História do Karatê em Okinawa

Comemoração do Estabelecimento dos Kata Básicos do Karatê-Do (1937) (Frente, a partir da direita) Chojun Miyagi, Chomo Hanashiro, Kentsu Yabu, Chotoku Kyan(Atrás, a partir da direita) Genwa Nakasone, Choshin Chibana, Choryo Maeshiro, Shinpan Shiroma.
Comemoração do Estabelecimento dos Kata Básicos do Karatê-Do (1937)

É sabido que as Artes Marciais tradicionais de Okinawa chamadas Te e o Kenpo Chinês foram mesclados e resultaram no  karate.  Karate, após certo tempo, se desenvolveu bastante em Okinawa por diversos motivos, incluindo a proibição do uso de armas, seguida da centralização política do Rei Shoshin (1477-1526) e da invasão do clã Satsuma aos Ryukyus (1609).
Houve um novo desenvolvimento no processo de formação do ‘Karate Moderno‘, tendo como grandes empreendedores os homens conhecidos como Chuko no so (Os Revitalizadores), incluindo Sokon Matsumura (1828-1898) do Shuri-te , Kosaku Matsumora (1829-1898) do Tomari-te e Kanryo Higaonna (1853-1915) do Naha-te.

Em 1908, ‘Os 10 Artigos do Karate‘ preparados por Anko Itosu, foram apresentados à Seção de Assuntos educacionais da Prefeitura de Okinawa. Depois disso, o karate começou a ser introduzido no currículo escolar como disciplina de educação física, adquirindo agora grande aceitação, em contraste com os princípios secretos de Isshi-soden (transmissão completa de um conjunto de técnicas de um determinado estilo apenas para seu herdeiro) pregados anteriormente.

Treinamento do grupo Junior da 2a. Escola de nível médio da Prefeitura de Okinawa, 1937 (Instrutor: Juhatsu Kyoda)
Treinamento do grupo Jr. da 2a. Escola de nível médio da Pref. de Okinawa, 1937

No início do século XX, o karate passou a ser introduzido no Japão por diversos mestres, incluindoGichin Funakoshi (1871-1954, Fundador do Shotokan-ryu), Kenwa Mabuni (1891-1952, Fundador do Shito-ryu;), Kanbun Uechi (1877-1948, Fundador do Uechi-ryu ) e Chojun Miyagi (1888-1953, Fundador do Goju-ryu).
Também, em toda Okinawa, o karate era ensinado por mestres como Chotoku Kyan (1870-1945), Choki Motobu (1870-1941) e Choshin Chibana (1885-1969, Fundador do Shorin-ryu).
Diz-se que o nome original, TODE, foi alterado para KARATE (mãos vazias), nesta época..

O karate passou a ser difundido pelo mundo após a guerra. Os maiores contribuidores para isso foram os imigrantes que foram viver e tentar a sorte no exterior, e os militares norte-americanos qu ocupavam o Japão nessa época..

Em 1969, karatekas de Okinawa foram convidados a dar uma demonstração no 1° All Japan Karate Championship . O torneio foi realizado nao Nihon Budokan , em Tóquio.

Depois em 1984, Tsuguo Sakumoto (Ryuei-ryu) conquista a medalha de ouro no 7° Campeonato Mundial de Karate  realizado na Holanda. Em 1987, Okinawa alcançou grandes vitórias tanto na categoria masculina quanto feminina, na modalidade Karate-do no 42° Festival Nacional de Esportes (fase do outono, conhecida como Kaiho-Kokutai).

Nos próximos capítulos iremos abordar a origem do karate, segundo nossas fontes, as linhagens e suas características .

Até lá.
Osu!

8 comentários sobre “História do Karatê em Okinawa

  1. Oss Tiago sensei

    10 , mande mais , informação sempre é mais do que bem vinda….

    Oss
    alberto – Shudokan / Santos – S. P.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s