KARATE-KA BRASILEIROS NO JAPÃO- Parte 1

Tiago frosi no Japão 1
Minha viagem ao Japão – Tiago Frosi

A pedido do Pinto-san estou escrevendo esse texto para que mais pessoas saibam como é a experiência de ir ao Japão, desmistificando as dificuldades para esse tipo de viagem que muitos acreditam ter. Já aproveito para agradecer à Nathalia e ao Clauder Betemps sensei por darem o suporte, não só a mim, mas a toda delegação da seleção brasileira da JKS que foi a essa viagem. Essa dupla pesquisou voos mais acessíveis, hotéis e informações que facilitaram muito nossa ida. Lá também tivemos o suporte do sensei Uriu, que nos deu muitas dicas de onde ir e o que comprar mais barato, tudo isso ajudou muito. Tirando o ar-condicionado do avião que nos matou na ida e na volta foi tudo muito bom!

                Primeiro vamos falar das passagens aéreas, visto e hotel, o básico para viajar com um pouco menos de estresse (já que pra uma viagem de 35 horas você deve ficar nervoso de qualquer jeito! hehehe): o ideal é guardar uma boa grana pra uma viagem dessas (entre R$8.000,00 e R$10.000,00), e comprar as passagens aéreas e providenciar o passaporte com pelo menos seis meses de antecedência. Essas compras podem ser feitas pela internet onde também se pode fazer a reserva (sem pagamento prévio) do hotel (booking.com). Aconselho você para que uns dias antes mexa no booking.com para garantir a reserva, pois alguns colegas tiveram problemas com parte da reserva não efetuada. Levar tudo impresso é imprescindível! O visto é tirado com mais facilidade se você já tiver essas duas coisas feitas (passagem comprada e hotel reservado) e, se tiver alguma forma de indicação, fica mais fácil de o consulado japonês liberar o visto. Nesse aspecto fazer parte de uma escola com sede no Japão (JKA, JKS, KWF, Goju-kai, Shito-kai, Wado-kai) ajuda, pois essas entidades enviam cartas de confirmação da filiação, o que é muito valorizado no Nihon.

Tokyo 2
Realizando um sonho

                Lembre-se também de questões práticas! O Japão tem épocas de muito calor ou de muito frio, então esteja atento para a época em que está pretendendo fazer a visita! Leve malas grandes e não muito cheias, você vai encontrar muitas coisas que valem a pena “importar”, desde material para o treino, objetos de decoração, livros, roupas… A “boa grana” também é pra isso! Perto do hotel onde ficamos hospedados havia um local com caixas eletrônicos, onde pudemos sacar ienes diretamente da nossa conta incrivelmente um dos idiomas da máquina era português! Aconselho a sacar uma quantia já grande, ao invés de sacar várias pequenas quantias ao longo dos dias, pois a taxa bancária cobrada (que não é muito alta) é a mesma independente do valor sacado, mas a mesma é cobrada sempre que é realizado um saque. Também não se estresse com dólares, você só utiliza nos aeroportos não japoneses (no nosso caso Dubai, mas a viagem pode ter escala na Europa, etc). No Japão você só vai usar ienes, não aceitam outra coisa além disso e do cartão de crédito.

                Procure fazer um roteiro antes, já é bom saber os endereços e localizações aproximadas de onde você vai. Nas estações de metrô há mapas em inglês e japonês de todas as rotas que levam a praticamente qualquer lugar da cidade por um preço bem acessível. Praticamente não há necessidade de andar de táxi ou de ônibus em Tokyo se você souber inglês e tiver um mapa consigo. Num primeiro momento, como quase tudo está escrito em japonês, por onde você passa se assusta. Mas rapidamente se acostuma, é só prestar atenção nas informações à volta disponíveis em inglês e ir embora, não tem erro! Por alguma razão (chamei de cagaço), também, a intuição fica aguçada e você acaba indo para os lugares certos, basta ter coragem pra se jogar nessa viagem!

Osu!!!

 

 

5 comentários sobre “KARATE-KA BRASILEIROS NO JAPÃO- Parte 1

  1. olá Vale a pena comprar no Brasil o passe de trem da JR Line de 7 ou 14 , dias com ele e possível andar no trem bala e qq outro meio de transporte da empresa pelo Japão e economiza uma boa grana. Oss

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s