“AO MESTRE COM CARINHO” – 55 anos sem Funakoshi sensei

ciquenta e cinco anos da morte de Funakoshi sensei

Funakoshi sensei e a homenagem do Pinto Karate Dojo

Se tentarmos chegar ao início da era do karate, veremos que é quase impossível encontrar sua origem concreta. Os anos , aliás, os séculos se encarregaram de levar boa parte da história para o vale do esquecimento , claro que ele teve a ajuda da cultura de okinawa e seus costumes ( veja o PKC # 19), mas se quizermos encontrar uma origem para nossa história , ou melhor, para a a história da artes das mãos vazias que chegou até aos nossos dias; se quizermos “culpar” alguém por nos trazer esse vício não nocivo e maravilhoso que é o karate, então temos que culpar FUNAKOSHI GICHIN SAMA!

Pequeno em estatura, mas gigante em suas atitudes e decisões, Funakoshi sensei viveu num mundo em mutação. Culturas, costumes, tabus e tradições estavam sendo destruídos pela evolução humana. Uma evolução que não poderia ser acompanhada por pessoas portando armas ou pensamentos tradicionalistas que resultavam em impor o respeito com violência. Havia uma forma de transformar toda essa energia que em outras épocas foi de máxima importância para a unificação do país, e usá-la para a construção do mesmo. Nasceu o KARATE -DO ( 空手道) !

Desde seus primeiros contatos com a arte do Punho de Okinawa, Funakoshi sensei se dedicou ao máximo e em tempo integral para aprender, estudar, aperfeiçoar e até mesmo modificar, para depois propagar a arte do karate-do. A vida não foi fácil para o professor de clássicos chineses de uma escola primária da ilha. Deixou sua família e partiu para o Japão com o propósito de mostrar o karate-do, e mesmo com toda sua boa intenção e dedicação, foi perseguido e até difamado por ir de encontro ao tradicionalismo dos antigos mestres de karate de okinawa , que se recusavam à mostrar os “seus segredos” para os “outros”. Jardineiro por um tempo, morando em condições bem abaixo do seu nível de professor , a vida foi lhe golpeando mais e mais. Mesmo nos momentos de certa felicidade por ter alcaçando parte de suas metas , foi atingindo por uma guerra que devastou não só seu dojo, como também seus alunos, seu herdeiro ( Gigo Funakoshi ) e sua nação, mas continuou “caminhando ” ( 道) em direção ao seu objetivo. ELE CONSEGUIU!

Depois de ter feito esse pequeno e razoável resumo de sua vida, eu penso no quanto este pequeno homem foi e ainda é importante para milhares de pessoas que assim como ele, tiveram suas vidas mudadas e redirecionadas pelo seu trabalho. Claro que existeram vários outros mestres de karate-do importantes para nós, alguns excelentes lutadores até bem mais fortes que Funakoshi sensei, mas a coragem desse pequeno homem foi além da força gerada pelos músculos , técnicas ou treinamentos insuportáveis. Sua força foi a maior de todas , a de ” ALCANÇAR O OBJETIVO”.

Depois de uma vida de trabalho duro, Gichin Funakoshi sensei entrou em seu descanço eterno no dia 26 de abril de 1957 aos 88 anos de idade.

Obrigado Funakoshi sama.  先生、本当にありがとうございました。今から私たちに任せって下さい。 押忍!

Anúncios

Publicado em 27/04/2012, em Nossos Colunistas, Pinto San e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Obrigado Funakoshi sama. Oss…

    Exemplo de Vida!

    Parabens e Obrigado pelo Post Daniel Sensei.

    Oss…

    Curtir

  2. Antonio Pizolati junior

    Realmente uma data especial que emociona os que realmente amam e entendem a obra e a vida de Mestre Funakoshi. Parabéns Daniel e Tiago pelo texto. OSS.

    Curtir

  3. Diego Pinheiro

    grande mestre. talvez não o melhor lutador, mas um grande difusor do karate e exemplo de karateca, oss

    Curtir

  4. Renato Veras

    Como certeza marcou sua época e deixou um grande legado histórico no karatê e das artes marciais em geral. Foram homens como ele que verdadeiramente divulgaram a essência do verdadeiro sentido das artes marciais, na minha modesta opinião, muito melhor do que Bruce Lee e Chuck Norris.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: