PENSANDO UM POUCO.

As mãos são vazias, mas a cabeça deve está repleta de responsabilidades!

Já são quase 19 anos de prática de karate, e a cada ano que se passa eu percebo que os alunos iniciantes e com baixa graduação precisam da orientação dos seus sensei. Não somente na parte técnica, mas na postura e reigi (respeito). Esses anos me mostraram que mesmo estes alunos sendo adultos de 30 anos ou senhores de 40, ainda se portam como adolescentes quando colocam um dogi e uma faixa colorida na cintura, se comportando sem respeito, contando bravatas ou falso moralismo.

Devem ser orientados e conscientizados de que praticam não somente um esporte ou arte de defesa pessoal, devem saber que estão aprendendo parte da cultura de um povo, e esta deve ser respeitada e preservada . Mas para que tudo isso aconteça, o sensei deve primeiro saber o que ensina. O Sun Tzu ( o livro da Arte da guerra) já dizia que o General deve saber recompensar e punir sues subordinados, assim será respeitado, temido e sempre seguido (é algo assim, não lembro bem).

Mas tenham cuidado! Alguns picaretas podem se prevalecer disso , e cobrar respeito sem merecer nenhum!

Gostou? Clica nesses botões ai em baixo!

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 13/09/2012, em Pinto San e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Respeito traz evolução e equilíbrio !!

    Curtir

  2. Oss Daniel Sensei

    é isso que Pedro Sensei ,da Mushinkan fala o tempo todo……

    sem respeito não se aprende nada…

    Meu Senpai de Kobudo Dr. Maurici Aragão faz questão de lembrar em todas as aulas a mesma frase de sua ilustração no começo e no fim dos treinos…

    Oss
    alberto
    Associação Shudokan – Santos / S.P.

    Curtir

  3. Caríssimo Pinto San,

    Observei no karatê uma poderosíssima forma de ensinar respeito através de um sensei que tive o prazer de ter aula com ele.

    A forma através da qual ele ensinava o respeito era transmitindo respeito. Pense você uma cidade bem fria daqui do sul do Brasil. Agora some a isso chuva e vento. Ok… pois esse sensei, acontecesse o que fosse, ele estava comandando a saudação, quase sem precisar olhar para o relógio para “sentir” o ponteiro cruzar o “zero” das seis e meia da manhã. A forma paciente com a qual ele tolerava certos erros dos brancas, erros estes corrigidos nos amarelas, cobrados dos vermelhas, assim… com uma tranquilidade como que se soubesse já no que iríamos errar. Era absurda a precisão. E pacientemente sentíamos o kime, a postura, os chutes indo gradualmente melhorando.

    O que quero mostrar é que ele não ficava ajeitando a posição do dedão do pé de um branca. Sabia que muita coisa ainda precisava ser moldada até se chegar a tal dedão. E isso contagiava, ensinando a afobados esperarem pacientemente a vez para falar, a vez para aprender determinado kata e, exportando para a vida lá fora, aprendiam a esperar os frutos da vida ficarem maduros para sorvê-los.

    O respeito era que como algo que ia sendo absorvido e automatizado para fora do dojo e atuava como um cimento que ia unindo esses tijolos de aprendizado.

    Não vi isto em nenhuma outra arte marcial.

    []´s
    BigBoy

    Curtir

  4. Pura verdade, alguns sensei esquecem também que a orientação não se baseia somente em técnicas de socos e chutes, mas a filosofia como um todo e pra mim ser um Sensei é perceber quando um aluno precisa de ajuda em uma questão de sua vida e ajudá-lo da melhor forma possível por meio do budo. Ser Sensei não é estar acima de seus alunos ou muito menos se rebaixar a eles, ser Sensei é mais do que mandar é entender a peculiaridade de todo aluno e ser amigo de todos e mantendo o respeito devido!

    OSS!
    Yan Ferreira de Alencar
    18 Anos, Juazeiro do Norte, CE

    Curtir

  5. adriano martins do nascimento

    OSS Pinto San,sou faixa marrom(tenho 44 anos),meu Sensei viajou e pediu que durante alguns dias eu conduzisse o treino,eu foquei em cima do karate budo,pq não só a garotada,o que é mais preocupante,a turma dos 20 aos 35,me pediram pra eu priorizar o shiai kumite,segundo um faixa roxa,”a gente quer melhorar na porrada”,pois bem, esse mesmo faixa roxa,gastou dois treinos pra chegar na metade do heian nidan,resumindo,estão todos muito ansiosos,querendo construir uma casa de alvenaria em cima de areia.Eles querem pular o alicerce,o princípio básico do karate tá ficando pra trás,existem professores(graças a Deus) como citou o BigBoy,mas infelizmente tem muito picareta querendo apenas encher academia,as vezes algumas pessoas criticam Sensei Roberto Santana,mas ele tá corretíssimo,esses picaretas deveriam ser banidos do karate.OSS

    Curtir

  6. Alex Araújo - Santa Cruz RN (Academia Pequeno Felino)

    Já treino há alguns anos e sempre achei que a arte marcial tem que ser ensinada de acordo com os ensinamentos e tradições orientais, nunca fugindo das origens. Muita coisa está se perdendo com o tempo e isso é justamente devido aos professores que tem um pensamento diferente a isso, colocando a forma e o porquê das artes marcias da maneira que pensam e não como deveria ser. Sinto-me orgulhoso em ter um professor qualificado tecnicamente e seguidor desses preceitos e acho que enquanto praticantes devemos divulgar a maneira correta desta nobre arte. Acho até que se víssemos mais como “arte” do que propriamente um esporte seria mais trabalhado hierarquia e conduta, pois o foco principal seria a essência do karatê. Na academia que treino em minha cidade é visto dessa forma. Oss!

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: