CARTA ABERTA AOS MEMBROS DA JKA.

Para todos os presidentes regionais e todos os membros da JKA.

No dia 20 de Junho deste ano, foi realizado uma assembléia geral com a cúpula da JKA Japão, que tinha como intenção, decidir o futuro da organização e seus filiados.
O problema é que as informações não são claras, o que dá espaço para os rumores e notícias extra-oficiais, deixando confuso todos, inclusive os filiados da JKA a nível mundial.
O que percebemos é que a atual organização está dividida, e um dos grupos diz está preocupado com a “essência” do karate e o Budo dentro do karate JKA.
A carta aberta foi publicada no site oficial da JKA JP, mas foi retirada após alguns meses, o que deixa ainda mais confuso os filiados e até descontentes.
O nosso programa de notícias Karate News, trará a notícia no próximo episódio juntamente com a opinião dos apresentadores e convidados.
E para deixar você meu caro leitor, a par da situação, fizemos a tradução da carta, e publicamos aqui.
Segue a tradução da carta aberta publicado no site oficial da JKA Japão.

CARTA ABERTA JKA

PARA TODOS OS PRESIDENTES REGIONAIS E TODOS OS MEMBROS DA JKA

NOS DISTRIBUÍMOS A MINUTA DA ASSEMBLEIA GERAL DE 20 DE JUNHO JUNTAMENTE COM UM DOCUMENTO QUE RESUME O FUTURO  DA JKA PARA TODOS AS FEDERAÇÕES FILIADAS.

COMO TODOS JÁ DEVEM SABE, A ORGANIZAÇÃO ENFRENTA UMA  CRISE GRAVE. NÓS, UM GRUPO PREOCUPADO DE INSTRUTORES DO HOMBU DOJO, DESEJAMOS QUE A JKA VOLTA A FUNCIONAR DE FORMA SAUDÁVEL COMO UMA ORGANIZAÇÃO NORMAL QUE SEMPRE FOI. NÓS TEMOS TRABALHADO NA ESPERANÇA DE QUE O KARATE SEJA PASSADO PARA GERAÇÕES FUTURAS. NÓS CONTINUAREMOS SEGUINDO O CAMINHO QUE ACREDITAMOS E NÃO TEMEMOS A OPRESSÃO DO PODER CONTRA NÓS E DEFENDEREMOS A JUSTIÇA. NÓS, OS INSTRUTORES ENVOLVIDOS COM A CAUSA, NÃO ESTAMOS ENVOLVIDOS PARA BENEFICIO PRÓPRIOS, MAS SIM PARA BENEFICIO DE TODA A ASSOCIAÇÃO E DE TODOS OS MEMBROS.

ESTAMOS CONSCIENTES QUE TODOS QUE RECEBERÃO ESSA CARTA POSSUEM SUA PRÓPRIA HISTORIA NO KARATE E SUAS CONEXÕES. NO ENTANTO, SABEMOS TAMBÉM QUE CADA UM DE NÓS SOMOS “KARATEKAS” , E MUITOS ESTÃO EM UMA POSIÇÃO CHAMADA “SENSEI”. APESAR DE TODAS ESSAS DIFERENÇAS, NÓS ACREDITAMOS QUE VOCÊ DEIXARA DE LIDA SUAS RELAÇÕES PESSOAIS, GOSTOS E DESGOSTOS, E OS SENTIMENTOS COMO “SEMPAI” E “KOHAI”. COMO DELEGADOS OFICIAIS, ACREDITAMOS QUE VOCÊ TOMARA A DECISÃO CERTA PARA O FUTURO DA ASSOCIAÇÃO.  DECIDIMOS DEFENDER O FUTURO DA ASSOCIAÇÃO E DOS SEUS MEMBROS. NÃO QUEREMOS PERDER A LUTA CONTRA O OUTRO LADO, QUE SÓ SE PREOCUPA COM A HONRA DE UM DETERMINADO INDIVIDUO.

POR FAVOR, COMPARE OS DOCUMENTOS QUE RECEBERÁ DE NÓS E POR PARTE DO TIME EXECUTIVO. SE APÓS A COMPARAÇÃO VOCÊ ACREDITAR QUE A PROPOSTA DELES É MELHOR QUE A NOSSA RESPEITAREMOS A SUA OPINIÃO. MAS ESTAMOS RECEOSOS QUE ALGUNS DE VOCÊS ACREDITEM NAS INFORMAÇÕES TENDENCIOSAS DO TIME EXECUTIVO. NÓS LAMENTAREMOS MUITO SE ALGUM DE VOCÊS VOTAREM “SIM” A FAVOR DELES SEM CONHECER OS DOS LADOS DA HISTORIA.

O DOCUMENTO QUE ENVIAMOS É BASEADO APENAS EM FATOS. TEMOS TAMBÉM TODOS OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS PARA RESGUARDAR NOSSAS SOLICITAÇÕES E ELES ESTÃO DISPONÍVEIS A TODOS SE SOLICITAREM.

CAROS MEMBROS, NÓS JÁ ENVIAMOS ESSES DOCUMENTOS A TODOS PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES ASSOCIADOS, ENTÃO POR FAVOR REVISE ESSES DOCUMENTOS. VOCÊ TEM O DIREITO DE SABER AS PROPOSTAS E DE QUE LADO O SEU PRESIDENTE IRÁ VOTAR.

NÓS GOSTARÍAMOS DE OUVI-LOS CASO TENHAM QUALQUER DUVIDA.  UM DOS INSTRUTORES IRÁ PESSOALMENTE VISITA-LO PARA ESCLARECER NÃO SÓ O OCORRIDO EM 20 DE JUNHO, MAS TAMBÉM TODO O OCORRIDO QUE LEVOU  A SITUAÇÃO ATÉ ESSE PONTO, ASSIM VOCÊ PODERÁ TER UMA VISÃO CLARA SOBRE O ASSUNTO.

NÓS LHE PEDIMOS A COMPREENSÃO E CONSIDERAÇÃO.

COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS DO GRUPO DE INSTRUTORES PROTESTANTE DO HOMBU DOJO: Ogata Koji, Kawawada Minoru, Hanzaki Yasuo, Taniyama Takuya, Takahashi Satoshi, Hirayama Yuko, Nemoto Keisuke, Kurihara.

O que você acha, seria isso o nascimentos de uma nova organização ou tudo será resolvido e a JKA voltará à sua época de ouro como no passado?

4 comentários sobre “CARTA ABERTA AOS MEMBROS DA JKA.

1. Na verdade a JKA está rachada desde a morte de Nakayama.
    Na época quem ficou a frente foi o diretor técnico e o mais graduado na época e até os dias de hoje nada mais nada menos que Tetsuhiko Asai.
    Muitos foram contra pois Tetsuhiko Asai não poderia exercer tb como presidente.
    Eram contra tb com o Karate moderno de Tetsuhiko Assai.
    Nesse racha Asai fundou a JKS(japan karate shoto renmei) que traduzindo é japan karate federecion.
    Na JKA já com escândalo de corrupção, desvio de verba teve até diretor preso, teve escândalo de pedofilia ( professores espulso) etc…
    Daí foi o Racha geral
    Quem ficou com Asai estão hoje na JKS . E muiyos outros fundaram suas próprias federação ou confederação que estão espalhadas por aí.
    No mundo inteiro poucos tem graduação com certificação japonesa. Quase ninguém segue um padrão japonês. Ficou um balaio de gato
    Um exemplo seria como igrejas evangélicas. Muitas denominações, congregações, linhagem .Muitos se intitulando pastor (faixa preta com seus dans) e assim vai por aí afora.
    No Karate também é assim muitos nunca ouviram falar de Nakayama mas treinam karate. Outros nunca ouviram falar dos mestres japoneses radicados no Brasil há mais de meio século que difundiram essa arte aqui. Como
    Yasutaka Tanaka, Taketo Okuda, Sadamu Uriu etc…
    Onde tiver duas ou mais pessoas treinando ou falando de karate estarei lá (Gingin Funakoshi).

Curtir

1. JKS – Japan Karate Shotorenmei. Na verdade existiam dois grupos, após a moret de Nakayama, o do Nakahara ( que acabou ganhando na justiça o direito ao uso da arca JKA ou Nihon Karate Kyoukai) e o Asai. Asai perdeu na justiça e criou a JKS.
      Muitos dos atuais mestres que existem no Brasil, não tinha significancia na época da morte de Nakayama sensei.
      Abraços e muito obrigado pela sua opinião, eu gostei!

Curtir

2. Acho que tudo isso ocorre somente pela ambição de alguns que veem no cargo uma oportunidade de terem algum lucro ou prestígio a mais. O Budo ficou esquecido. Tantos mestres que deveriam dar exemplo, hoje fazem coisas que ninguém imaginaria. é uma pena, quem perde com isso é a nossa arte marcial e quem a pratica com seriedade pois a cada divisão dessas vai se enfraquecendo mais. Mas aqueles que realmente fazem o karate com amor manterão a chama acessa. Tenho certeza que Mestre Funakoshi ficaria muito triste ao ver o que se tornou aquilo que ele um dia trouxe ao Japão e que hoje está tão deturbado. Oss.

Curtido por 1 pessoa

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )