gestão que tenha um financeiro com contas a pagar e a receber, além de indicadores de desempenho, você consegue controlar e prever o comportamento do seu Fluxo de Caixa.

Invista no seu negócio, seja ele seu sustento ou não. Procure cursos sobre gestão de finanças ou procure pessoas que saibam como melhor administrar. Você verá que muitas vezes o ponto de equilíbrio é mais fácil de se chegar do que você imagina.

Sucesso nos negócios e Ossu!


Sobre o autor: André Traichel é prof. de Educação Física, pós graduado em Pedagogia Empresarial,  Karateka 3º dan Shotokan, kendoka e estudante de Kobudo. 

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s