SEMINÁRIO COM MIKIO YAHARA SENSEI – Por José Pedro Leal

Aquecimento sob a supervisão de Otsuka sensei

Aquecimento sob a supervisão de Otsuka sensei

No dia 25 de maio, no Clube Militar  Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro, foi organizado pela  Associação Kyokai e Roberto Sant’Anna sensei o  seminário internacional com Sensei Yahara Mikyo  juntamente com o seus assistentes  Senseis Masamicho Otsuka e Shinichi Okada, ambos instrutores oficiais do Hombu Dojo KWF.
O seminário contou com a presença de Sensei Felipe Martins, Chefe Instrutor da KWF no Brasil, que foi um dos responsáveis pelo  evento e cerca de 170 karatecas, alguns de diversos países como Argentina, Venezuela, Chile e Rússia. O seminário se iniciou às 14h e começou com  um aquecimento  que  visava bem o alongamento do quadril e das pernas, tudo  sobre a vigia de Otsuka sensei.
Após o aquecimento, Sensei Yahara pediu para todos os participantes formarem duplas para fazerem um pequeno Jyu-Kumite. Depois disso, Sensei Yahara demonstrou para todos com a ajuda de Otsuka e Okada, a importância do giro do quadril em uma demonstração de uma sequencia  onde era aplicado o  gyaku zuki  partindo de um kamae em  tate shuto e voltando com gyaku zuki.  Mais uma sequência foi demonstrada desta vez  começando com a aplicação de  gyaku zuki, indo para posição kamae usando compressão máxima e voltando com gyaku zuki, com Sensei Yahara frisando sempre a importância da compressão  e o uso da “mola “( BANE = バネ) na execução dos movimentos. Após todos acompanharem, foi a hora dos participantes realizarem  os movimentos ao comando de  Sensei Yahara  que  sempre nos lembrava a importância da  utilização da compressão que foi demonstrada, era perceptível o  kime que era gerado.

O famoso Kaiten Koshi com uraken

O famoso Kaiten Koshi com uraken

Sensei Yahara  comentou a  importância de  se executar o Jyu-Kumite usando  as técnicas por ele apresentadas, pois normalmente não aplicamos as técnicas corretas que fazemos no kihon básico e no Jyu-Kumite. Também frisou a importância da utilização da rotação / compressão indo ao limite com o objetivo de treinar o corpo à estes movimentos aumentando o poder dos golpes.  Ele falou muito de utilizar os ataques e defesas sempre pensando no “ichi geki hissatsu”, ou seja, finalizar a luta com um único golpe.

Em seguida, Sensei Yahara demonstrou para todos com a ajuda novamente  de seus auxiliares  seu famoso movimento de uraken giratório (kaiten koshi com uraken). Todos ficaram impressionados com o kime e a velocidade  em sua demonstração, mesmo com seus 66 anos e sua recém-cirurgia no ombro.   Ele  ainda demonstrou a importância do centro de gravidade nas bases zenkutsu dachi, kokutsu dachi e kiba dachi, e em seguida pediu para Otsuka demonstrar uma adaptação do Kata Heian Shodan utilizando todos os três movimentos básicos da KWF inclusive o kaiten koshi com uraken.

Depois foi a hora todos colocarem em prática o que já havia sido apresentado. Sensei Yahara pediu para que  todos fizessem  as três sequencias apresentadas, primeiro gyaku zuki  a partir do kamae em tate shuto, depois gyaku zuki, indo para posição kamae e por último aplicando a sequencia gyaku zuki  seguida de  kaiten koshi com uraken.

Se aproximando do final do seminário, Sensei Yahara pediu para todos formarem duplas e fazerem uma nova sequencia que havia sido demonstrada, na qual eram usados os movimentos oi zuki, jodan ague uke, gyaku zuki, soto uke e o kaiten koshi com uraken. Com as mesmas duplas, Sensei Yahara pediu para realizarem um Jyu-Kumite para treinar técnicas de defesa e ataque que ele havia demonstrado anteriormente, definindo bem os movimentos.

Jão Pedro e a cúpula da KWF

José Pedro Leal e a cúpula da KWF

Na parte final,  ele  respondeu diversas dúvidas e curiosidades de todos os presentes e ainda pediu para todos realizarem novamente as três sequencias que foram aprendidas, mais um treinamento do chute mae geri.

Com o término do seminário, por volta das 17h30min, teve uma sessão de fotos com Sensei Yahara, Otsuka e Okada e a entrega dos diplomas.

Sobre o seminário, fiquei impressionado com a organização, meus parabéns a todos que o organizaram, principalmente ao Sensei Felipe Martins pela educação com todos os presentes e sem palavras por ver uma lenda do Karate que é o Sensei Yahara, um homem de estatura baixa e já com idade, mas que possui uma força e velocidade de deixar todos impressionados. Todos ficaram muito satisfeitos com o seminário e com a oportunidade que tiveram de aprender e estar perto dessa lenda.

Sensei Yahara, Osu!

Texto de José Pedro Leal, Faixa Preta 1º Dan pela SKIF Brasil

Colaboração de Sensei Felipe Martins, Chefe Instrutor da KWF no Brasil

Revisão  de Daniel Pinto

Gostou? Então clica nesses botões aqui em baixo!

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 31/05/2013, em José Pedro Leal, WorkShop - Cursos e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Foi muito bom participar desse seminário, estar perto de uma lenda dessas foi excelente.
    Obrigado novamente pela oportunidade Pinto.
    Oss!

    Curtir

  2. Lúcio Ferreira

    Muito proveitoso o seminário, ums dos melhores que já fiz. OSS!!!

    Curtir

  3. Pedro, Muito show este seu relato sobre o seminário. Parabéns!

    Curtir

  4. Gustavo Lucena

    O curso foi muito bom, tanto no Rio como em RPreto, sem enganação de encher linguiça com heian shodan. Com certeza Sensei Yahara é o segundo melhor japones que passou por aqui.

    Curtir

  5. Adriano Martins

    gostei muito do seminário,fui em ribeirão e queria aproveitar aqui para destacar a organização do evento,quando houver outro,tô dentro.OSS

    Curtir

  6. Felipe Andrade. Arraial do Cabo-RJ

    inveja branca, rsrsrsrs.

    Curtir

  7. Allan Franklin

    Oss,é maravilhoso saber que um mestre com a competência e histórico do Shihan Yahara veio ao Brasil e deu a honra não só de dar uma aula maravilhosa para os brasileiros a qual lamentavelmente não pude participar e principalmente deu a honra ao meu amigo o Sensei José Pedro Leal a honra de tirar uma foto com ele.Obrigado Sensei José Pedro pela amizade e sempre humildade exemplificada nas nossas conversas como ao Shihan Yahara pelo carinho com os brasileiros.Oss!

    Curtir

  8. Oss
    Muito Obrigado por compartilha tal experiência, com certeza foi um excelente experiencia.
    Parabéns a todos que participaram.
    Abraços
    Oss

    Curtir

  9. No tocante ao conteúdo do seminário o acima narrado esta perfeito! Parabéns.

    Contudo faço as seguintes ressalvas quanto a organização:

    quanto ao tempo de duração (3 horas – muito pouco);
    falta de limpeza do dojo/quadra (estava imunda) o que sem dúvida para os japoneses e para mim foi uma falta imperdoável;
    e por fim a falta de água.

    Curtir

  10. RODRIGO VIANA

    PARABÉNS à Organização do evento, por ter propiciado tal oportunidade…
    Gostaria muito de ter participado.

    Rodrigo Viana
    Itabirito/MG

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: