Kyokushin e JKF  se unem na luta pelo karate  Olímpico!

Kancho Matsui da kyokushin Kaikan quer o karate nas Olimpíadas.
Kancho Matsui ( kyokushin Kaikan) quer o karate nas Olimpíadas.

Os planos para tornar o karate esportivo em um esporte olímpico está ficando cada vez mais ousado!

No ultimo dia 16 deste mês de abril, a IKO Kyokushin kaikan e a Federação Japonesa de Karate (JKF) no Japão, realizou uma conferência de imprensa para anunciar o início de um esforço em conjunto, como organizações colaboradoras, com o objetivo de ingressar  o Karate nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos  de 2020 em Tóquio.

A conferência contou com a presença  do Presidente da JKF Takashi Sasagawa, do secretario geral da WKF o senhor Toshihisa Nagura , e do presidente da IKO Kyoukushin Kaikan , Shokei Matsui.

“Kancho¹ Matsui e eu, concordamos em desenvolver ainda mais Karate com o objetivo de que entre como uma competição oficial nos Jogos Olímpicos. Enquanto nós mutuamente reconhecermos e respeitarmos as nossas organizações, vamos nos esforçar para conseguir esse objetivo, utilizando as regras da WKF. Para atingir essa meta, vamos colaborar e apoiar uns aos outros. Este é o foco da nossa coletiva de imprensa.”-  Declarou o presidente da JKF  o senhor Sasagawa.

Os discursos sobre o trabalho em conjunto  e respeito aos que já existem em  ambas as organizações, foi reforçado nas palavras do Kancho da Koykushin Kaikan o senhor Matsui.

“Tenho o prazer de anunciar que a IKO e a JKF tornaram-se organizações colaboradoras, com o apoio do presidente da JKF Kaichou² Sasagawa e membros executivos de ambas as nossas organizações, estamos determinados a continuar a desenvolver o Karate.” – declarou o kancho.

Em testemunho, os membros executivos das  organizações da Kyokushin kaikan, JKF e da WKF,  assinaram um acordo que iniciou o processo formal firmando o acordo  de  colaboração.

A Kyokushinkaikan continuará a ser uma organização independente, e irá manter a sua filosofia de base de Full-Contact Karate. O principal objetivo da IKO em campeonatos como o World Open Karate Tournament e All Japan Open Karate Tournament, será de manter os mesmos como eventos principais.

Sasagawa (JKF)  e Matsui (IKO SOSAI), firmando acordo.
Sasagawa (JKF) e Matsui (IKO SOSAI), firmando acordo.

Kaicho Sasagawa confirmou também que o IKO All Japan Open Tournament será oficialmente sancionada pela JKF.   Kancho Matsui anunciou que os membros IKO interessados ​​em participar dos Jogos Olímpicos e em competir em campeonatos da JKF, terão apoio por parte da organização, através de seminários de formação liderados por instrutores da IKO e JKF convidados.  O Kancho também declarou que fará esforços para criar oportunidades para o intercâmbio de técnicas de Karate entre as duas organizações, a fim de apoiar potenciais candidatos.

Será que o karate olímpico é o caminho de uma possível unificação entre os estilos?   Nos últimos anos vem surgindo organizações com o propósito de unificação e formando acordos entre escolas de diversos estilos, independente de sua regras de competição ( Full contact Karate ou Semi-contato).

No passado houveram várias tentativas de unificação, e uma delas resultou na criação da  WKF que desde então, vem tentando transformar o karate em modalidade olímpica. Mas somente agora as organizações de karate com competições de full-contato, vem mostrando interesse. Talvez esse seja o começo.

Toda a conferência foi transmitida ao vivo pelo canal da JKF no Ustream. O tradicionalismo do karate japonês está descobrindo o poder e dando espaço às maravilhas da internet, o que na opinião deste site é uma ferramenta maravilhosa para propagar mais ainda nossa bela arte.

VIDEO EM JAPONÊS.

Broadcast live streaming video on Ustream

E você, é a favor do karate olímpico com a entrada do Kyokushin na briga por uma vaga?
Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe e ajude o nosso site com esse simples gesto.
Ossu!

________________________________________________________________________________________

1- Kancho –館長 ( Pronúncia CANTCHÔU); tradução: Diretor.

2- Kaichou – 会長 (Pronúncia – CAITCHÔU); tradução: Presidente de organização/associação.

29 comentários sobre “Kyokushin e JKF  se unem na luta pelo karate  Olímpico!

  1. Sou a favor ,tudo que vier para engrandecer o karate é válido ,e independente de qualquer estilo, karate é karate!! OSS!!

    Curtir

  2. Karatê será sempre Karatê com união e engrandecimento independente de siglas ou Escolas. Se o Karatê não pode ser um que seja unido para que possa ser uma potência mundial e cada um viva a filosofia de sua Escola como sempre se fez e somente em competição se utilize uma regra única a todos. Osu!

    Curtir

  3. Acho válido todo e qualquer esforço para tornar o Karatê um esporte olímpico, mas temos que pensar muito sobre tais uniões;pois temos que ter cuidado para que não haja monopólio dentro desta nobre arte, lembrando que o Kyokushin não se resume apenas entre estas duas organizações, não esquecendo tbm do tradicional Karatê Shotokan. Tem que haver bom senso e acima de tudo democracia entre as organizações.

    Curtir

  4. Fiquei muito feliz ao ler esta matéria. Sou o Chefe da equipe de Taekwondo do Exército, esporte que faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. Apesar de vibrar muito pelos meus atletas de TKD e ser fã de todos os esportes de combate, sou KARATECA, filiado à CBK/FKERJ, e gostaria muito de ver o Karate no programa. O Karate não faz parte do PAAR, simplesmente, porque não integra o programa oficial dos Jogos Olímpicos. O olimpismo é uma filosofia de vida, cujos valores são consoantes com os nossos. É maravilhoso saber que as entidades internacionais estão cada vez mais unidas em prol do objetivo de incluir o Karate nas Olimpíadas 2020. Excelente! OSS

    Curtir

  5. Para ser bem franco, não vejo esse tipo de empreitado com bons olhos, pois é muito difícil unificar estilos tão diferentes. Não vejo também com bons olhos o Karatê nas olimpíadas, que agravará ainda mais a descaracterização do karatê marcial, o que já vem acontecendo, e essa regra da WKF então, que torna o Karatê em uma espécie de Taekwondo, pois valoriza por demais as técnicas de chutes sem penetração é uma tristeza.
    Antes, havia critério muito rígido para marcação de ponto, ou seja, para fazer um ippon, não bastava tocar no oponente, mas a técnica deveria ser desferida com uma excelente performance. A aspirante olímpica regra da WKF, acabou com essa preocupação. Um número espantoso de “Dojôs”, nem se dedicam mais ao estudo e a prática do Kyhon, começando logo com iniciantes a trabalharem estepes.
    Na minha opinião, a Olimpíada, vai favorecer cartolas e sepultar o Karatê.

    Curtir

  6. Não sou a favor de o Karate virar Esporte Olímpico, Karate é arte marcial não esporte, mas isso só o tempo dirá. E mais um vez o Pinto San traz uma notícia muito importante, parabéns Pinto San.
    OSS

    Curtir

  7. Não pratico Karate olímpico, mas não vejo problema em um Dojo ensinar o Karate marcial e preparar alunos que demonstrem interesse no Karate olímpico. Uma coisa jamais impedirá a outra. Picaretas sempre existirão com ou sem Karate olímpico. Cabe ao iniciante procurar um Dojo onde se ensina o Karate marcial e decidir se irá ou não se enveredar pelos caminhos do Karate olímpico. O Karate olímpico pode muito bem ser útil ao marcial, na parte de desenvolvimento de reflexos, entre outras.

    OSS!
    Lucas Sotti – Araxá-MG

    Curtir

  8. oss!
    e com pesar que vejop e leio esta materia pois karate e arte marcial e nao pode ser esporte como dizia o fundador, e quanto a realizar em conjunto a escoola de kiokushin vejo que os atletas de karate esporte vao ter de comer mais fejao. e como disse alguem neste forun sendo esporte olimpico coloque outro nome tbm mas nao chame de karate-do, pois o nosso nome ja diz, arte das maos vazias, oss.

    Curtir

  9. “O Karate e as artes marciais já vinham tendo algumas mudanças ao longo dos tempos. O Karate esportivo está consolidado, sendo uma realidade; ninguém em sã consciência, pode negar sua existência. O Karate arte marcial e o esporte são como duas rodas de um carro que nunca se encontram e nunca se separam, harmonizando-se com os dias de hoje. A prática do Karate, hoje, é como subir na montanha por dois caminhos opostos. Quem sobe pelo lado só do Budo, não enxergará o lado esportivo; quem sobe só pelo lado esportivo, não enxergará o Budo. Entretanto, quem chegar ao seu desenvolvimento máximo, por qualquer um dos lados chegará ao topo e, ao chegar, terá uma visão de 360°, não havendo diferença entre Budo e o esporte. Porém, quem sobe pelo lado esportivo nunca deverá esquecer do desenvolvimento espiritual, do Budo”. Mestre Hironori Otsuka. Fonte: KARATE ESPORTE, TÁTICA E ESTRATÉGIA. Autor: Geraldo Gilberto de Paula.Ed Ibrasa, 1ª Ed. São Paulo, 1996.

    As Olimpíadas não podem acabar com o Budo. Se o ingresso do Karate nas Olimpíadas acabar com o Budo, a culpa não será das Olimpíadas, a culpa será nossa, por pararmos de praticar, por pararmos de ensinar.

    Mas será mais fácil culpar as Olimpíadas.

    Curtir

  10. São muitos os benefícios para o Karate fazer parte dos jogos olímpicos, esta aproximação do Kyukushin também é favorável, agora só falta para WKF colocar em prática um projeto de preservação das tradições e filosofia do Budo presentes no Karate.

    Curtir

  11. O Sosai deve estar se revirando com uma noticia dessas!!! Matsui. quer destruir o q o Sosai deixou… venha o q venha serei 100% kyokushin longe desses modismos…OSU!

    Curtir

  12. Defendo a união de todos os karatecas ,num só objetivo, mas kancho Matsui na verdade só quer favorecer o kyokushin que ele é chefe mas e as outras vertentes que saíram do kyokushin como serão aceitas nas olimpíadas. Pois o senhor Matsui trata os mesmos que ele assinou certificado de faixa preta como traidores quando se desligam do kyokushin e ainda diz que os mesmos não o conhecimento do karate. Resumo se você paga você é bem vindo se não você não presta. Consciência galera.

    Curtir

  13. Ja estava mais do que na hora disso acontecer enquanto houver tantos estilos e tantas entidades haverá a divergência de opinião então a união fará a força e será o motor para impulsionar no karatê rumo as olimpíadas. Oss

    Curtir

  14. el karate do es uno solo llamese el estilo que sea siempre sera el engrandecimiento espiritual el objetivo bienvenido el karate do unido

    Curtir

  15. Muito bom! Os dojos tradicionais não acabarão com o karatê olímpico. Não entendo o medo de alguns praticantes sob a alegação de se perder o espírito, a essência o budo do karatê Do. As federações são meios de organização e não ditam a doutrina da arte! As regras são mutáveis e com uma adesão maior de escolas e representantes a tendência é a sua constante reformulação. Acredito ser um caminho favorável sob vários aspectos que vão desde o fator pecuniário ao fator social. Quanto mais unificado mais fortes seremos para defender nossas tradições. Minha singela opinião. Osu!

    Curtir

  16. Osu! Sim sou a favor da inclusao do karate kyokushin nas olimpiadas desde que está oportunidade seja para qualquer kyokushin desde que seja uma entidade legalizada e que através de uma competiçao de seletiva os atletas seleccionados independente da entidade (kyokushin) possam participar das olimpiadas.
    Osu! ” Edgar Calazans”

    Curtir

  17. Pratico karatê kyokushin e não sei se foi a melhor coisa pois principalmente o kumitê tem um enfoque totalmente diferente. Preparando atletas para as Olimpíadas começa-se a criar uma ala dentro das academias de karatê de contato que terão um estilo muito diferente do que Mas Oyama deixou.

    Curtir

  18. Osu com certeza Kiokushin na será mais reconhecido apesar de ser um estilo de karatê bastante agressivo mais é uma artes marcial muito eficaz osu

    Curtir

  19. Acredito que possa ser bom em parte
    Treino karatê Goju Ryu mas sempre sonhei em participar de competições a nível kyokushin ou competições full contact mas infelismente é bem difícil encontro certos eventos e quando encontramos não podemos participar porque na maioria das vezes são competiço para PRATICANTES DE KYOKUSHIN o que não é meu caso sinto que deveria haver competicões de karatê de contato inter estilos…

    Curtir

  20. Contra. Karate não é esporte para uma evento como Olimpiadas. Terá que preparar atletas para este fim. Haverá a chamada turma de fora, as populares panelinhas. O kyokushin é um karate de contato total, seu treinamento são bastante rigorosos, fica dificil uma adaptação. E como seria as regras? Matsui ta visando só o dele. Não sou a favor e nunca serei.

    Curtir

  21. Tudo por interesse financeiro. Alias a kiokushin do Matsuy só pensa em benefícios pessoais, n esta se importando com o karatê.
    Basta um membro da kiokushin Matsuiy discordar d algo para ser expulso da organização. Exemplo disso é aqui no Brasil. Quantos cidadãos deixaram a organização por expulsão por n concordaderem com alguma coisa imposta pelo Shiha Isobe.

    Curtir

    1. É lamentável saber que o Karate virou um comércio desenfreiado, e de corruptos sem escrupulos e carater. Todas as Organizações estãopecando, visando só lucros monetários, deixando o Budô de lado. Eu tento em meus Dojos empregar o verdadeiro Budô, uma vez que não vivo de Artes Marciais, ensino por paixão. Mas até a Shinkyokushin que se diz a maior organização do mundo, tem uma politica interna que não agrada a ninguém, tentam manipular até a vida pessoal de seus filiados, ato este que eu desaprovo. Mas é assim, vivemos em um mundo globalizado e capitalista. Bola pra frente.

      Curtir

  22. Não adiantou. .vai entrar só o semi contato e na versão WKF vamos lá kimono roupão de banho e se encostar um pouco mais nego se atira no chão como o Aghayev fez no European championship na França desse ano. Ignoraram a JKA ITKF e todas as organizações de karate de contato IKO WKO KWU e muitas outras. Fazer o que. Entrou a versão que mais parece TAEKWONDO ITF do que karate.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s