CURSO COM HIROKAZU KANAZAWA SENSEI- Por José Pedro Leal

Curso com Kanazawa sensei no Rio de Janeiro

Jose Pedro e Kanazawa sensei

Nos dias 25 e 26 de maio, na cidade do Rio de Janeiro, foi organizado pela SKIF um curso ministrado pelo Sensei Kanazawa e pelo Shihan Manabu Murakami no ginásio da UERJ. No primeiro dia de curso, das 18h às 21h, o início teve um pequeno atraso por conta da quantidade de karatecas inscritos para o evento, um pouco mais de 200 pessoas. Depois de toda a arrumação, Sensei Kanazawa chegou e mesmo com sua idade avançada demonstrou a todos toda a sua sabedoria e grande respeito. O aquecimento foi realizado sobre a vigia do Shihan Manabu Murakami, com o Sensei Luiz Otávio (Diretor Administrativo da SKIF) traduzindo para todos os presentes o que era citado. O aquecimento visava principalmente o alongamento das pernas. Logo após o aquecimento, começou o Kihon com algumas demonstrações de Sensei Kanazawa e Murakami.  Eles demonstraram a importância da respiração em harmonia com o corpo e às maneiras de se fazer corretamente movimentos como gyaku-zuki, soto-uke e algumas sequências como mawashi-geri com gyaku-zuki, entre outros.

Foi possível admirar que mesmo com a idade avançada de Sensei Kanazawa, que ele ainda possui uma grande agilidade e um ótimo Kime, além de uma enorme sabedoria. Depois de várias sequências de Kihon, começou o Sanbon Kumitê, com Sensei Kanazawa e Shihan Manabu Murakami demonstrando cinco sequencias para serem aprendidas por todos. Depois de todas as sequencias serem repetidas por todos, era feito um frente a frente para fazer na pratica o que foi aprendido. No final do primeiro dia de curso, foram feitos os Katas Heian Shodan e Heian Nidan, no intuito de corrigir a postura dos participantes e algumas manias.

O segundo dia do curso foi dividido em duas etapas, uma delas na parte da manhã das 10h às 12h e uma na parte da tarde das 14h às 16h. Na parte da manhã foi feito no começo um alongamento bem parecido com o do primeiro dia e logo após Sensei Kanazawa e Shihan Manabu Murakami deram início a demonstrações de Kihon Ippon Kumitê e Jiu Ippon Kumitê com algumas sequências muito interessantes, misturando socos com pontapés. Para finalizar a parte da manhã, todos os presentes fizeram o Kata Wankan. Depois de um intervalo para o almoço, começou o treino da tarde com algumas técnicas avançadas de Kihon Ippon Kumitê e Jiu Ippon Kumitê e suas aplicações, com sequências visando mais de um oponente. Sensei Kanazawa sempre atento aos erros que aconteciam e sempre demonstrando a maneira correta de executá-los.

Treinamento de Kata com Murakami sensei

Treinamento de Kata com Murakami sensei

Ao fim da ultima parte do treinamento foi feito o Kata Heian Sandan. Depois do fim do curso, foi realizada uma sessão de fotos com o Sensei Kanazawa e o Shihan Manabu Murakami e a entrega dos certificados. Sobre o curso, fiquei muito satisfeito com a organização e sem palavras ao ver na minha frente uma lenda do Karate que é o Sensei Kanazawa. Todos estavam muito felizes com o que aprenderam e com a oportunidade que tiveram, pois provavelmente esse foi o seu último curso na cidade. Fica aqui minha gratidão a esse grande mestre que sua história nunca será esquecida no Karate.

Sensei Kanazawa, Osu!

Por José Pedro Leal

Faixa Preta 1º Dan pela SKIF Brasil

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 29/05/2012, em José Pedro Leal, WorkShop - Cursos e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 20 Comentários.

  1. Oss! Pinto
    Foi um prazer escrever para o seu blog.
    O curso foi excelente, valeu muito a pena.
    Qualquer coisa é só avisar.
    Oss!

    Curtir

  2. Diego Pinheiro

    excelente curso, foi uma honra poder participar

    Curtir

  3. Josimar Oliveira

    Muito boa esta cobertura pelo Shodan José Pedro Leal, ele reportou muito bem ao retratar a realidade do Curso e o que todos nós experimentamos como estudantes, professores e cientistas no Karatê. Pisar o mesmo Dojo que Mestre Hirokazu Kanazawa e aprender diretamente com ele foi realmente fascinante e inesquecível para todos nós.

    Oss!

    Sensei Josimar Oliveira
    Diretor Técnico da JSKA-Brasil
    Filiado à SKIF, ISKF, FERJKT e JKA
    Grande Conselheiro Nacional da Ordem dos Nobres Guerreiros da Nação

    Curtir

  4. Adriano Martins.são joão del rei

    Oss,não pude realizar um sonho que era ver de perto essa lenda do karate,kancho kanazawa,por questões de trabalho,mas tive a honra ea felicidade de participar do curso com murakami sensei,na cidade mineira de são joão nepomuceno.Foi ótimo,fizemos umas sequencias de kihon,kata,correções de vários ítens,enfim,muito importante a parte pratica é claro,mas gostei muito de aprender ouvindo sobre suas experiencias,coisas como;”o karate é uma arte para formação de homens,pessoas justas”.ISSO É KARATE OSS

    Curtir

  5. Gosto muito do sensei Kanazawa. Algum dia participo de um curso ministrado por ele.

    Das muitas escolas de Shotokan no Brasil, a SKIF é uma das mais confiáveis para aprender o estilo, isso é minha opinião; se queremos aprender um estilo, é preciso ir diretamente na fonte de tudo para evitar o Shotokan superficial ensinado em muitas escolas, falo por experiência própria.

    Sorte minha que no RJ existe uma sede da SKIF com muitos representantes. Em breve faço uma visita, querendo Deus.

    Oss.

    Curtir

    • Josimar Oliveira

      Prezado Renato, sinta-se a vontade para visitar a Sede da SKIF-Brasil, no Rio de Janeiro; realmente a equipe de Professores é muito dedicada no que faz. Oss!

      Curtir

  6. Daniel Campos, 32 – Bauru, São Paulo.

    Deve ter sido Fantástico!!!! Tenho de me contentar apenas com seu livro e seus vídeos, hehehehe. Parabéns para quem conseguiu participar!!!! Parabéns pelo Blog Pinto San, Gambate Kudasai!!!

    Curtir

  7. Parabéns. Gostaria muito de ter participado de um Seminário com o Mestre Hirokazu, é um privilégio para quem participou. Abraços. OSS!

    Curtir

  8. Rodrigo viana

    Massa, uma pena eu não poder participar. Cursos assim só vem a somar o que aprendemos no dia-a-dia de treinos.
    Rodrigo vian
    Itabirito/MG

    Curtir

  9. muito bom o levantamento de Pedro Leal!!
    me lembro que antes do curso, ele perguntou quem iria participar, porque ele iria…..
    Oss

    Curtir

  10. achei também interessante a indicação de 3 Heians!!
    É que graduados Brasileiros e principalmente em eventos onde só tem Brasileiros: só apresentam e dão cursos em cima de Katas superiores e desprezam o alicerce de toda a pratica do karate…..
    ou seja??
    tem a seguinte visão…..eu, segundo,terceiro,quarto,quinto e etc dans, vou fazer um kata de primário???
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    isto é uma vergonha,pensam muitos ,mas,muitos praticantes de Karate entre os Brasileiros e vi e continuo vendo e sei o que estou dizendo!!
    por isto que sou contra este lanmce dentro do Karate de:Mestres!!
    Ps- entre os Ocidentais of course.
    viram só o que fizeram os dois Shihans no curso??
    trabalharam em cima do alicerce que são 3 Heians e o mais importante ainda:Heian Shodan!!
    gostei e tiro o chapéu e em meu Dojo onde treino,também meus Shihan nos leva a executar sempre os Heians e fazer o Heain Shodan por exemplo??
    já vi muita gente que nem se lembra mais como o faz.
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    Oss

    Curtir

  11. Excelente curso, tive o prazer de receber os ensinamentos do Kancho Kanazawa, porem, participei do curso em Sao Paulo!
    Nao tinham tantos participantes como !
    no RJ, eram aproximadamente umas 50 pessoas, assim, foi quase uma aula particular, pois, ele sempre nos corrigia em algum detalhe, individualmente!
    Ensinamentos de Kanazawa sensei para a bida toda!
    Os Kata que ele passou foram o Heian Sandan e Jion!
    Oss

    Curtir

  12. Franz Quiroz | São Paulo-SP

    escutado!

    Curtir

  13. ANGELO DA PENHA RODRIGUES

    SAMURAIS, OSS..! FIQUEI MUITO COMOVIDO AO TOMAR CONHECIMENTO DAS SUAS OPINIÕES DO KARATE SKIF, POIS SOU UM DOS DIRETORES DA SKIFBRASIL, E SEMPRE FALO DE COMO TUDO COMEÇOU DESDE 1986, QUANDO O SENSEI FURUSHÔ TROUXE O KANCHO HIROKAZU KANAZAWA AO BRASIL, E QUE 250 ATLETAS, PROFESSORES E MESTRES, DE TODO BRASIL, PUDERAM PARTICIPAR DO CURSO NA ESEFEX.
    SAÚDO Á TODOS, E MUITAS FELICIDADES.
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM TODOS.
    PENHA SENSEI

    Curtido por 1 pessoa

    • Joelton Vaz

      Penha sensei, lodson sensei, Paulo sensei, são pilares fortes do karatê dō no Brasil, sinto o maior orgulho desses grandes mestres, que do alto de suas sabedorias , são sempre muito humildes e educados, e grandes inciclopedias do karatê.
      Oss!

      Curtir

  14. Jair Freitas

    Samurais, OSS…Mais uma vez me emociono muito em ver este mito em nossa frente,felizmente tive a oportunidade de fazer todos os cursos do mestre Kanasawa aquino Brasil acho Eu que ficará difícil Ele retornar mais uma vez aqui. Um abç a todos osss.. Jair JR

    Curtir

  15. Bom dia Sr, espero que se encontrem de boa saude com a graca de Deus, escrevo de Mozambique somente para vos parabenizar o curso que tiveram nao sei aonde? mas e de respeitar a oportunidade que tiverao de estar bem perto do grande Sensei Hirokazu Kanazawa que tanto quero que isso aconteca por nosso lado.

    Curtir

  16. Oss, boa tarde!

    Nome: Eliezer Valencio Tatui-Sp

    Sou um novo praticante de Karatê Shotokan (comecei por incentivo de minha filha de 7 anos) e tenho uma dúvida em relação a saudação ao Sensei, pois estou com uma orientação de que deve-se falar “Sensei ri rei”, porém, em tudo que pesquiso consta como “Sensei ni rei”, agora minha dúvida é a seguinte:
    É com “R” ou com “N” ??

    Oss

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: