HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA -Parte 6- Matsubayashi Ryu

Fundador do Matsubayashi-ryu -Shoshin Nagamine

Fundador do Matsubayashi ryu  Shoshin Nagamine

Matsubayashi-ryu foi fundado por Shoshin Nagamine (1907-1997), um estudante de diversos instrutores proeminentes, incluindo Chotoku Kyan (1870-1945), o mestre do estilo Shuri-te, e Choki Motobu (1871-1944), o mestre do estilo Tomari-te e Shuri-te. Adotou o nome Matsubayashi-ryu , que usa o caracter chinês MATSU (pinho), para honrar os mestres Sokon Matsumura (1809-1896), mestre de Chotoku Kyan, e Kosaku Matsumora (1829-1898), mestre de Choki Motobu.

A característica principal de Matsubayashi-ryu é começar com movimentos muito naturais, com nenhum sentido de alerta, e usa um método natural da respiração. Conseqüentemente, coloca grande importância em usar movimentos naturais do corpo , rápidos e de tempo-livre, além de tanren de técnicas pesadas. Em Matsubayashi-ryu, o kata é considerado criativo, e uma demonstração do enbu enfatiza a harmonia da velocidade, do poder e do peso. A finalidade do treinamento é de aperfeiçoar o princípio de shin-gi-tai-ichinyo, (unificação da mente-técnica-corpo) e dominá-lo.

Entre os  kata típicos estão: Fukyugata I, Fukyugata II, Tomari Passai, Gojyusiho, Chatan Yara no Kusanku, Tomari Chinto, Rohai, Wankan e Wanshu.

Kata Típicos do Matsubayashi-Ryu

Nas fotos  a seguir, conferimos os kata t[ipico do estilo, executado por Yoshitaka Taira (nascido em 5 de setembro de 1943) (Kyoshi 8° Dan).

Chatan Yara no Kusanku -  Taira sensei

Chatan Yara no Kusanku – Taira sensei

Chatan Yara no Kusanku

Diz-se que este kata foi estabelecido quando o famoso artista martial Peichin Yara (1816 -?), natural de Shuri, se mudou mais tarde para a vila de Yara Chatan e, combinando o Okinawa Te, de épocas antigas, com o kata trazido por um artista martial chinês chamado Kushanku em 1761.
Este é o mais longo de todos os kata de Matsubayashi-ryu. Caracteriza uma variedade rica de movimentos ofensivos e defensivos, um sentido rítmico forte e harmonia entre o leveza e plástica. Inclui o sayu-nidan-geri-waza (chute duplo saltando) que usa ambos os pés. É o último kata que os estudantes de Matsubayashi-ryu aprendem.

Ataques e defesas simultâneos

Ataques e defesas simultâneos

Wankan

Pensa-se que este kata foi criado por um mestre em tempos antigos, mas não se sabe exatamente quem o criou. Foi passado pelas gerações até os dias atuais por artistas marciais da região de Tomari. Sua característica original é de técnicas defensivas e ofensivas simultâneas em um movimento e em várias direções. Todos movimentos muito elegantes.

 Com seus "punhos escondidos"

Com seus “punhos escondidos”

Wanshu

Este kata é chamado também Wansu. Diz-se que ele foi criado enquanto os mestres de Okinawa adaptaram as técnicas aprendidas dos enviados do Imperador chinês em 1683. As características do kata: kakushi-ken (os punhos escondidos) usado em dois pontos diferentes, e em movimentos amplos e majestosos.

Rohai  Kata - Taira Sensei

Se liga nos “chutes escondidos”

Rohai

É dito que este kata também foi criado por um mestre em épocas antigas, e foi passado para as gerações posteriores por artistas marciais da região de Tomari. Mas não se sabe quem o criou realmente.

É caracterizado por muitos tenshin waza(técnicas de transferência do corpo), e makite (agarrão) ou kakushi-ashi-geri (chute escondido) conduzido ao evitar um ataque do oponente. Tais movimentos têm um toque muito claro. Originalmente havia apenas um kata, com nenhum 2° ou 3° nível.

E na próxima semana, mais um capítulo sobre os estilos de Okinawa.
Atá lá pessoal, e não se esqueçam de curtir, comentar e compartilha, isso ajuda muito o blog a alcançar mais karateka e divulgar o nosso trabalho.
Oss!

____________________________________________________________________________________
Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng
NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005

Sobre Tiago Frosi

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Professor de Karate, estilo Shotokan, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Treinamento Alcance e Associação Israelita Hebraica, em Porto Alegre, Brasil. Instrutor de Tai Chi Wu-Xing na Universidade Holística Internacional, campus Unipaz-Sul, Porto Alegre, Brasil. Terapeuta Transpessoal. Estudioso da cultura oriental, ciência baseada no paradigma emergente, espiritualidade, transdisciplinaridade aplicada à saúde e às práticas corporais.

Publicado em 10/03/2014, em Nossos Colunistas, Tiago Frosi. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Oss Tiago sensei

    muito boas suas visões do karate de Okinawa….

    Oss
    alberto -Shudokan /
    Santos

    Curtir

  2. oss, deveria ter um dvd com o mestre mais graduado do mundo fazendo todos os kata , dai seria a unificação do karate.

    Curtir

  3. Alex Araújo

    Obrigado pelo grandioso conhecimento. Oss!

    Curtir

  4. Duda Vila Nova

    Republicou isso em Duda Vila Nova.

    Curtir

  1. Pingback: TOP 5 de 2014! | PINTO KARATE DOJO

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: