55 ANOS DA MORTE DE MESTRE GICHIN FUNAKOSHI


Mestre funakoshi

Tekki shodan

Prezados companheiros de jornada no Caminho das Mãos do Vazio, osu!!!

Fazem, hoje, exatos 55 anos da morte do nosso grande mestre, fundador do estilo Shotokan, Gichin Funakoshi. Segundo o centro de pesquisa histórica da Prefeitura de Okinawa, mestre Funakoshi nasceu em Shuri (Okinawa) no ano de 1868, o mesmo da restauração Meiji (apesar de ter sido registrado só dois anos depois, como o próprio mestre conta em seus livros). Foi contemporâneo de outros grandes nomes do Karate de Okinawa, como: Kanryo Higaonna, Chomo Hanashiro, Choki Motobu e Kentsu Yabu.

Funakoshi sensei recebeu uma educação rica, que era dada apenas aos guerreiros de alta classe no período feudal (coisa que em seus tempos já havia começado a mudar), pois era neto dos professores de litratura e caligrafia da casa real de Okinawa. Esse fato, que lhe rendeu o saber da etiqueta e dos costumes japoneses também, foi decisivo para que ele fosse o escolhido para em 1921 apresentar o Karate no Japão Continental, frente ao Imperador Hirohito, na I Exibição Atlética nacional, e posteriormente ser o primeiro a registrar o Karate na Nihon Butokukai.

Funakoshi sensei acabou passando a maior parte de sua vida, após a exibição para o Imperador, atuando fortemente para divulgar o Karate no Japão, abrindo caminho para que muitos outros mestres de Okinawa expandissem seus estilos para o país e depois para o mundo. Sua história é repleta de situações de muito sacrifício pessoal em prol deste desenvolvimento do Karate, tendo morado em pequenas peças e trabalhado até mesmo como uma espécie de zelador e jardineiro de alguns desses espaços, para que pudesse seguir na sua missão de disseminar a arte oquinauense, mantendo-se longe inclusive da esposa e filhos por anos a fio para realizar esse feito.

Mestre Funakoshi e sua amiga

Funakoshi sensei e sua amiga!

Se a história de Funakoshi sensei não está repleta de batalhas externas, como as histórias de Sokon Matsumura, ChokiMotobu, Masutatsu Oyama ou até mesmo Morihei Ueshiba (o fundador do Aikido), ela está plena da mais árdua força de vontade do Guerreiro Interior. Além dos citados sacrifícios pessoais, Gichin Funakoshi escreveu muitos livros, explicando a arte (entre eles: Rentan Goshin Karate Jutsu, Ryukyu Kempo: Karate, Karatedo Kyohan, Karatedo Nyumon, Karatedo: meu modo de vida e há ainda a compilação de seu Niju Kun em Os Vinte Princípios Fundamentais do Karate).

Talvez a principal contribuição de Gichin Funakoshi tenha sido a contribuição que deu ao ajudar com que o Karate absorvesse e se misturasse à cultura japonesa, podendo assim ser aceito fora de Okinawa, e também dando a essa prática uma senda espiritual a seguir. Ao alterar o nome da arte, sem mudar pra isso a pronuncia desse nome, deu-se uma virada  que nos trouxe, através deste insight, uma nova trilha a seguir. Com a restauração Meiji e o advento tecnológico, as artes marciais em sua forma primeva não tinham mais o mesmo lugar, e o Karate (mãos chinesas/mãos da dinastia Tang), já não conseguiam alimentar o interesse da sociedade como um todo, ou justificar sua existência num novo modelo social. Aí que a entrada de uma compreensão de que o Karatedo (Caminho das Mãos do Vazio) poderia levar ao desenvolvimento do caráter e depois da espiritualidade de seus praticantes se tornou a forma padrão da maioria dos praticantes verem esta arte.

Gichin Funakoshi faleceu em 1957 e está enterrado em Kamakura, no Japão, no templo Enkakuji. Na sua lápide está gravada a frase “Karate ni sente nashi”, livremente traduzida como “não existe atitude agressiva no Karate”.

Memorial ao Mestre Funakoshi sensei , Kamakura - Japão

Memorial ao Mestre Funakoshi sensei , Kamakura - Japão

Deixamos aqui nossa homenagem ao saudoso homem, mestre de Karate, professor, pioneiro da expansão de seus sonhos, guerreiro interior, pai e marido Gichin Funakoshi, sem o qual não teríamos como vivenciar esta arte que hoje conhecemos como Karate Shotokan, nossa dívida consigo é incalculável. Também deixamos nosso respeito e admiração pelos mestres que também tiveram seus falecimentos lembrados a poucos dias: Masutatsu Oyama, aluno de Gogen Yamaguchi sensei e fundador do Kyokushinkai Karate, e Morihei Ueshiba O-Sensei, aluno de Sokaku Takeda sensei e fundador do Aikido.

Osu!!!

Tiago Oviedo Frosi

Porto Alegre, 26 de abril de 2012

Sobre Tiago Frosi

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Professor de Karate, estilo Shotokan, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Treinamento Alcance e Associação Israelita Hebraica, em Porto Alegre, Brasil. Instrutor de Tai Chi Wu-Xing na Universidade Holística Internacional, campus Unipaz-Sul, Porto Alegre, Brasil. Terapeuta Transpessoal. Estudioso da cultura oriental, ciência baseada no paradigma emergente, espiritualidade, transdisciplinaridade aplicada à saúde e às práticas corporais.

Publicado em 27/04/2012, em Tiago Frosi e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Marcelo Luna

    OSU, Funakoshi sensei!!!

    Curtir

  2. que deus o tenha.

    Curtir

  3. Praticar Karate Mudou minha maneira de viver agradeço ao MESTRE Gichin Funakoshi, por deixar Esta Arte Maravilhosa !

    Curtir

  4. Renato Veras

    Na época Funakoshi sensei fez algo que poucos fazem hoje: teve ousadia e iniciativa juntamente com esforço e sacrifício.

    Curtir

  5. Andrew Matos

    Me pergunto se os ideais desse grande mestre se perderam com o tempo…

    Curtir

  6. Para saber mais sobre o Aikidô acesse http://www.impressione.wordpress.com e boa leitura.

    Curtir

  7. Cristiano C. Nunes

    Oss Sensei Funakoshi

    Curtir

  1. Pingback: E JÁ SE PASSARAM 34 ANOS … « PINTO KARATE DOJO

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: