KARATE NEWS # 52 – 19/04/2015

Com José Pedro e Pinto san

Com José Pedro e Pinto san

– OLIMPÍADAS – Anderson Silva disputará seletiva do Taekwondo

– WKF – Douglas Brose conquista o tetra do US Open

– GRADUAÇÃO – Polêmica no mundo das Artes Marciais

LINKS COMETADOS NO CAST
– DOGI KENSHUSEI – Compre aqui

– PINTO KARATE DOJO NO FACEBOOK

-2º Seminário com Mestre Machida em Juiz de ForaDownload melhor qualidade 128 kbps –36Mb [37:36 min]

GOSTOU? ENTÃO  COMENTA    E CLICA NESSES BOTÕES AI EM BAIXO.

Sobre josepedroleal

Karateca Faixa Preta 1º Dan SKIF Brasil (Shotokan Karate-Do International Federation) e FKERJ (Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro) da Associação Samurai Karate Clube. Osu!

Publicado em 20/04/2015, em KARATE NEWS e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. Fala, galera! Muito bom Karate News!

    Sobre o Anderson Silva, não vejo problema nenhum em sua participação nas seletivas. Seria muito feio é se ele ganhasse a vaga de graça. Na seletiva só passa quem for realmente bom e estiver preparado, então entendo a crítica sobre a autopromoção lá do rapaz que está disputando a vaga mas não vejo problema no lado esportivo.

    Quanto à polêmica, essa história de graduar o malandro por que venceu um de outra arte é absurda. Vencer alguém não o faz dominar as técnicas, a filosofia, a forma de treinar daquela arte marcial e etc. Precisa de dedicação e tempo. Precisa realmente ter o conhecimento básico para aquela graduação. Mas aí também já entramos no famoso problema de algumas artes marciais, como no jiu-jitsu, por exemplo, que o mestre pode dar a faixa preta e graus para os alunos sem nenhuma federação regular com um exame, onde seja exigido um conhecimento mínimo.

    Seria muito bom um vídeo-tutorial da Senhora Pinto ensinando a lavar o dogi! Tenho muitas dúvidas que poderiam ser esclarecidas. rs

    Um grande abraço á todos e continuem com o ótimo trabalho! Osu!

    Curtir

  2. Augusto César

    Pinto-san e demais colaboradores do Cast.
    Sou o Professor Augusto César de Catalão-Goiás, 50 anos, responsável pela Academia Athletic Center.

    Sempre escuto o CAST alto aqui em casa, mas nem sempre consigo me organizar para dar resposta. Vamos lá.
    Sua primeira pergunta é muito interessante, porque remete à diferença entre seguir um caminho e treinar técnicas de uma arte para um outro propósito que não o caminho em si.
    Graduar um treinador eventual é uma decisão que entendo equivocada também, porque atende mais à vaidade que a consolidação do conhecimento que a graduação deveria significar.

    A questão da graduação online é bem mais complicada.
    Primeiro, não sou favorável.
    Li as explicações citadas no site da organização que as promove, entendi os argumentos mas não em convenci que seja um modo adequado de proceder neste quesito.
    Li o debate que ocorreu na rede Social e entendi que houveram muitos posicionamentos contrários mas pouca argumentação da parte de quem discorda. Vi relatos de repúdio apaixonado e pouca explicação focada sobre a questão e isto é algo que sugeriria fosse feito no programa que pretendem fazer sobre o tema.
    Hoje, é hegemônica a postura de que todo exame deve ser feito com o aluno diante de uma banca e a novidade é não ser assim. Entendo que a organização que defende outra ideia fez uma exposição de motivos sobre ela, mas quem defende a posição hegemônica precisa fazer a sua.
    Compreendo que não é tarefa fácil resgatar argumentos que ninguém nem pensa mais porque não duvida, mas acho que é importante, para defender um ponto de vista, fazer este caminho.
    Há alguns anos, tomei contato com um debate semelhante no campo do ensino à distância. Este debate foi feito num ambiente acadêmico, com professores universitários contra e a favor desta modalidade de ensino, tanto em cursos de extensão, especialização e graduação.
    Durante os debates, percebi que haviam 2 correntes: uma contrária atacando a mudança e outra trazendo dados de realidade a favor de sua posição. Não preciso falar que a decisão final foi favorável à modalidade de ensino à distância em todos os níveis, pois os estudos apresentados abalaram de modo particularmente duro as idéias do que eram opositores.
    Depois deste debate, passei a pensar com mais cuidado os motivos que me movem mesmo nas questões mais óbvias (me senti numa competição onde o lutador que eu achava fraco e esquisito conseguira superar minha guarda e me acertar mais vezes que meu ego entendia aceitável…).
    Importante destacar que os exames, as provas nestes cursos, dentro da legislação brasileira para esta questão em cursos ligados ao MEC precisam ser presenciais (parte da nota pode ser em atividades feitas no ambiente de aprendizagem virtual, mas a maior parte da nota precisa ser em atividades onde o aluno deve estar diante dos tutores).
    Especificamente sobre a questão do exame de faixas, é que ele implica uma experiência de interação direta tanto com o professor como com os outros alunos na escola pois a graduação é um reconhecimento este espaço, dentro desta relação.
    Para mim, o exame online só teria sentido se as aulas também fossem à distância, e, aí, teríamos que especificar que o cara é faixa preta de karate online, que não tem nada a ver com o que praticamos.
    Uma das discussões que tivemos no debate que indiquei acima é que o avanço das tecnologias de comunicação de massa vem democratizando informações e conhecimento, quebrando paradigmas e subvertendo estruturas de poder estabelecido.
    Os professores cujo ensino tem consistência não se preocupam muito com o que os alunos encontram na Internet, pois sua prática é estruturada e consistente, mas muitos não tem esta segurança e, para eles a internet é uma ameaça.
    Neste sentido, reitero meu pedido que o programa sobre esta questão não seja apenas uma manifestação pura de repúdio, mas uma reflexão esclarecida e racional que confirme o que é o ensino de karate-do e o que é o procedimento de exame ortodoxo.

    Dou os parabéns a todos pelo esforço em manter a regularidade do Cast.

    Curtir

  3. Moisés Vargas Cidade: Cachoeira do Sul, RS Idade; 20 anos

    Olá Pinto san, eu acho que esse negocio de dar graduação avançada para atletas de mma é o que acaba desmotivando os praticantes não lutadores, um exemplo é o Vitor Belfot que pegou a faixa azul direto, manda ele fazer o heian shodan pra ver ver se ele sabe, não sabe. Eu demorei 2 anos para conseguir essa faixa, . Parabéns pelo ótimo trabalho que você e o Pedrinho tem feito em prol do karate. OSS

    Curtir

  4. Oss!

    Achei bela a atitude do Sensei que não se corrompeu, ao treinar uma “estrela” das Artes Marciais e não gradua-lo de qualquer jeito… Um dos problemas de nossa época, é que as pessoas não querem ser úteis, mas sim importantes…

    Att.: Sensei João Carlos – Bushido Dojo – Campina Grande/PB

    Curtir

  5. Por mim, devia ser do jeito que O-sensei Funakoshi aprendeu: 一型三年. Osu!

    Curtir

  6. Deixando de lado o título sensacionalista da matéria, percebe-se que o técnico tem muita razão: http://esportes.terra.com.br/videos/mestre-de-taekwondo-desafia-anderson-silva,466426.html

    Curtir

  7. Boa tarde Pinto Sam!

    Penso que uma coisa que deve ser trabalhado acima de tudo é o ego do atleta ou treinador marcial, entendo que o trafico de influência não deve existir. Quanto a cursos online para leigos, cabe a quem permitiu uma fiscalização ou extinção deste tipo de curso, agora, o karatê precisa acompanhar a evolução digital, por exemplo, um karatecas, que já é um graduado, e mora numa zona rural, de uma cidade sem a sua representante federativa a menos de 500 km, poderia muito bem gravar um vício em HD como você faz, vc dá instrução por video que é muito útil para quem não tem um Mestre perto, e através deste vídeo você enviar para sua federação, com ângulos focando bem as dimensões, e você obter dai, com auxílio de alunos graduados, um exame ao menos para as faixas coloridas até a preta, kihons, katas, e shiais, podem muito bem ser avaliados por um video bem gravado. Agora a partir dos danos, ir até a federação e fazer os exames. Este meu ponto de vista poderia valer para instrutores de karatê, que leciona num município pequeno, onde crianças adultos tenham sua iniciação no karatê, mas penso que a vaidade, o ego, entrava a evolução do karatê, federações com pouca representatividade são segregadas, organizações mundiais se acham melhores que outras, professores se acham melhores que outros, logo a essência do karatê é perdida. Enfim como falava meu Mestre Pernambucano um dos melhores de Recife, Sensei Aluisio Francisco de Paula, “faixa é para segurar kimono”. É mais ou menos isso o que vai me fazer respeitar um karatecas não é a graduação dele e sim, saber que diante de você no dojo está seu Mestre aquele que sabe mais que você, tanto é que a faixa preta do mestre pelo uso fica branca novamente, então ele é reconhecido pela experiência e o lugar que ocupa no dojo, pois se misturar com os postulantes, ele passa despercebido.
    Paz Profunda!

    Curtir

  8. Apoio 100% a atitude do treinador de jiu jitsu de jon jhones. Não é porque o cara tira muita onda no MMA que vai tá levando pra casa uma Faixa preta de presente!!
    A picaretagem ta em todo canto!! kkk…
    Tem cara que começa a treinar karatê em dia faixa branca, em um ano preta, com alguns anos 8° dan e dono de federação!!
    Uns caras assim, eu tenho minhas dúvidas, se sabem o bunkai do Heian Shodam…
    rsrs…

    Faixa verde – karatê Shotokan
    João Alfredo – PE

    Curtir

  9. Senpai Daniel e Senpai Pedrinho sou ouvinte constante do podcast de voces,a muito tempo nao comento eu normalmente venho evitando me expor e muitas coisas infelizmente alguns sabem a sindrome do panico nao me deixa,no mais ta tudo certo,em relaçao a banalizaçao de graduaçoes que foi citada no mma isso e realmente triste algo que devia ser fiscalizado por federaçoes serias e nao fazer o reconhecimento dos mesmos,os exames on line ta “brabo” depois da Gracie University ja veio uma outra de Luta Livre,agora sobre o Karate os exames na web e no minimo uma piada como eu ja falei no grupo no face com esse novo program do governo de internet pra todo mundo que por sinal e muito bom vai ter “pseudos karatecas” fazendo projeto Minha Faixa Minha Vida! Agradeço de coraçao a voces pela ajuda e divulgaçao do Curso do Sensei Machida organizado pelo Sensei Rousimar,estao todos convidados independente de organizaçao,siglas ou arte marcial serao todos muito bem vindo e muito bem recebido.Agora sobre o video da Dona Pinto lavando o Dogi apoiadissimo e digo mais,eu sempre lavei meu Dogi na mao no tanque na raça sem maquina,acho que poderia ter o video da Dona Pinto mostrando as tecnicas tanto usando a maquina como usando o tanque 😛 brincadeira aparte mais uma vez muito obrigado abraço a todos Oss/Osu!

    Ps: estou esperando o retorno si o mundial da KWF vai mesmo ser filmado si vou poder da aquela ajudinha 😛

    Curtir

  10. Excelente Cast! O blog está demais, acompanho sempre. Veio daqui a minha inspiração para começar a treinar. Eu comecei agora a treinar e li muita coisa antes de me decidir e começar a treinar Karatê Shotokan, mas gostaria que fizessem um cast sobre a aplicação dos diferentes estilos de karatê na defesa pessoal.

    OSS.

    Lucas Sotti
    Araxá-MG

    Curtir

  11. Olá Pinto San e Pedrinho, faz tempo que não comento… Acho errado como todos acima kkkk, graduar sem que o lutador conheça a arte, ele tem sim que percorrer todo caminho para conseguir com suor e merito!
    Sobre Anderson Silva não concordo os atletas estão disputando competições a muito tempo e vem ele agora do nada para participar de seletiva. Mas acho que ele não conseguirá, ele tem um leque de técnicas só que terá que usar uma quantidade limitada.

    Val Lima
    Chronos – Alagoinhas – Bahia

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: