Falecimento de Jaques Delcourt

Texto de Guy Sahri sensei

Jacques-Delcourt
Jacques Delcourt

E com grande tristeza que vem anunciar o falecimento de Monsieur Jaques Delcourt.

Nascido 21 de agosto de 1928 em Le Touquet, na França, Jaques Delcourt foi nomeado em 1961  chefe da “União Francesa de Karate”, enquanto as disciplinas filiados à Federação Francesa de Judô estiva.
Em 1976, recebeu do ministério do esporte a delegação ministerial do serviço público para estruturar  o Karate da Françaa numa federação única, o Sr. Delcourt se tornou o primeiro presidente da Federação Francesa de Karate e Artes Marciais afinidades – FFKAMA. Desenvolveu  a disciplina a nível nacional por quase 25 anos até 1998, quando o seu aluno Gerard Garson o  sucedeu de 1998-2001.   Então outro de seus alunos  foi eleito, Francis Didier, diretor técnico nacional e  presidente da FFKDA desde o 13 de janeiro de 2001 ate o presente momento.
Depois de ter realizado o primeiro encontros de karate europeu e mundial em 1963, Jacques Delcourt foi  eleito por unanimidade presidente do Conselho da União Europeu de Karate o 21 de novembro de 1965, após a aprovação dos estatutos. Desde então , ele estabeleceu  contatos com os líderes do Karate japonês e  com autoridades japonesas. Suas discussões levaram à criação da ex-WUKO e da atual World Karate Federation – WKF,  também  fundado por  Jaques Delcourt onde foi o primeiro presidente Takashi Sasagawa. O primeiro Mundial de Karatê acontece pouco depois em Tóquio no ano de  1970…

Jaques Delcourt ,mais tarde se tornou Presidente da ex-WUKO e da Federação Mundial de Karate – WKF até 1998. Muitas pessoas esquecem que  graças a Jacques Delcourt,federações como a CBK veio a existir.  Jaques Delcourt foi um  homem de tradição, cuja imagem foi dividido entre Hidetaka Nishiyama e ele próprio, esses dois homens que muito respeito e tenho  grande admiração .

Homem da resistência francesa entre 1939-45,combateu os nazistas na  França . Jaques Delcourt  entre outros « Officier de la Légion d’Honneur » e « Chevalier de l’Ordre National du Mérite ».

Recebeu no  dia 4 de julho de 2011, durante uma cerimônia de encerramento da temporada, a graduação de honra de 6º Dan, na presença de Gilles Pirman, o prefeito da cidade de São Clement, de seu ex-aluno Francis Didier e de seu Professor Henri Plee e  todos os expert franceses e japoneses.
Também  esteve na FFKDA o 29 de outubro de 2011 para uma reunião com o Hirokazu Kanazawa o qual mantinha   amizade há  mais 55 anos.

Faleceu o 19 de novembro de 2011 na idade de 83 em sua casa.

Aqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo irá  se lembrar de um homem sincero, humilde e de uma grande bondade.  Mais um grande homem que nos deixou  e que contribuiu muito  para o nosso amado karate.

Vamos lembrar de  sua alegria e amizade.

Oss.

Guy Sahri

2 comentários sobre “Falecimento de Jaques Delcourt

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s