ADEUS PEDRO SENSEI.

Pedro Campana  1945 - 2014

Pedro Campana
1945 – 2014

Brincalhão, irreverente e apaixonado pela arte das mão vazias, este homem que honrava seu título de karateka, nos deixou nessa triste noite de sexta feria (11/07/2014).  Pedro Campana sensei, aos seus 69 anos de idade e mais de 50 anos de prática,  deixou essa vida da melhor forma que um budoka poderia desejar, treinando karate!
Acredita-se que Pedro sensei teria sido contemporâneo de Funakoshi, aluno e amigo de Itoso sensei, mas tudo isso não passava de uma das várias brincadeiras que esse karateka casca grossa, tinha de ouvir dos seus amigos, inclusive de mim.
Na verdade este senhor foi um dos primeiros karateka do Brasil, aluno de Harada sensei ( primeiro japonês a ensinar karate shotokan no nosso País).
Não sei dizer se era  por protesto, mas Pedro sensei  apesar dos seus mais de 50 anos de karate, era shodan, dizia não se importar com essas coisas e que treinar era o importante. Seu título de sensei não foi adquirido devido a um papel com o sanda impresso, mas sim pelo karate que possuia, graças à anos de prática e dedicação.  Um exemplo de karateka!
Há cerca de 4 anos atrás, sofreu um enfarto durante um dos treinos na Mushikan Dojo, local onde treinava e dava aulas, e desde então  teve que diminuir sua rotina de treinamento, mas nunca pensou em abandonar o karate.

 Tempos depois decidiu retornar à prática, demonstrando que sua paixão era maior do que suas dificuldades, e mais uma vez este “Dinossauro do karate” me deu uma lição de que desistir não é uma opção.

Infelizmente, um segundo enfarto durante os treinos nesta sexta feira pela manhã (11/07), fez com que a aula acabasse de forma triste.  Pedro sensei foi levado ao Hospital São Paulo e encaminhado à UTI, mas não resistiu e faleceu no começo da noite. Um dos seus desejos era de deixar essa vida enquanto usava o seu dogi e treinava karate, e esse desejo foi realizado.  Tenho certeza que se ele pudesse voltar para nos dizer uma única frase, ele diria:

– Consegui, agora vão se foder!

Varias homenagens estão sendo feitas nas redes sociais e fórum de karate, mostrando o quão querido era entre nós.

” O Karate está se Luto hoje, perdemos um grande e verdadeiro sensei.  Ao sensei Pedro Campana minhas homenagens , meu respeito e admiração. Certamente o Dojo no céu ganhou em muito no dia de hoje.  À família meus sentimentos. Oss –  Kadu Soares “ 

 “Comunico aos amigos Karateka o falecimento do Sensei Pedro Campana. Grande amigo e Karateka dos bons. A comunidade Budoka esta de LUTO HOJE!!  – Roberto Sant’anna “

” Acaba de falecer um dos primeiros Karateka do Brasil, Sr. Pedro Campana. Começou no karate-do com Harada sensei , e nunca deixou de treinar.O conhecia a alguns anos, mas apenas online, pelo Fórum Karateka . net.  Estava devendo uma visita a seu Dojo, o Mushinkan em SP. Tinha me desafiado para uma luta ao estilo antigo (rs) e eu nunca pude ir. Era um coroa casca grossa! Com 69 anos, treinava forte todos os dias, morreu como desejava, de kimono, treinando karate…O Budo Brasileiro perde hoje mais um guerreiro do verdadeiro karate-do!

OSU, Pedro Campana, vai em Paz guerreiro!  – Marcelo Luna “

O nosso site  presta sua homenagem à esse guerreiro que literalmente lutou até o fim, postando o vídeo de um dos maiores vícios deste budoka.
Aos familiares, amigos e alunos, Goshuushousamadeshita.
https://www.youtube.com/watch?v=jDCoVF_Hs3g&feature=youtu.be

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 12/07/2014, em Cotidiano, karate, Pinto San e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Thiago P. Vasconcelos

    Infelizmente perdemos um excepcional karateca.
    Ontem quando vi a notícia via facebook, fiquei chocado e muito triste, apesar de não conhece-los pessoalmente eu o admirava muito, aprendi muito e dei muitas risadas com seus posts no fórum Karateca.net, onde nos deixou poucas e boas da pessoa e karateca que eras. Como dito por Daniel Sensei ”deixou essa vida da melhor forma que um budoka poderia desejar, treinando karate!”
    Fica aqui meus sinceros sentimentos.
    Vai com Deus Pedro Campana, Oss!

    Curtir

  2. Gustavo - RJ

    Como sempre digo, o melhor que o karate me trouxe foram as pessoas que conheci, Pedrão foi sem duvidas uma das mais interessantes. Temos algumas histórias juntos que irei escrevendo aos poucos.
    Numa delas, durante um seminário de karate, ficamos dando volta de carro por fora do ginásio (com uns 100 karatecas) gritando Jiu Jitsu. Quando entramos, TODOS sabiam que era o Pedro que tinha gritado, com sua inconfundível voz anasalada devido 3 fraturas resultantes de socos do Enio Vezzuli, como ele dizia orgulhoso.

    Curtir

  3. com tristeza despedimos, e com alegria sabemos que sua incomparável determinação nos deixa saudades. oss… Delmair – Cachoeiro de Itapemirim – es

    Curtir

  4. É por pessoas assim que deve meu respeito e minha divida de conhecer o karate e amar tanto essa arte que faz parte da minha vida a pouco mais de um ano. Sou jovem estudante de karate e tenho grande respeito a esses grandes exemplos que quero seguir.O karate não perdeu, só ganhou mais uma lenda! OSS.

    Curtir

  5. antonio sergio gomes de oliveira

    OSS! MAS UM KARATEKA ETERNIZADO.

    Curtir

  6. marcos - tutuca

    deveriam pegar estes exemplos para firmar o verdadeiro karate entre os povos. oss sentimentos a familia.

    Curtir

  7. Que a luta do Sensei Pedro sirva de lição para cuidarmos da saúde:
    A mídia faz achar “normal” consumir alimentos que levam ao desenvolvimento do câncer, infarto, avc e demais doenças, sabias?

    A maioria das doenças é evitável de forma simples e sem custos. Contudo, as multinacionais de medicamentos e o governo são cúmplices em desinformar: incentivam hábitos danosos para fragilizar a população. Sofre-se uma doença atrás da outra, efeito “colateral” da alimentação desnutrida e com toxinas. Saúde é o harmônico funcionamento: os medicamentos agridem o equilíbrio do sistema.

    O governo também tem interesse na doença: lucra nos preços elevados com a alta tributação; sim, as doenças aumentam a arrecadação de impostos!
    Quem cai na armadilha medicamental gasta a riqueza de toda a vida em tratamentos e, após alguns anos, morre:

    – reduz o gasto previdenciário ao falecer;

    – a morbidez facilita a manipulação: a maioria da população é composta por inexperientes jovens, acultuados, inundados de hormônios, e facilmente induzidos; e velhos fragilizados, com sua saúde abalada, e sem capacidade de lutar contra a ditadura dissimulada.

    Os medicamentos são vendidos a preços elevadíssimos: dezenas, até centenas de vezes mais caros do que ouro! A maior parte dos comprimidos é formado por uma maior parte de amigo, as vezes 99%, e miligramas do fármaco. Caros, tem elevada tributação, aumentando a arrecadação de impostos e a cumplicidade dos governos com a indústria da morte!

    Portanto, os efeitos colaterais da desinformação nutricional são desejados pela indústria da morte e pelos governos: quem cai na armadilha medicamental gasta a riqueza de toda a vida em tratamentos e, após um certo tempo, morre:

    Saiba mais em

    http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2013/05/porque-escondem-que-o-acucar-causa.html?m=1

    Curtir

  8. Edson Ribeiro

    Justíssima homenagem! Oss!

    Curtir

  1. Pingback: TOP 5 de 2014! | PINTO KARATE DOJO

  2. Pingback: TREINO EM HOMENAGEM À PEDRO CAMPANA | PINTO KARATE DOJO

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: