SEMINÁRIO INTERNACIONAL JKS – TOKYO

24172769_1914228065259687_4681413961890687354_o

No inicio do mês de Dezembro houve o tradicional Seminário Internacional no Honbu Dojo da JKS no Japão, evento que acontece há mais de 16 anos. Desde de 2015 o Brasil vem participando deste seminário, na ocasião com a participação dos karatekas brasileiros Michel Cutis, Clauder Betemps e Tiago Frosi.

Segundo o atual presidente da JKS Brasil, Michel Cutis, a experiência que obtiveram é inexplicável, e estar próximo de um dos maiores nomes do Karate mundial, sensei Kagawa e todos os professores e instrutores da JKS é incrível.

O seminário contou também com outros grandes mestres como Yamaguchi sensei 7ºDan diretor internacional e gerente geral da JKS, sensei Kosho Kanayama 7º Dan e diretor nacional da JKS, Minoru Ishimine 7ºDan e diretor geral da JKS e todos os shidoins do Honbu Dojo Japão.

Entre os shidoin estavam presente Nagaki, Okamoto e Arimoto que já foram campeões mundiais pela WKF (World Karate Federation) além de Watanabe que é o atual campeão do All Japan pela JKF (Japan Karate Federation, entidade responsável por organizar o karate no Japão).

Michel Cutis
Michel Cutis – Pres. JKS Brasil

Michel Cutis sensei participou do exame que teve, sendo aprovado ao 4ºDan, avaliado por dois grandes nomes, Norman Robinson e Yamaguchi sensei. sendo questionado por Norman sensei sobre as técnicas que apresentou nos Kata Empi e Bassai Dai.
No Kumite, foi o único que não recuou como as demais de 100 pessoas que prestarem o exame, sendo elogiado por Norman, Kanayama e Uriu sensei, pelo espirito que teve durante os combates. Sensei Michel Cutis foi o único brasileiro a prestar o exame de graduação.

Os participantes do seminário ficam em êxtase com a técnica apresentada por Sadamu Uriu sensei, que ministrou uma treinamento digna de um representante do karate de Asai sensei, segundo a opinião de antigos praticantes presentes no curso, tal como Norman Robinson sensei que a todo momento o elogiava. Kagawa sensei agradeceu muito por Uriu sensei compartilhar sua técnica com eles nos seminário, como por exemplo os Kata Kihouken Yonso e Rakuyo, poucos mestres conhecem 100% dos seus fundamentos, principalmente o Kata Yonso.

O Brasil foi representado por Michel Cutis do Espirito Santo, Henrique Lassaval, Aline Diniz do Rio de Janeiro, Marco Mota do Maranhão, o vice campeão mundial de kata  Willian Tavares e o gaúcho Leonardo Rocha.

Todos voltam para casa carregando uma vasta experiência adquirida nos dias que estiveram treinando no Honbu Dojo da JKS.
Os karatekas Michel, Henrique, Willian, Marco e Aline fizeram o exame para instrutor e árbitro internacional. Henrique, Willian, Marco e Aline foram classificados em nível D nos dois cursos e Michel Cutis em nível B para instrutor e A para árbitro.

Vale lembrar que esta classificação é progressiva, de acordo com a participação e evolução do karateka.
curso 2

MOMENTO ESPECIAL DO CURSO

A cada Kata que Uriu sensei ensinou aos participantes, ele fazia 50 flexões de braço junto com os demais participantes, lembrando que Uriu sensei tem os seus 88 anos.

No final dos 3 dias de curso, houve um jantar entre Kagawa sensei e JKS Japan junto com Michel e Uriu sensei , em forma de retribuição do tratamento especial recebido no Brasil.

Ao total foram 300 karateka de 30 Países envolvidos no seminário internacional da JKS.

NOVIDADES PARA 2018

Uriu e Kagawa sensei
Uriu sensei e Kagawa sensei

No campo politico, Michel e Uriu sensei concordaram em trazer 2 instrutores da JKS Japão Honbu Dojo  para ministrarem cursos no Brasil em 2018.
Um dos nomes confirmados foi Watanabe sensei, a pedido de Kagawa sensei no último panamericano realizado em Vitória no ES. O outro será atendendo pedidos do filiados da JKS Brasil, que poderá ser Nagaki, Arimoto ou Okamoto.

Foi confirmado o 5º Panamericano JKS na Argentina, o 6º europeu JKS na Irlanda, o 5º mundial em Quebec no Canadá, e grande possibilidade de sediar no Brasil o mundial JKS em 2021, a pedido de Kagawa sensei.


Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s