
Kenri Nakaima nasceu em Kume-mura (atual distrito de Kume na cidade de Naha), que era então um estabelecimento de descendentes chineses. Em 1839, aos 19 anos de idade, foi a Fuzhou na província de Fujin, na China. Transformou-se um estudante do famoso Ryu Ryu Ko para aprender o kenpo e táticas militares chinesas. Após muitos dias de duro treinamento, Nakaima foi reconhecido como mestre. Como uma prova disso, recebeu as instruções de Bubishi, de Hyoronshi, de Yojoho, de Kokufu e de Kenyushinpo.
Trouxe-os para Okinawa e criou o Ryuei-ryu, uma escola do karate

e de artes marciais com armas que é baseado em Kenpo chinês. Seu pedigree foi passado de Kenri Nakaima a Kenchu Nakaima e Kenko Nakaima aos presentes dias.
Seus kata típicos incluem: Anan, Heiku, Paiku, Niseshi e Pachu. Anan foi demonstrado por Tsuguo Sakumoto, com uma excelente vitória, conquistando o título do Kata Individual no Campeonato Mundial de Karate.
Desde então, ele tem sido demonstrado por seus discípulos em Campeonatos Mundiais, Campeonatos Asiáticos, Campeonatos Japoneses, e no Festival Nacional dos Esportes. Consegue elevada avaliação mesmo hoje.
Kata Típico do Ryuei-ryu
Anan

Anan é o mais avançado dos kata de Ryuei-ryu. A ofensiva e os movimentos defensivos são integrados em um. As técnicas mudam sem uma ruptura, apenas como uma corrente de água que vai adiante.
As características incluem a ofensa usando o teisho (base da palma da mão), e o método da respiração.
Heiku (Tigre negro)

As técnicas pesadas e intensas de Heiku são símbolos do tigre negro masculino.

Paiku (Tigre Branco)
Paiku é um kata delicado, contudo poderoso sugestionando um tigre fêmea.
Pachu

Este kata é caracterizado por suas técnicas estáticas e explosivas apenas como um dragão que dança em um movimento circundando ao arrebatar a esfera.
E esse foi a última parte da nossa série sobre os estilos de karate de Okinawa. Espero que vocês tenham gostado e que essas publicações tenham despertado o interesse pelas origens do nosso karate. Não pare por aqui, continuem suas pesquisas, procurem aprender mais sobre os primórdios da nossa arte e lembrem: O conhecimento liberta!
Um abraço e até mais, e não se esqueça de compartilhar e deixar seu comentário, que é importantíssimo para nós.
Ossu!
____________________________________________________________________________________ Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005
Muito bom Sensei Tiago. As vezes treinando um determinado estilo, em competições acabamos não entendendo o porque de certos movimentos serem diferentes do que treinamos e essa matéria é interessante até mesmo para ampliar nossa visão sobre karatê. Acompanhei toda a série e foi bastante informativo e curioso. Oss.
Valeu.
Francis Braga.
Academia Power Fitness, Marília/SP.
CurtirCurtir
Só tenho a agradecer e elogiar a iniciativa de matéria tão grandiosa como essa. Parabéns Tiago e continue trazendo informações e aprendizagens para nós Karatecas. Oss!
CurtirCurtir
ESSA SÉRIE FOI NOTA 10. OSS.
CurtirCurtir
O que está havendo com o blog que está sem atualização há dias? Estamos sentindo a ausência!
CurtirCurtir
Parabéns Sensei Tiago pelo trabalho Herculeo realizado na descrição dos vários estilos do karate okinawano. Muitíssimo interessante! Oss
CurtirCurtir
MUITO BOM MESMO, SÓ AUMENTO O NOSSO CONHECIMENTO
TENDO EM VISTA QUE SOU PROF E ÁRBITRO MUITO IMPORTANTE
ESSE TIPO DE INICIATIVA
CurtirCurtir