HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA -Parte 5- GOJU RYU

Fundador do  Goju-ryu : Chojun Miyagi
Fundador do Goju-ryu : Chojun Miyagi ( 1888-1953)

Chojun Miyagi tornou-se discípulo de Kanryo Higaonna (1853-1915), fundador do estilo Naha-te, quando tinha 14 anos. Resistiu a difíceis treinamentos e em 1915 foi à província de Fujian na China, aperfeiçoar suas habilidades nas artes marciais.

Realizou também muitas pesquisas sobre guerreiros chineses notáveis. Em conseqüência, pode examinar e organizar as técnicas de karate e os princípios de artes marciais que havia aprendido. Consolidou o karate moderno, incorporando elementos eficazes do atletismo, ginástica e de artes marciais, além aos princípios da razão e da ciência.

O discípulo o mais promissor de Chojun Miyagi, Jinan Shinzato, deu uma demonstração no “All Japan Martial Arts Tournament” Oferecendo parabenizações a Ascensão do Imperador, Acontecida no Templo Meiji Jingu em 1929.  Foi-lhe perguntado a que escola do karate pertenceu.

Quando retornou para casa, contou a Miyagi sobre o ocorrido. Miyagi decidiu escolher o Goju-ryu (o estilo pesado-leve), inspirado por um dos “oito Preceitos” do Kempo, escritos no Bubishi, que significa “o método pesado e leve, inalação e expiração”.

A característica principal do Goju-ryu é “o método respiração” acompanhado pelas exclamações vocais, enfatizando a inalação e a exalação “que trazem a força interior e que emitem a força para o exterior”.
Os kata do Goju-ryu são dividido amplamente em: Sanchin (princípios), Kaishu-gata (formas de mão aberta), e Heishu-gata (formas de mão fechada). Os kata tradicionais passados de Kanryo Higaonna às presentes gerações incluem: Sanchin, Saifa, Seienchin, Shisochin, Sanseiryu, Seipai, Kururunfa, Seisan, e Suparinpei (ou Pecchurin). Além dos kata tradicionais, a Goju-ryu adicionou Kokumin Fukyugata, uma série do kata criada por Chojun Miyagi para a popularização em âmbito nacional da escola – Gekisai Dai Ichi, Gekisai Dai Ni e Tensho – que completam os kata Goju-ryu para Tanren.

Kata Típicos do Goju-ryu

Suparinpei

Este kata é também conhecido como Pecchurin (no Shotokan: Hyakuhachiho). Diz-se que este kata consistia em três formas diferentes – Jo (alto), Chu (Médio) e Ge(Baixo) – visto que o Suparinpei atual é Jo (alto), e é o mais longo entre todo o kata de Goju-ryu. As várias técnicas são roladas para fora e para todas as direções, e tem um sentido rítmico rico com um tempo lento-rápido. Isso o faz diferente e atrativo. É um kata que sugere a mística do Goju-ryu.
Na foto , Morio Higaona sensei, Hanshi 10º dan do estilo Goju Ryu.

Morio Higaonna 25- 12-1938)Goju-ryu - Hanshi 9° Dan)
Morio Higaonna  sensei (25- 12-1938)

Devido aos problemas de saúde do administrador do blog, tivemos um atraso considerável nas postagens.  Mas semana que vem teremos a continuação da séria sobre o karate de okinawa.
Até lá, Osu!

____________________________________________________________________________________
Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng
NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005

7 comentários sobre “HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA -Parte 5- GOJU RYU

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s