Com a entrada do karate nos jogos olímpicos de Tokyo em 2020, e a crescente e massiva atenção que o karate vem tendo nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que tem o karate na lista de prioridade, irá pagar totalmente o custo das viagens do atletas.
Recursos esses que vem da Lei Agnelo/Piva, que foi sancionada em julho de 2001 e estabelece que 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do país sejam repassadas ao Comitê Olímpico Brasileito e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Do total de recursos repassados, 85% são destinados ao COB e 15% ao CPB.
Atletas como Douglas Brose, bicampeão mundial e medalha de prata no Premier League
Paris 2018, poderá ser um dos beneficiados com esses recursos por a CBK (Confederação
Brasileira de Karate), paga somente as inscrições e hospedagem de seus atletas.
Com o recurso atletas e técnicos serão beneficiados.
Vale lembrar que temos outras estrelas no karate brasileiro que são destaque no cenário internacional do esporte, como por exemplo, Valéria Kumizaki, campeã dos Jogos Pan-Americanos em 2015, Prata no Rio em 2007, campeã mundial em 2005 e do World Games no ano de 2017. Também temos Vinícius Figueira, campeão sul-americano em 2015, campeão do Premier League de Okinawa em 2015, campeão da Premier League em 2016.
São 3 nomes de peso do karate brasileiro no cenário internacional, assim como temos vários outros atletas que vem ganhando destaque e podem compor a Seleção Olímpica Brasileira.
Os dois atletas, Douglas Brose e Vinicius Figueira podem ter que disputar uma vaga para os jogos de 2020, porque como o COI (Comitê Olímpico Internacional), juntou oito categorias de peso, de duas em duas, tanto no masculino como no feminino, e os atletas disputam na mesma categoria, haverá apenas uma vaga na categoria e será um atleta por país na disputa olímpica.
A disputa verdadeira será contra os adversário das categorias, os dois sendo lideres em suas categorias e no momento que juntar, irá ganhar a vaga aquele que estiver melhor no rank da WKF (World Karate Federation).