
Origens do Karatê e Linhagens
São considerados três grandes aspectos na história do desenvolvimento do Karatê.
Primeiro, a combinação de estilos chineses com a arte marcial local chamada “Te “, que existia desde tempos antigos em Okinawa. Te atravessa uma completa sistematização.
Segundo, as relações comerciais com a China trouxeram também influências culturais, e foram introduzidos em Okinawa diversos artigos sobre Artes Marciais. Que mais tarde foram formalizados e adaptados para a realidade Okinawana.

Terceiro, durante o reino do rei Shoshin (1477-1526), a Classe Guerreira foi concentrada em Shuri, e a ordem da “Caça à Espada” foi reforçada simultaneamente. A “política de proibição do porte de armas” foi reforçada também após a invasão de Ryukyu pelo Clã Satsuma (1609).
Nesta época, o chamado ‘Karate Tradicional’ não possuía ryu (escolas).
Mas parece que os Okinawanos tiveram sucesso ao implementar as características de Shorin-ryu e de Shorei-ryu, ambos importados da China.
O conceito dos “ryu “( escolas) de hoje, foi desenvolvido no início do século 20. Antes disso, os estilos foram divididos em Shuri-te (mais tarde Shorinji-ryu, Shorin-ryu, etc), Naha-te (mais tarde Goju-ryu, etc) e Tomari-te (mais tarde Matsubayashi-ryu, etc) todos foram nomeados após as características de seu kata, nomes de lugares tradicionais, e assim por diante.

Havia também as escolas Ryuei-ryu e Pangainun-ryu (mais tarde Uechi-ryu), que se originou em Nanpa Shorin Ken da China.
O Sistema de Ryu organizado desde 1920 perdura até os dias atuais.
Após a segunda guerra mundial, houve uma segmentação forte dos ryu, e existem cerca de 60 ryu e associações hoje em dia..
A baixo temos a crianção e linhagem dos estilos de karate antes do atual conceito de escolas ( clique na imagem para ampliar).
Na próxima semana iremos falar da característica do estilos da época.
Até lá.
Ossu!
Fonte: Wonder Okinawa – Centro de Estudos da Prefeitura de Okinawa em Manifestações Culturais e Artes Marciais. http://www.wonder-okinawa.jp/023/eng
NAKAZATO, Jyoen; OSHIRO, Nobuko; MIYAGI, Tokomusa; TUHA, Kiyoshi; KOHAGURA, Yoshinobu; HIGAONNA, Morio; TAIRA, Yoshitaka; SAKUMOTO, Tsuguo. Karatê de Okinawa e Artes marciais com Armas / Okinawan Karate and Martial Arts with Weaponry. Disponível em: <www.wonder-okinawa.jp/023/eng>. Acesso em: 20 jun. 2005.
Como sigo a linha histórica de Patrick McCarthy, queria colocar algumas questões.
Sobre a criação do Okinawa Te, segundo esse pesquisador, a arte que conhecemos hoje deu-se da fusão de 04 artes marciais ou sistemas de combate, sendo 02 nativos de Okinawa e 02 estrangeiros.
Os sistemas nativos seriam o Tegumi (grappling de Okinawa) e o Torite, um sistema de chaves e imobilizações em sua maioria criadas para serem aplicadas em pé, criada pelos Peichin para imobilizarar criminosos sem causar maiores danos.
Os estrangeiros seriam o Kuan fan, em suas diversas formas (enfase no estilo Garça branca).
E esse ultimo que veio de bem mais longe que a China, o boxe Siamês. Poucos sabem, mas Okinawa teve aliança de comércio por 200 anos com o Reino do Sião, e existem relatos de um Viajante Inglês que presenciou Siameses treinando com nativos de Okinawa.
Ah! Caso alguém nao saiba, o Reino do Sião é conhecida hoje como Thailandia, e o boxe Siames como “Muay Boran”.
Outro tópico, é a separação de estilos por cidade.
Até onde sei, nenhum desses 03 estilos (Shurite,Tomarite e Nahate) viraram algum dos estilos moderno como Shorin ryu e Goju ryu.
Praticantes de um desses estilos geralmente tinha conhecimentos dos outros 02, pois as cidades eram muito proximas e eles trocavam conhecimento, como Itosu e Asato.
Miyagy era senpai de Funakoshi, eles treinaram junto, isso quer dizer que Miyagy não treinou somente Nahate, e o Goju ryu não se baseia apenas nesse estilo. Assim como o SHorin ryu nao se baseia apenas no Shurite. Nem mesmo o Shotokan, que é um estilo descaradamente Shurite, escapou da influencia do Nahate, como podemos ver na linha tekki e no kata Hangetsu. Além de existirem outros estilos que se baseiam em Nahate, como o Motobu ryu e o Uechi ryu, que mesmo sendo desenvolvido separadamente, manteve uma incrivel semelhança com a linha de Naha.
Espero que o amigo nao receba meu texto como correção ou critica. São apenas opniões como o propósito de gerar um debate saudável no qual possamos aprender mais.
GAMBATTE!!
CurtirCurtir
Fonte em português:
http://www.flaviocosta-karatedo.com/2012/05/origem-do-okinawa-te.html
CurtirCurtir
Grande Marcelo, valeu a contribuição. vale lembrar que o que estamos disponibilizando é uma tradução da história como é oficialmente explicada pela Prefeitura de Okinawa.
Há que se aprofundar bastante e usar a metodologia da pesquisa histórica mesmo para irmos além tanto dessa versão oficial quanto da versão do prof. McCarthy, ambas tem coisas a corrigir.
A questão é muito mais complexa. Por exemplo: para florear a história e ganhar a atenção daqueles que esperam novidades McCarthy explora a novidade de que artes tailandesas influenciaram o karate de Okinawa (isso pode até ser verdade pela presença do punho com a ponta do dedo indicador no centro da mão do Motobu-ryu) mas é uma questão totalmente secundária. Porque secundária? Pela natureza do Karate de Okinawa! Karate de Okinawa é centrado em treino de tanren (calejamentos, treinos com pesos e enraizamentos) e kata (formas). A classificação dos kata em Shuri-te, Naha-te e Tomari-te é apenas uma convenção para se esconder que Karate veio dos Quan-fa (estilos de arte marcial chinesa). Isso é evidente pois todas as armas de Kobudo de Okinawa, todos os exercícios de calejamento e os fundamentos dos Kata existem em estilos chineses. O que os oquinauenses fizeram foi simplesmente aprender superficialmente esses fundamentos e fazer uma grande salada! Todos podem assistir vídeos de Hung Gar Kuen e perceberão de cara a semelhança com o treinamento físico e a maioria dos kata de Goju-ryu. O kakie de Goju-ryu nada mais é que uma corruptela usando força bruta do treinamento de Tui-shou dos estilos internos e por aí seguimos. Isso acontece com todos os estilos, o tabu é admitir que Karate é uma versão local da arte marcial chinesa. Influenciado pelo discurso dos mestres (incluindo aí Funakoshi e Nakayama sensei) por muito tempo resisti a essa ideia, mas a verdade é que o método científico da história me mostrou que não era verdade e que
só quando entendermos as raízes nos estilos chineses entenderemos algumas técnicas do Karate. Para alguns oque digo é uma blasfêmia, mas isso é a única coisa que pode ser comprovada. Em algum momento, daqui a muitos anos e pesquisas, poderemos falar profundamente desses detalhes e esmiuçar a origem de cada técnica, pois é preciso pensar na origem de cada Kata, não do estilo. Um mesmo estilo (como o Shotokan, por exemplo), tem Kata baseados em Shaolin-quan, outro em Mizhong-quan, outro provavelmente em Baihe-quan e até em Taiji-quan. Mas quando pensamos que um estilo tem uma origem em coisas como as propostas pelo prof. McCarthy ficamos balançando as mãos entre as nuvens enquanto a verdade se esconde debaixo dos nossos pés
Abraços, Osu!!!
CurtirCurtir
Da uma olhada nesse link tem boas imagens de karate e outras coisas
http://www.shinkitaikarate.ca/Scona/Glossary/Glossary%20index.html
Alem disso vi que vc mora no japao como conseguiu isso ? NADA desse comentarios tem haver com o post mais obrigado se responder
CurtirCurtir
Até onde sei, os proprios Karatekas de Okinawa nunca deram muita importancia a história antiga do karate especificamente pelo fato de muitas de suas raizes ter vindo da China. Sei que muito do Karate é arte Chinesa, mas isso tbm não destroi a hipótese do karate tbm ter outras fontes, tanto nativas quanto estrangeiras.
Bem, existem algumas poucas evidencias, mas existem.
OSU!
CurtirCurtir
Republicou isso em Duda Vila Novae comentado:
Parte 2 da história oficial do Karate segundo a prefeitura de Okinawa.
CurtirCurtir