KARATE TRADICIONAL – Brasileirão 2015!

Pódio recheado de atletas da JKA Brasil

Pódio recheado de atletas da JKA Brasil

E nesse último fim de semana tivemos o XXVII campeonato brasileiro de Karate-do Tradicional, organização representante da International Tradicional Karate-Do Federation ( ITKF).  A competição foi em Curitiba, entre os dias 28 e 29, no ginásio da Pontifícia Universidade Católica.
Este é o segundo campeonato brasileiro realizado pela CBKT, desde a divisão que a organização internacional (ITKF), sofreu  devido a problemas entre filiados e dirigentes.
Mesmo com o racha, a CBKT ainda possui muito material humano, atletas de ponta que mantém a fama do Karate Tradicional forte, no cenário das artes marciais do Brasil, além de contar com os principais mestres de descendência japonesa que residem em nosso País.
Uma surpresa para muitos, foi a quantidade de atletas que também são filiados à JKA Brasil ocuparem o pódio.  Surpresa não pelo fator técnico, mas pela adaptação dos karateka da JKA às regras de competição do Tradicional, que ao longo dos anos, vem sofrendo mudanças sutis, mas que pode prejudicar atletas que não a conhecem bem.

Fabio Simões e César Cabral

Fabio Simões e César Cabral

No kumite adulto masculino, o lugar mais alto no pódio teve nada mais nada menos que César Cabral (SP), um dos principais atletas da JKA Brasil, acompanhado por Fabio Simões (SP), que ficou com o  segundo lugar, em terceiro os atletas Vlademir Zanka ( MS) e Rafael Moreira ( RS).
Cabral, como todo atleta de elite, tem sua rotina diária dividida entre treinos e sua profissão de agente penitenciário, a qual tem orgulho de exercer. No ano passado, representou o Brasil no Mundial da JKA em Tokyo, onde teve a oportunidade de treinar durante vinte dias no  berço do karate.
Com vários títulos no seu currículo, tais como Tri-campeão Paulista e Vice campeão Pan-americano de karate JKA, Cabral somou mais um, sendo agora campeão Brasileiro de Karate-Do Tradicional, aliás, o primeiro título e karate tradicional do Estado de São Paulo.
Em entrevista ao nosso site, nosso campeão fala que não foi fácil chegar ao pódio, pois teve que enfrentar feras, como o seu senpai Fábio Simões, que tem uma vasta experiência não só no karate, mas também no boxe e MMA amador, e com seu estilo de luta Sen no Sen muito conhecido por seus adversários, mas quase imbatível.

“Somos praticamente irmãos, e ele me conhece como a palma da mão. Eu sabia que  se mergulhasse ele me pegaria, se eu tomasse a iniciativa ele com certeza me pegaria,  única saída era surpreendê-lo, e então decidi trocar meu estilo, arriscando um maegeri de direita, sem chances dele perceber”- Frisou nosso campeão.

O árbitro era Luiz Watanabe, que interrompeu a luta após o golpe decisivo, dando vitória para Cabral.

” A única certeza da vitória e a persistência,  e o karate é isso, persistência, além da  sinceridade que ele desenvolve” – Finaliza Cabral.

No kata equipe feminino , a equipe do Rio Grande do Sul composta pelas atletas Hanna Aires, Manuela Spessato e Cristiane Babinski,  ficaram com o primeiro lugar. A equipe teve um excelente desempenho este ano, acumulando os títulos de Campeãs Sul Americanas e vice campeão mundial.
Em breve o site Karate JKA irá publicar o resultado completo deste evento, que encerrou o calendário de competições de 2015 da CBKT.
Agora nossos atletas irão se preparar para s novos desafios que 2016 irá trazer.
Parabéns à todos.
Ossu!

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 01/12/2015, em Campeonatos, Nossos Colunistas, Notícias, Pinto San e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: