
No dia 1 de Dezembro durante o Seminário Internacional da Japan Karate Shoto Renmei¹ (JKS) que ocorre todos os anos no Honbu Dojo em Tokyo, Norman Robinson, representante da entidade na Africa do Sul, recebeu das mãos de Masao Kagawa² sensei ( Dirigente da JKS Mundial ) o seu certificado de 9º Dan, sendo o primeiro ocidental a alcançar a graduação dentro da organização .
Norman Robinson agora faz parte do raro quadro de 9º Dan da JKS, que é compostos por Sadamu Uriu ( JKS Brasil) e Masao Kagawa ( JKS Japão).
O anúncio da graduação foi feito no inicio do mês de Setembro em Port Elizabeth na África do Sul, mas a cerimônia oficial aconteceu durante o Seminário Internacional neste mês de Dezembro.

Além da entrega do certificado de 9ºDan de Norman sensei, houve o cursos técnicos com sensei Kagawa, Kanayama e Yamaguchi, tento como foco principal o treinamento de kihon e kata Shotokan.
O curso de Koten Kata foi ministrado por Sadamu Uriu (Brasil), auxiliado pelo Vice Campão mundial de kata, o brasileiro William Tavares, e Henrique Lassaval sensei. A padronização dos kata Rakuyo, Yonso e Seiryu foi o foco na programação do treino de Uriu sensei.
O evento foi concluído com visita ao túmulo de Asai³ Tetsuhiko sensei, fundador da organização, e um churrasco à moda japonesa.
Norman Robinson também é um ilustre praticante de Judo, sendo graduado 7º Dan na arte e conhecido por suas atuações no cinema em vários filmes de artes marciais.