HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA -Parte 6- Matsubayashi Ryu

Fundador do Matsubayashi-ryu -Shoshin Nagamine
Fundador do Matsubayashi ryu  Shoshin Nagamine

Matsubayashi-ryu foi fundado por Shoshin Nagamine (1907-1997), um estudante de diversos instrutores proeminentes, incluindo Chotoku Kyan (1870-1945), o mestre do estilo Shuri-te, e Choki Motobu (1871-1944), o mestre do estilo Tomari-te e Shuri-te. Adotou o nome Matsubayashi-ryu , que usa o caracter chinês MATSU (pinho), para honrar os mestres Sokon Matsumura (1809-1896), mestre de Chotoku Kyan, e Kosaku Matsumora (1829-1898), mestre de Choki Motobu.

A característica principal de Matsubayashi-ryu é começar com movimentos muito naturais, com nenhum sentido de alerta, e usa um método natural da respiração. Conseqüentemente, coloca grande importância em usar movimentos naturais do corpo , rápidos e de tempo-livre, além de tanren de técnicas pesadas. Em Matsubayashi-ryu, o kata é considerado criativo, e uma demonstração do enbu enfatiza a harmonia da velocidade, do poder e do peso. A finalidade do treinamento é de aperfeiçoar o princípio de shin-gi-tai-ichinyo, (unificação da mente-técnica-corpo) e dominá-lo.

Entre os  kata típicos estão: Fukyugata I, Fukyugata II, Tomari Passai, Gojyusiho, Chatan Yara no Kusanku, Tomari Chinto, Rohai, Wankan e Wanshu.

Kata Típicos do Matsubayashi-Ryu

Nas fotos  a seguir, conferimos os kata t[ipico do estilo, executado por Yoshitaka Taira (nascido em 5 de setembro de 1943) (Kyoshi 8° Dan).

Chatan Yara no Kusanku -  Taira sensei
Chatan Yara no Kusanku – Taira sensei

Chatan Yara no Kusanku

Diz-se que este kata foi estabelecido quando o famoso artista martial Peichin Yara (1816 -?), natural de Shuri, se mudou mais tarde para a vila de Yara Chatan e, combinando o Okinawa Te, de épocas antigas, com o kata trazido por um artista martial chinês chamado Kushanku em 1761.
Este é o mais longo de todos os kata de Matsubayashi-ryu. Caracteriza uma variedade rica de movimentos ofensivos e defensivos, um sentido rítmico forte e harmonia entre o leveza e plástica. Inclui o sayu-nidan-geri-waza (chute duplo saltando) que usa ambos os pés. É o último kata que os estudantes de Matsubayashi-ryu aprendem.

Ataques e defesas simultâneos
Ataques e defesas simultâneos

Wankan

Pensa-se que este kata foi criado por um mestre em tempos antigos, mas não se sabe exatamente quem o criou. Foi passado pelas gerações até os dias atuais por artistas marciais da região de Tomari. Sua característica original é de técnicas defensivas e ofensivas simultâneas em um movimento e em várias direções. Todos movimentos muito elegantes.

 Com seus "punhos escondidos"
Com seus “punhos escondidos”

Wanshu

Este kata é chamado também Wansu. Diz-se que ele foi criado enquanto os mestres de Okinawa adaptaram as técnicas aprendidas dos enviados do Imperador chinês em 1683. As características do kata: kakushi-ken (os punhos escondidos) usado em dois pontos diferentes, e em movimentos amplos e majestosos.

Rohai  Kata - Taira Sensei
Se liga nos “chutes escondidos”

Rohai

É dito que este kata também foi criado por um mestre em épocas antigas, e foi passado para as gerações posteriores por artistas marciais da região de Tomari. Mas não se sabe quem o criou realmente.

É caracterizado por muitos tenshin waza(técnicas de transferência do corpo), e makite (agarrão) ou kakushi-ashi-geri (chute escondido) conduzido ao evitar um ataque do oponente. Tais movimentos têm um toque muito claro. Originalmente havia apenas um kata, com nenhum 2° ou 3° nível.

E na próxima semana, mais um capítulo sobre os estilos de Okinawa.
Atá lá pessoal, e não se esqueçam de curtir, comentar e compartilha, isso ajuda muito o blog a alcançar mais karateka e divulgar o nosso trabalho.
Oss!

____________________________________________________________________________________
Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng
NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005

5 comentários sobre “HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA -Parte 6- Matsubayashi Ryu

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s