Exemplo de Superação

Miguel

Um pequeno karateka vem emocionando e inspirando pessoas a se superaram no dia a dia.    Falamos do pequeno Miguel com os seus 7 anos de idade, nasceu com uma doença pulmonar rara, a deficiência de surfactante pulmonar, uma doença sem cura.
Desde pequeno já luta para sobreviver mostrando que é um verdadeiro guerreiro.
Entrevistamos os pais e seu sensei de Karate, sensei Altair Peique.

O COMEÇO

Miguel treina karate a um ano com o sensei Altair Peique, 2ª Dan pela CBK, sensei Altair conta que trabalhar com o Miguel não é diferente de trabalhar com outra criança, pois ele é uma criança normal, corre, brinca, mas tem suas limitações que devem ser respeitadas. As vezes o tempo de treino dele é um pouco menor, mas nada que impeça ele de fazer a aula.
Sensei Altair completa dizendo que faz o máximo para incluir o pequeno durante as aulas, para que não seja visto como o diferente da aula pois no inicio as crianças estranhavam pelo fato dele estar ligado a mangueirinha, mas por treinarem com ele a tempos, hoje em dia já virou uma coisa natural para a turma.

Sensei Altair
Sensei Altair

O karateka Miguel treina todas as terças e quintas, uma hora por dia.
Perguntado sobre como é a rotina de treino do Miguel, sensei Altair nos diz que são feitos treinos normais, como kata e kihon, a única coisa que evitam é fazer treino de kumite com o pequeno, pois como tem problema pulmonar, uma pancada de uma criança pode ser que acabe machucando, fora isso são feitos treinamentos de equilíbrio, sempre tentando voltar as aulas para que trabalhe conceitos que sejam  importantes para o pequeno como equilíbrio, estabilidade e respiração. Mas de uma maneira sem grandes especificidades porque o karate já é para qualquer praticante, finaliza sensei Altair.

Com o comportamento normal de uma criança de 7 anos, agitada, que corre e quer brincar, Miguel não apresenta dificuldade para fazer os treinamentos por causa da mangueira   ligada ao cilindro, por gostar muito da pratica do karate, conseguiu adaptar-se aos treinos, mas sempre respeitando as suas limitações.

O ATLETA

miguel-e-papai.jpg
Miguel abraçando seu pai, Junior Martins

Miguel não é só praticante de karate,  também é um atleta, tem suas vitórias e suas derrotas, mas o seus esforço diário já nos mostra que é um campeão da vida, um exemplo de superação para adultos e para crianças.
Perguntamos a mãe de Miguel, a senhora Samara Samis, sobre as vitórias e derrotas nas competições que ele participa, se ele lida bem com essa parte.
Segundo a mãe, os pais deixam bem claro que tudo começou como uma brincadeira, uma coisa bem leve, sem obrigação de ganhar, para eles foi uma forma de  tirá-lo da rotina de visitas médicas, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo .
“Ele é pequeno, então quer ganhar e levar a medalha dele, mas ele vem entendendo de uma forma bacana que nem sempre da para ganhar, e entende que precisa treinar mais para ter melhores resultados, finaliza a mãe de Miguel.”

Perguntamos ao sensei Altair o que o motiva treinar o pequeno, “O que me motiva a trabalhar com o Miguel é simples, ele virou meu herói, simples assim.
Ele é uma criança que supera qualquer grande campeão. Só dele estar vivo já é uma vitória, então cada minuto com ele, faz com que eu queira ensinar mais, faz com que eu queira ver a evolução dele, hoje ele é meu herói, eu falo para todo mundo, eu ensino meia duzia de golpes pra ele, na verdade o grande herói é ele e os pais, os pais são os meus ídolos, porque aguentar a barra que eles aguentaram, não é para qualquer um.”

Miguel treini
Escola Karate Goshinkai – Altair Sensei

O FUTURO 

Finalizando a nossa entrevista perguntamos ao Miguel, o que ele quer ser quando crescer, quer ser policial e quando chegar a faixa preta quer ser sensei de karate.
A mãe nos conta que ele tem muita admiração pelos policiais, pois sempre que passa por algum, ele faz o sinal de positivo.

Obrigado Miguel por essa lição de vida.
Ossu!

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s