
O Fundador do Shorin-ryu, Choshin Chibana (1885-1969), foi pupilo superior de Yasatsune (Anko) Itosu (1831-1915), o grande mestre do estilo Shuri-te. Kanga Sakugawa (conhecido como Tode Sakugawa), Sokon Matsumura e outros foram à China e aprendera Kenpo. Retornando a Okinawa, mesclaram Kenpo com Okinawa Te e sistematizaram os dois estilos em um. Isso foi passado então a Choshin Chibana por Anko Itosu, e nomeado “Shorin-ryu” em 1933.
A característica técnica principal de Shorin-ryu é concentrar instantaneamente a força (explosão). Que se assemelha um tanto ao kendo. A força é expressa no kata do interior para o exterior, de maneira voluntária. Não causa nenhuma pressão aos órgãos internos e pouco distúrbio à respiração. Além disso, não causa nenhuma fadiga muscular desnecessária, e acentua a concentração. Acredita-se que os reflexos podem ser melhorados desta maneira e o poder ofensivo máximo pode ser exercido.
Os kata típicos incluem: Naifanchi (1 a 3), Pinan (1 a 5), Kusanku (dai) e Kusanku (sho), Passai (dai) e Passai (sho), Jion, Jitte, Sochin, Gojushiho, e Chinto.
Pinan foram criados por Anko Itosu como treino para os iniciantes. Acredita-se que Naifanchi foi esenvolvido para treinamento muscular, Kusanku ajuda a melhorar os reflexos, e Passai foi construído para colocar o treino em prática.

PASSAI (SHO)
Também conhecido como Itosu no Passai. É um tipo antigo de kata que é representante de Shorin-ryu. Há um uso alternado de açõesdefensivas e ofensivas, e o kata inclui a maioria das técnicas básicas de Shorin-ryu. A resposta e os movimentos técnicos cruzados, alem da noção de oportunidade são muito poderosos. As ações que tecem as “respostas e os movimentos” estão cheias do dinamismo.
Na foto, Nobuko Oshiro, nascida em 22 de agosto de 1947 . Shorin-ryu , Kyoshi 7° Dan.

JION
Este é um dos mais representativos kata do estilo Shuri-te.
Incorpora uma grande variedade de técnicas, incluindo tazuna-gamae (postura da rédea) e sode-garami (aprisionamento de ombro).
Na foto, Tokumasa Miyagi (nascido em 25 de maio de 1939) Shorin-ryu.
PINAN (1 a 5)
Foram criados por Anko Itosu (1831-1915) ao redor 1907 como um kata para a instrução em Colégios. As técnicas básicas foram feitas ao examinar cada um dos principais kata tradicionais , entre eles Kusanku, Passai e Chinto e combinadas nestes kata de treinamento. Este kata é usado extensamente no estilo de Shuri-te.
Na foto:
1- Tadashi Matsujo ( 1966) – Renshi 6º Dan Shorin Ryu
2- Yuchi Aguni (1953) – Renshi 6º Dan Shorin Ryu
3-Kiyoshi Tuha (1944) – Kyoshi 8º Dan Shorin Ryu

GOJUSHIHO

Este é um kata representativo do estilo Shuri-te. Suas muitas técnicas avançadas incluem: o renzoku-tsuki (socos consecutivos), hiji-ate (quebramento de cotovelo) do shomen-keri (chute dianteiro), o nukite (mão da lança) e em especial o shuto-uke (bloqueio com a mão em espada).
Na foto, Yoshinobu Kohagura (nascido em 23 de maio de 1957)
Shorin -ryu (Kyoshi 7° Dan)
SOCHIN

Um do kata o mais refinados do estilo Shuri-te que foi passado pelas gerações desde tempos antigos.
A primeira metade do kata parece um pouco monótona, porque os movimentos básicos são repetidos lentamente e silenciosamente. Mas de repente, no meio da execução, o kata muda.
O final do kata apresenta: um osae-uke chudan (bloqueio pressionando no nivel médio), um nukite (mão da lança) no mizouchi (plexo solar), seguido de um chute potente e um final rápido rápido.
A parte interessante deste kata é que a força e o espírito de luta vão surgindo ao longo da execução da primeira metade, e demonstrados mais eficazmente na segunda parte.
Na foto, Noritaka Matsui (nascido em 12 de abril de 1973)
Shorin-ryu (1° Dan)
No próximo capítulo iremos falar sobre o estilo Goju Ryu.
Até lá, Ossu!
Reblogged this on Duda Vila Nova and commented:
Excelente sequencia de posts. Recomendo.
CurtirCurtir
Oss Daniel sensei
os estudos de Tiago Frosi sensei estão dando vários aspectos ainda não muito conhecidos do karate e estão cada vez melhores …..
Oss
alberto
CurtirCurtir
Muito bom!
CurtirCurtir
A CADA LEITURA FICO MAIS E MAIS ANCIOSO PELO PROXIMO. OSU! MUITO BOM.
CurtirCurtir
Obrigado pelos ensinamentos!
CurtirCurtir
Pelo que aprendi no Japão, o nome de dois mestres eram iguais, Anko Itosu e Anko Azato, que passaram a se chamar Yasutsune Itosu e Yasutsune Azato, e nã Yasatsune. Esta observação é apenas para colocar o nome certo dos mestres, uma pequena contribuição para este importante artigo, que foi muito bem elaborado, parabéns.
OSS!!!
CurtirCurtir