HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA -Parte 5- GOJU RYU

Fundador do  Goju-ryu : Chojun Miyagi

Fundador do Goju-ryu : Chojun Miyagi ( 1888-1953)

Chojun Miyagi tornou-se discípulo de Kanryo Higaonna (1853-1915), fundador do estilo Naha-te, quando tinha 14 anos. Resistiu a difíceis treinamentos e em 1915 foi à província de Fujian na China, aperfeiçoar suas habilidades nas artes marciais.

Realizou também muitas pesquisas sobre guerreiros chineses notáveis. Em conseqüência, pode examinar e organizar as técnicas de karate e os princípios de artes marciais que havia aprendido. Consolidou o karate moderno, incorporando elementos eficazes do atletismo, ginástica e de artes marciais, além aos princípios da razão e da ciência.

O discípulo o mais promissor de Chojun Miyagi, Jinan Shinzato, deu uma demonstração no “All Japan Martial Arts Tournament” Oferecendo parabenizações a Ascensão do Imperador, Acontecida no Templo Meiji Jingu em 1929.  Foi-lhe perguntado a que escola do karate pertenceu.

Quando retornou para casa, contou a Miyagi sobre o ocorrido. Miyagi decidiu escolher o Goju-ryu (o estilo pesado-leve), inspirado por um dos “oito Preceitos” do Kempo, escritos no Bubishi, que significa “o método pesado e leve, inalação e expiração”.

A característica principal do Goju-ryu é “o método respiração” acompanhado pelas exclamações vocais, enfatizando a inalação e a exalação “que trazem a força interior e que emitem a força para o exterior”.
Os kata do Goju-ryu são dividido amplamente em: Sanchin (princípios), Kaishu-gata (formas de mão aberta), e Heishu-gata (formas de mão fechada). Os kata tradicionais passados de Kanryo Higaonna às presentes gerações incluem: Sanchin, Saifa, Seienchin, Shisochin, Sanseiryu, Seipai, Kururunfa, Seisan, e Suparinpei (ou Pecchurin). Além dos kata tradicionais, a Goju-ryu adicionou Kokumin Fukyugata, uma série do kata criada por Chojun Miyagi para a popularização em âmbito nacional da escola – Gekisai Dai Ichi, Gekisai Dai Ni e Tensho – que completam os kata Goju-ryu para Tanren.

Kata Típicos do Goju-ryu

Suparinpei

Este kata é também conhecido como Pecchurin (no Shotokan: Hyakuhachiho). Diz-se que este kata consistia em três formas diferentes – Jo (alto), Chu (Médio) e Ge(Baixo) – visto que o Suparinpei atual é Jo (alto), e é o mais longo entre todo o kata de Goju-ryu. As várias técnicas são roladas para fora e para todas as direções, e tem um sentido rítmico rico com um tempo lento-rápido. Isso o faz diferente e atrativo. É um kata que sugere a mística do Goju-ryu.
Na foto , Morio Higaona sensei, Hanshi 10º dan do estilo Goju Ryu.

Morio Higaonna 25- 12-1938)Goju-ryu - Hanshi 9° Dan)

Morio Higaonna  sensei (25- 12-1938)

Devido aos problemas de saúde do administrador do blog, tivemos um atraso considerável nas postagens.  Mas semana que vem teremos a continuação da séria sobre o karate de okinawa.
Até lá, Osu!

____________________________________________________________________________________
Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng
NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005
Anúncios

Sobre Tiago Frosi

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Professor de Karate, estilo Shotokan, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Treinamento Alcance e Associação Israelita Hebraica, em Porto Alegre, Brasil. Instrutor de Tai Chi Wu-Xing na Universidade Holística Internacional, campus Unipaz-Sul, Porto Alegre, Brasil. Terapeuta Transpessoal. Estudioso da cultura oriental, ciência baseada no paradigma emergente, espiritualidade, transdisciplinaridade aplicada à saúde e às práticas corporais.

Publicado em 10/02/2014, em Nossos Colunistas, Tiago Frosi e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Duda Vila Nova

    Republicou isso em Duda Vila Nova.

    Curtir

  2. Oss sensei

    como sempre boas informções….

    Oss
    alberto -Shudokan / Santos-S.P.

    Curtir

  3. Marcelo Luna

    Hyakuhachiho… …meu próximo kata…

    VC conhece esse Kata Thiago sensei?

    Curtir

  4. Osu! Aí vai o link do meu canal com os vídeos desse e outros kata JKS: http://www.youtube.com/user/shinjigenkan

    Curtir

  5. Igor Pedreira - Feira de Santana - Bahia

    Muito bom Tiago e Daniel, é sempre bom um pouco de história, estou gostando muito.
    Oss.

    Curtir

  1. Pingback: TOP 5 de 2014! | PINTO KARATE DOJO

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: