KARATE NEWS # 06 – 17/02/2012

O karate em notícias

Com Roberto Sant'anna,Tiago Frosi e Pinto San

Download melhor qualidade 128 kbps – 14 Mb [15:03 min]

Gostou? Clica nesses botões ai em baixo!

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 18/02/2012, em KARATE NEWS e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 46 Comentários.

  1. Eder Junior

    Ótimo ótimo Parabéns Cada vez melhor!!

    Curtir

  2. Antonio Geraldo Pizolati Junior

    A toda equipe do karate News, congratulações pelo trabalho. À respeito das notícias, realmente lamentável esse caso de pedofilia, mas não podemos esquecer que esse fato, não é um problema daquela ou desta profissão e sim do profissional, do indivíduo que não possui uma boa índole. Casos de pedofilia ocorrem em várias outras áreas, inclusive na igreja Católica, por isso é importante a participação dos pais de seus filhos, quando esses praticam alguma atividade.Em relação ao que acontece à respeito da preparação física por instrutores leigos na área em questão, isso é muito comum, sou formado em Ed. Física , e o que mais vejo é gente sem formação prescrevendo treino, temos um conselho falho, que só pensa em arrecar anuidades sem fiscalizar ninguém, oportunizando esse mercado para os picarentas de plantão. É realmente deprimente, mas é a verdade.

    Oss.

    Curtir

  3. “Muitcho” bom o karatê news pessoal…

    Quem é essa locutora de aeroporto que você coloca na mixagem, Pinto? “Está no ar karatê news… hoje com a galera toda reunida…” rs

    Aí vão meus pitacos.

    Eu não sei porque no karatê concedem a faixa preta pra meninos tão novos. Até no JJ o guri só pode ir até uma faixa verde (crianças têm mais faixas coloridas que adultos)… bom os cartolas que se entendam.

    Pinto, qualquer um pode cursar educação física hoje em dia, em três anos e à distância. Só não cursa mesmo quem realmente não está interessado ou então está muito mal de grana. É fundamental para o profissional de artes marciais, ao meu ver, ele ter a credencial de professor de educação física.

    É isso aí!

    []´s
    BigBoy

    Curtir

    • por, big boy, manda o site do curso de educação fisica, to interessadaço.
      oss

      Curtir

      • O importante é você escolher um curso, mesmo que à distância, que esteja próximo de onde você mora, pois algumas avaliações são presenciais.

        Por este motivo, o que eu fiz, só pra testar, foi o seguinte: digitei no Google os termos – educação física à distância – (sem aspas).

        Obviamente vai sair de cara um monte de cursos particulares. Não bata o martelo de cara. O que acredito que você deva fazer é (1) procurar em escolas federais, pois as mesmas já estão oferecendo uma série de cursos à distância; (2) se não encontrar, realmente o negócio é partir para as particulares; (3) para o curso eleito em (1) ou (2), certifique-se que seja reconhecido pelo MEC.

        []´s
        BigBoy

        Curtir

  4. Fabrício Rodigero

    O Roberto só falou verdades, no muay thai conheci diversos professores que da noite pro dia sairam do taekwondo e acordaram como mestres de muay thai.

    Sou karateca com experiencia em outas artes , venho do RS e dou nome aos bois, o tal Mestre Bichinho e Mestre Camacho, dois ex-taekwondistas daqui por décadas que agora cobrar por exames de faixa em muay.

    O que faziam é colocar os chutes do karate e taekwondo e somar com socos. Impressionam os alunos com um bom dinheiro em material como luvas, aparadores, ringue, etc…

    Mas tudo mentira, no Brasil não há muay thai, ninguém entende nada dessa arte marcial, as estratégias de luta, as técnicas, as malandragens só se aprende lá no sudeste asiático no 4 países que praticam essa luta.
    Inclusive acho que vocês deveriam ter uma SESSÃO NO BLOG com uma fotinho da ferramenta Picareta para que pudessemos colocar DENUCIAS FUNDAMENTADAS podendo debater o trabalho do picareta.
    Seria excelente e não seria tua responsabilidade e sim dos leitores, você apenas abriria o espaço.

    Curtir

  5. lucas uehara

    mas tbm não adianta só cursar por cursar, pois ainda sim poderia fazer algum exercicio errado e ferrar com um aluno…

    Curtir

  6. gostei muito do assunto sobre o garoto de 11 anos que tornousse Primeiro Dan!!
    relembrando a vc meu amigo,Pinto san, que pelo menos onde treino: tem alunos de 10 anos e sendo Primeiros Dan.
    só que ninguém é direcionado a competições!!
    Oss
    …………………………………………………………………………………………………………………………….
    sobre o assunto de pedofilia???
    É ruim,porque o Instrutor de karate é preparador de relações humanas!!
    Professores, que preparam pessoas para viverem socialmente…..
    resumindo:temos uma missão de Pai para com nossos alunos.
    preparamos pessoas para formação Familiar!!
    Oss

    Curtir

  7. andré san...

    Oss amigo pinto san, gostaria de saber se pó de ríamos ter vídeos falando sobre kata
    Sou um facha amare rumo a vermelha, oss…

    Curtir

    • Andre como vai ? Qual tipo de vídeo sobre kata vc fala , para aprender a fazer o kata ou a aplicação das técnicas de cada um deles ?

      Curtir

  8. muito bom; parabens galera.

    Curtir

  9. Prezados colegas,

    Permitam-me discordar da fala e da escrita acerca do Muay-Thai no Brasil. Sigam, por favor, meus argumentos para verem os motivos.

    “Não há Muay-Thai de verdade no Brasil”
    Eu mudaria para “não havia …”. O Muay-Thai, então apresentado ao Brasil por Nélio “Naja” foi um mix de boxe com perna de Tae-Kwon-Do. Nélio, desconhecido nos dias de hoje formou alguns mais conhecidos do público como Rudimar[1], Luís Alves[2], Flávio Molina, Naramy, entre outros. Destes professores, para exemplificar para quem não saiba, Rudimar formou nomes como: Rafael Cordeiro, Pelé, Wanderlei Silva, Murilo Ninja e Anderson Silva. Luís Alves, por exemplo, formou o Artur Mariano. O que era ensinado naquela época, 1979 a 1985, realmente não era Muay-Thai. Eu mesmo, em 1987, peguei a então faixa vermelha de Muay-Thai na Chute Boxe sem ter dado um chute sequer usando canela. Há lutas ***daquela época*** no youtube de Marco Ruas com Luís Alves e o que vemos ali é um kickboxing.

    A grande questão da coisa, pra mim, foi a seguinte: com a repercussão da Chute-Boxe na série de eventos IVC[3], Meca e principalmente PRIDE, virou uma epidemia a criação de academias de Muay-Thai no Brasil. Com a grana, viagens, intercâmbios, obviamente que tais praticantes brasileiros foram buscar conhecimentos nos países onde se praticava um Muay-Thai autêntico. E normalizou-se esta situação.

    Logo, para mim, há diversas academias do autêntico Muay-Thai no Brasil. Não precisam acreditar em mim. Se vocês, como eu, gostam de avalizar quem traz resultados, segue um link de um brasileiro que foi lá na Tailândia e de lá trouxe o título de campeão mundial:
    http://www.tatame.com.br/2010/07/21/Brazuca-da-licao-de-vida-no-Passando-a-Guarda

    E, com relação a somente os asiáticos serem os detentores da transmissão do autêntico Muay-Thai, também discordo pelos motivos a seguir.
    Seguem dois links:
    (1)
    http://www.thaibrasil.com/historia_muay.htm
    Neste link, os senhores poderão ver que a Holanda recebeu um divulgador do Muay-Thai, embora já houvesse uma cultura forte de lutas em pé com a presença de John Bluming[4] do kyokushin, que dentre outros lutadores, formou o conhecido Semmy Schilt, lutador no K-1 e Pride.
    (2) http://www.youtube.com/watch?v=R5tNSMMlZ28
    Esse é um vídeo do Ramom Dekkers, The Diamond. Este apelido foi dado pelos tailandeses diante do que a imprensa chamou de “a turbina do inferno”, para o cara que foi múltiplas vezes campeão na Tailândia de Muay-Thai. Obviamente podemos constatar que o cidadão não é tailandês, nem asiático…rs

    REFERÊNCIAS:
    [1]
    “Rudimar Fedrigo: o criador da Chute-Boxe”
    http://www.tatame.com.br/dasantigas/upload/3/arquivo.pdf

    [2]
    Luís Alves
    http://www.tatame.com.br/dasantigas/upload/11/arquivo.pdf

    [3]
    International Vale-Tudo Campionship.
    Este foi, na minha opinião, o mais sanguinário torneio de Vale-Tudo criado até hoje. Os corredores, de acesso aos vestiários e os vestiários, cheiravam a sangue o tempo todo, segundo o que Pelé.
    http://www.valetudo.com.br/ivcmenu.htm

    [4]
    http://www.jonbluming.nl/index.php?option=com_content&view=article&id=5&Itemid=7&lang=nl

    Bom, era isso.

    []´s
    BigBoy

    Curtir

    • Boa 06!

      Curtir

    • FAbricio Rodiguero

      Bigboi, Não fale sobre o que não sabe apenas por pesquisas no google e pode iludir os outros.
      Espero que os colegas leiam com paciência pois conheço a real história.

      É como o Roberto Sant’ana disse, da noite pro dia nos anos 90 surgiram mestres de muay thai que antes eram do TKD e karate, apenas colocaram socos e disseram que é muay thai.
      Há alguns brasileiros fazendo este intercâmbio com a tailandia agora e eles mesmos são cientes da diferença de técnicas do muay thai verdadeiro e o muaythai picareta ensinado em 99% academias do brasil.

      Isto aconteceu porque o Muaythai da chuteboxe e outras academias faz sucesso no valetudo nos 90, era muito divulgado no começo pelo Marco Ruas. Esta era chance real de muito cascalho diante das academias vazias de karate e tkd.

      O Nélio naja que introduziu o Muay thai no Brasil ele era faixa preta de TKD e teve contatos rapidos com pessoas que conheciam a luta. Ele nunca esteve em um campo de treinamento thai por anos.
      Ele não tem uma carreira de lutas em um estádio tailandes, portanto ele não é mestre de nada, só teve oportunismo na hora certa.

      O sistema de muay (kickboxe) apresentado aqui não tem nada de muay thai, é uma versão minimalista para vale tudo, com uso de pouca técnica e lutadores pesados. Este é o muaythai holandes, que usa sequencias e muito boxe.

      O estilo thai é muito mais estratégico, poucos socos e luta visando ganhar por pontos, isto é devido aos lutadores que lá não passam de 75 kg(genética) e usam muito mais cotovelos e chutes, mais trabalho de clinch.

      Aqui se criou a aberração que é graduação(não existe) para que se pudesse cobrar por exames que lá não existem.

      Ramon Dekker que o BB disse, é o astro da escola holandesa, ele foi para a tailandia e levou coro de todos os lutadores thais,quase perdeu o olho em uma luta.

      Enfim, BB você se não ajuda evite iludir os outros.

      Curtir

      • Prezado Fabrício,

        Em sua resposta, você informou basicamente que sou um mentiroso ou repetiu o que eu havia informado. Mesmo eu tendo indicado vídeos, reportagens, referências, documentos que propriamente têm seu valor, isto é, não são coisa da minha cabeça.

        Há sim coisas que escrevi que não têm referências. Foi minha passagem pela Chute-Boxe, coisa difícil de se imaginar não ser feita para quem tinha entre 15 e 25 anos na década de 90 em Curitiba. Mas isso deixo por conta de quem leia e queira acreditar.

        Então, pouco há o que se possa conversar nesta direção.

        Que os leitores façam o juízo que acharem melhor.

        Passe bem, um abraço pra você.
        BigBoy

        Curtir

  10. Neste meu texto não ficou claro também a seguinte informação:
    Como em qualquer arte marcial aqui no Brasil, há também picaretas no Muay-Thai.

    O que é ruim é afirmar que todos o são. Isto não posso concordar.

    []´s
    BigBoy

    Curtir

    • Fabricio Rodiguero

      BB, Só pra deixar claro, não se vitimize. Não falei que você é mentiroso nem nada disso. Apenas que está contando o que acha, e está enganado.
      Ninguém sabe tudo.
      Seus vídeos não tem relação nenhuma com o debate e não são prova para suas afirmações, é falácia pura.

      A história é como eu e o Roberto contamos, por aqui muita gente se tornando mestre da noite pro dia. O introdutor foi o Naja, mas ele não teve um treinamento real na tailandia e sim era preta de TKD.
      Apenas atualmente brasileiros tem ido treinar seriamente lá. Chuteboxe fez o que podia e fez bem, mas em termos de pureza do muay de raiz é uma piada.

      Você mostra que não conhece nada de muay thai quando diz que na holanda se pratica esta arte, pois Holanda eles tem uma Escola própria de muaythai usando sequencias e muito boxe inglês, poucos chutes, é para lutadores pesados.
      Os thai tem um estilo bom para sua genética, que geralmente é até 75kg, usam muito chutes de alta qualidade e cotoveladas, outra distância etc…

      Neste vídeo vc poderá aprender a diferença:

      O blog é sobre karate, do qual sou preta desde 1991, mas não poderia deixar passar inverdades. Abraço a todos.

      Curtir

      • Prezado Frabrício,

        Quem “escreve inverdades” é um nome que costumamos dar a mentirosos.

        Escrevi um post em complemento ao que escrevi só pra deixar claro que há picaretas em Muay-Thai. Só deixei também claro que há picaretas também em outras artes marciais.

        E sim, concordo com você que há uma legião de praticantes, não só de TKD quanto também de kickboxing que passaram da noite pro dia a serem “professores” de Muay-Thai.

        Disso pra afirmar que não há Muay-Thai legítimo no Brasil,… estou disposto a convidar quem seja necessário, já que sou um gerador de “falácias”, para engrossar esse debate para provar o contrário. O convidado entra aqui, ouve o cast, lê os posts e expõe seu ponto de vista e saímos desse incômodo todo que estou causando.

        O ruim é isso. Tudo o que está escrito neste post já foi clara e precisamente escrito em meus posts anteriores.

        []´s
        BigBoy

        Curtir

      • Rapaz, eu treino desde 1975 vi isso crescer e vi muito malandro passando a perna.

        E deixa de ser fresco cara, pra falar inverdade não precisa ter má intenção e sim não saber do assunto pq alguém te enganou. Imagino vc choroso em casa teclando rsrs.

        O que eu falei é a história certa desta luta no Br e isso incomoda muitos picaretas que só querem dinheiro e mentem sobre a origem. Possivelmente vc foi enrolado também.

        Curtir

      • Só gostaria de pedir pra a galera que postagem suas opíniões, com fundamento mas que não ofendessem os outros por discorda. Apenas mostre a verdade e eles que se virem para entender ou não. E obrigado pelas informações que enriquecem o cats. Oss!

        Curtir

  11. Renato Sensei

    Saudações

    CREF e artes marciais: Quando o Conselho Federal impôs a filiação obrigatória de professores de AM e de dança em geral, foi um rebuliço e o cref acabou perdendo essa briga; até aí tudo bem, concordo que se o Conselho tivesse abordado de forma diferente, sem abusos, poderia ter conquistado um grande público, pelo menos nas artes marciais.
    Mas o que me revolta é o seguinte: anos depois de tanta briga e professores não querendo cursar o Nível Superior, deixaram o assunto morrer, não fizeram coisa alguma que mudasse a situação das artes marciais, nenhuma regulamentação, ao menos algum curso sério que preparasse melhor os professores!
    Concordo com a opinião dos professores: na falta de algo melhor, o correto é cursar Educação Física, visto que o pessoal gritou e negou-se a filiar-se ao cref, mas ficaram no comodismo formando professores despreparados quanto ao trabalho físico.

    Taekwondo e Muay Thai? que tenho eu com isso? rs

    O mais novo faixa preta do Brasil: claro, junto com mais uns 20 por aí…rsmarketing não é pecado, existem muitos mestres que talvez até exagerem muito, mas essas mentirinhas cabeludas estragam a propaganda! rs

    O Pinto Daniel San falou P***CENSURADO***TA? cruzes…mas um palavrão sincero é melhor do que beijo venenoso..@#$%¨&*!!! kkkkk

    Gostei muito do post.

    Oss!

    Curtir

  12. Rodrigo Inácio Praia Grande SP

    Muito bom o Karate News desta semana, continuando o que Roberto Sensei comentou sobre o Cref, pelo menos no estado de São Paulo aconteceu o inverso, Profissionais de Educação Física recém formados dando aula de artes Marciais, eu conheci um faixa laranja (isso mesmo 4º Kyu), dando aulas de Karate, com a faixa preta comprada na loja da esquina, em São Vicente (cidade vizinha a minha), conheço um Picareta safado que dá aulas de Judo em um projeto social, o cara nunca foi federado, Cref (nunca viu, nem comeu só houve falar…), não tem e diz a lenda que era faixa amarela!é fogo!

    Curtir

  13. Nossa, eu já fiquei chocado com o começo do Karate News!
    Violência sexual é algo mais do que sério, visto que fere mais do que a parte física, a mental é altamente prejudicada!
    A explicação sobre o assunto foi ótima!
    E to aguardando o pod cast. Esse Karate News é uma idéia ótima, mas to com saudade de ouvir discursões mais longas sobre assuntos extensos.

    Oss!
    Yan Ferreira de Alencar
    17 Anos.
    Juazeiro do Norte,Ceará
    4° KYU – CBKI,AJUK

    Curtir

  14. Antonio Pizolati junior

    A respeito da regularização dos professores de artes marciais, aqui em Santa Catarina, o CREF, agora em 2012, abriu novamente um curso para provisionados, que receberão um curso que antes, quando saiu o “provisionado” era de 200 horas aula, mas que agora se limita a um final de semana, ou seja, como eles não conseguem interfirir à respeitos desses instrutores não formados, tentam arracadar masi anuidades, legalizando que não é legal.
    Oss.

    Curtir

  15. Renato Sensei

    Caso sério a pedofilia, e se o tal mestre admitiu o crime, então sua carreira nas artes marciais já era.

    Rodrigo: É real essa história do “sensei” Educador Físico ministrando aula apenas com o 4º KYU? Educação Física acima de tudo, até mesmo das graduações do Karatê?
    É a velha história, se é bacharel com mestrado, doutorado e pós-graduação, pode ministrar aula de qualquer coisa que envolva atividade física, basta fazer um cursinho de artes.

    Aí Pinto, essa história merece um post.

    Oss.

    Curtir

  16. Renato Sensei

    Isso não me deixa perplexo, visto que aqui no RJ, uma conhecida Universidade ministra uma pós-graduação em artes marciais na Educação Física, então imagino que devam existir muitos diplomas comprados visto que o sujeito participou do curso de formação que capacita o bacharel a ministrar aulas de artes marciais.

    Mês passado conheci um homem com títulos de mestre em várias artes marciais diferentes, e o que deixou-me admirado foi o título de mestre e grão-mestre em artes marciais conferido por uma faculdade de FILOSOFIA!

    Oss.

    Curtir

  17. Parabens Pelo Cast!
    infelismente fiquei bem chateado hj, tanto sobre a pedofilia quando aos que se dissem Mestres de artes-marciais.
    não é somente pelo fato de ser um mestre conhecido de karate, mais sim pelo fato da pedofilia. fico imaginando o que se passa na cabeça de cada uma das crianças que sofreram e ainda sofrem (por sinal marcas para toda vida) e dos pais também.
    em relação ao “mestres” que arrebentam seus alunos achando que depois de 100 voltas correndo dentro do dojo você ainda precisa correr mais 100 plantando bananeira com pesos nas pernas e levando chicotadas porque acha que vai elevar o nivel do Ki …………….sem comentarios!
    Excelente Post o material está cada vez melhor! Parabens a Toda equipe!
    Oss….

    Curtir

  18. Sempre o Pinto San denunciando os safados e picaretas de plantão. Este blog está sensacional, você está de parabéns é o único lugar que fala de karate em portugués.

    Antes era só o Katsumoto – Roberto que fazia as denuncias mas a pressão é tanta, tantas ameaças e corrupção, tanto olho grande que ele se abaixou e agora é o Robertinho paz e amor, totalmente natural pois os anos passam e vc fica marcado.
    Espero que vc continue com essa ácidez divertida e sincera nas denuncias contra os canalhas que se aproveitam de leigos e lembre-se que vc é a bola da vez.

    Que tal mais um sorteio de mais almofadas e brindes japoneses, capacetes daidojuku etc ?

    Curtir

  19. Carência CBK – art.189 e 191 – idade mínima 12 anos completos – comprovação oficial de 12 meses no 1º.Kyu.

    eai ?

    Curtir

    • Pra arrecadar meu amigo, nem a Confederação obedece suas prórpias regras, como sensei Roberto sempre diz, estamos no país privada!
      **Chega de Incompetência – Acabou a Minha Paciência**
      Osu!!!

      Curtir

  20. Paulo Bodhi

    Mais um programa bem editado e informativo.

    Domo!
    Osu!

    Curtir

  21. Jefferson G. Acunha

    Prezados Daniel Pinto Sensei, Roberto Sant’Anna Sensei e Tiago Frosi Sensei, saudações e um respeitoso OSS!

    Antes de mais nada, parabéns por mais uma edição do “Karatê News”, um jornal sempre informativo e esclarecedor!

    Bom, quanto à notícia acerca do guri “faixa-preta”, sem desmerecê-lo, de forma alguma, nem a ele, nem a qualquer “faixa-preta mirim”, gostaria de lhes perguntar o seguinte:

    –> Não seria melhor que se extinguisse a chamada “faixa-preta juvenil”, a fim de se evitar definitivamente tais polêmicas e “competições” por “títulos de reconhecimento de valor discutível”…?

    –> Neste caso, uma boa solução não seria incrementar as graduações de “kiu” com mais graus (faixas) para aqueles que tenham começado a prática antes de uma determinada idade? Ou então, para tais praticantes mirins, aumentar-lhes os períodos de carência?

    –> Sendo, em primeiro lugar, um “caminho marcial – budô”, em cujo âmbito estaria inclusa uma vertente esportiva, o caminho rumo ao um grau “shodan” (faixa-preta) não deveria estar associado ao crescimento / desenvolvimento do indivíduo como um todo, de forma holística / integral (técnica, força física, disposição mental, caráter, etc e tal), em vez de apenas estar relacionado à pura execução técnica???? Neste caso, imagino que apenas após ter ultrapassado a adolescência, uma pessoa estaria apta a graduar-se como “shodan”, de karatê-dô, pelo menos, o que acham?

    Ótimo feriado (para a equipe brasileira do blog) e excelente semana de trabalho para todos (equipes nipônica e brasileira do site)!

    Abraços sinceros e um sonoro e respeitoso OSS!

    Jefferson G. Acunha

    Curtir

    • Discordo , se um atleta começou com 4 , 5 ou 6 q seja e fique 10 anos ou mais ate tornar-se preta qual seria o problema ? oq n pode é o descumprimento da regra como por exemplo o art q coloquei
      OSS

      Curtir

  22. A voz da mulher do Google Tradutor no inicio ficou hilário!!

    Curtir

  23. oss galera meu nome e Max tenho pouco tempo no karate sou faixa amarela alguem pode me ensinar a usar o meu kime esse e meu e-mail max-klaus@hotmail.com valeu!!

    Curtir

  24. oss foi mau pinto san! devido ao carnaval estou fora da cidade onde fica o dojo treino sozinho em um campo vazio e fiquei sabendo do kime a pouco tempo estudando o karate pela internete se o senhor poder me ajudar valeu

    Curtir

  25. Oss Daniel Sensei

    aqui em Santos,temos o inédito curso de Karate a distância para faixas pretas ( Pós Graduação ) com apoio de Faculdade….

    até onde sei há muito boa procura….eu não fiz o curso……….

    Oss
    alberto

    Curtir

  26. Conheci pessoalmente o sensei acusado de pedofilia.
    De fato essa notícia é surpreendente…
    Muitas vezes o bandido está mesmo ao nosso lado…
    Temos que estar sempre alertas!
    Oss

    Curtir

  27. Renato Veras

    Faculdade de filosofia pode conferir graduação de grão-mestre em ARTES MARCIAIS?

    Confiram:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10437850393303619007

    Bônus: os super mestres made in Brazil:

    Super mestre formado em TUDOJUTSU(rs):
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10398766340776537757

    Super mestre do novo Krava magá que é ao mesmo tempo Karatê têashidôkan??

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16808225856227206573

    Daniel, me arruma um lugar aí no Japãooooo..socorroooo…kkk

    Curtir

  28. Franz Quiroz | São Paulo-SP

    Karate news botando o dedo na ferida!

    muito boa a pauta e muito bom os comentários!

    oss!

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: