HISTÓRIA DO KARATE EM OKINAWA – Parte 4 – Shorin-ryu

-choshin-chibana

Choshin Chibana

O Fundador do Shorin-ryu, Choshin Chibana (1885-1969), foi pupilo superior de Yasatsune (Anko) Itosu (1831-1915), o grande mestre do estilo Shuri-te.   Kanga Sakugawa (conhecido como Tode Sakugawa), Sokon Matsumura e outros foram à China e aprendera Kenpo. Retornando a Okinawa, mesclaram Kenpo com Okinawa Te e sistematizaram os dois estilos em um. Isso foi passado então a Choshin Chibana por Anko Itosu, e nomeado “Shorin-ryu” em 1933.

 A característica técnica principal de Shorin-ryu é concentrar instantaneamente a força (explosão). Que se assemelha um tanto ao kendo. A força é expressa no kata do interior para o exterior, de maneira voluntária. Não causa nenhuma pressão aos órgãos internos e pouco distúrbio à respiração. Além disso, não causa nenhuma fadiga muscular desnecessária, e acentua a concentração. Acredita-se que os reflexos podem ser melhorados desta maneira e o poder ofensivo máximo pode ser exercido.

Os kata típicos incluem: Naifanchi (1 a 3), Pinan (1 a 5), Kusanku (dai) e Kusanku (sho), Passai (dai) e Passai (sho), Jion, Jitte, Sochin, Gojushiho, e Chinto.

Pinan foram criados por Anko Itosu como treino para os iniciantes. Acredita-se que Naifanchi foi esenvolvido para treinamento muscular, Kusanku ajuda a melhorar os reflexos, e Passai foi construído para colocar o treino em prática.

Nobuko Oshiro -  1947 Kyoshi 7° Dan

Nobuko Oshiro

PASSAI (SHO)

Também conhecido como Itosu no Passai. É um tipo antigo de kata que é representante de Shorin-ryu. Há um uso alternado de açõesdefensivas e ofensivas, e o kata inclui a maioria das técnicas básicas de Shorin-ryu. A resposta e os movimentos técnicos cruzados, alem da noção de oportunidade são muito poderosos. As ações que tecem as “respostas e os movimentos” estão cheias do dinamismo.

Na foto, Nobuko Oshiro, nascida em 22 de agosto de 1947 . Shorin-ryu , Kyoshi 7° Dan.

TokumasaTokumasa -  1939 Shorin-ryu

Tokumasa

JION 

Este é um dos mais representativos kata do estilo Shuri-te.
Incorpora uma grande variedade de técnicas, incluindo tazuna-gamae (postura da rédea) e sode-garami (aprisionamento de ombro).

Na foto, Tokumasa Miyagi (nascido em 25 de maio de  1939) Shorin-ryu.

PINAN (1 a 5)

Foram criados por Anko Itosu (1831-1915) ao redor 1907 como um kata para a instrução em Colégios. As técnicas básicas foram feitas ao examinar cada um dos principais kata tradicionais , entre eles Kusanku, Passai e Chinto e combinadas nestes kata de treinamento. Este kata é usado extensamente no estilo de Shuri-te.
Na foto:
1- Tadashi Matsujo ( 1966) – Renshi 6º Dan  Shorin Ryu
2- Yuchi Aguni (1953) – Renshi 6º Dan Shorin Ryu
3-Kiyoshi Tuha (1944) – Kyoshi 8º Dan Shorin Ryu

Pina Kata

Pina Kata

GOJUSHIHO

Yoshinobu Kohagura

Yoshinobu Kohagura

Este é um kata representativo do estilo Shuri-te. Suas muitas técnicas avançadas incluem: o renzoku-tsuki (socos consecutivos), hiji-ate (quebramento de cotovelo) do shomen-keri (chute dianteiro), o nukite (mão da lança) e em especial o shuto-uke (bloqueio com a mão em espada).

Na foto, Yoshinobu Kohagura (nascido em 23 de maio de 1957) 

Shorin -ryu (Kyoshi 7° Dan)

SOCHIN

Noritaka Matsui

Noritaka Matsui

Um do kata o mais refinados do estilo Shuri-te que foi passado pelas gerações desde tempos antigos.
A primeira metade do kata parece um pouco monótona, porque os movimentos básicos são repetidos lentamente e silenciosamente. Mas de repente, no meio da execução, o kata muda.
O final do kata apresenta: um osae-uke chudan (bloqueio pressionando no nivel médio), um nukite (mão da lança) no mizouchi (plexo solar), seguido de um chute potente e um final rápido rápido.

A parte interessante deste kata é que a força e o espírito de luta vão surgindo ao longo da execução da primeira metade, e demonstrados mais eficazmente na segunda parte.
Na foto, Noritaka Matsui (nascido em 12 de abril de 1973)
Shorin-ryu (1° Dan)

No próximo capítulo iremos falar sobre o estilo Goju Ryu.
Até lá, Osu!

____________________________________________________________________________________
Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng
NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005
Anúncios

Sobre Tiago Frosi

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Professor de Karate, estilo Shotokan, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Treinamento Alcance e Associação Israelita Hebraica, em Porto Alegre, Brasil. Instrutor de Tai Chi Wu-Xing na Universidade Holística Internacional, campus Unipaz-Sul, Porto Alegre, Brasil. Terapeuta Transpessoal. Estudioso da cultura oriental, ciência baseada no paradigma emergente, espiritualidade, transdisciplinaridade aplicada à saúde e às práticas corporais.

Publicado em 13/01/2014, em Nossos Colunistas, Tiago Frosi e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Duda Vila Nova

    Reblogged this on Duda Vila Nova and commented:
    Excelente sequencia de posts. Recomendo.

    Curtir

  2. Oss Daniel sensei

    os estudos de Tiago Frosi sensei estão dando vários aspectos ainda não muito conhecidos do karate e estão cada vez melhores …..

    Oss
    alberto

    Curtir

  3. Marcelo Luna

    Muito bom!

    Curtir

  4. antonio sergio gomes de oliveira

    A CADA LEITURA FICO MAIS E MAIS ANCIOSO PELO PROXIMO. OSU! MUITO BOM.

    Curtir

  5. Alex Araújo

    Obrigado pelos ensinamentos!

    Curtir

  6. corrado spallanzani

    Pelo que aprendi no Japão, o nome de dois mestres eram iguais, Anko Itosu e Anko Azato, que passaram a se chamar Yasutsune Itosu e Yasutsune Azato, e nã Yasatsune. Esta observação é apenas para colocar o nome certo dos mestres, uma pequena contribuição para este importante artigo, que foi muito bem elaborado, parabéns.
    OSS!!!

    Curtir

  1. Pingback: TOP 5 de 2014! | PINTO KARATE DOJO

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: