LUTO NO KARATE BRASILEIRO!

Acidente com a elegação da Associação Balsanovense de Karatê  Goju Ryu

Em homenagem aos nossos guerreiros do Goju ryu

Neste último sábado ( 10/09/2011), uma tragédia ocorreu no cenário do karate brasileiro, um acidente de trânsito envolvendo uma delegação composta por dezoito integrantes estava à caminho do  campeonato Sul americano do estilo Goju Ryu em Foz do Iguaçu.   Cinco vítimas fatais  , dentre elas  três eram karateka’s e uma era mãe de um dos atletas.  Todos pertenciam a Associação Balsanovense de Karatê do Prof. Helcio Antonio Bertoleti.  Os sobreviventes foram levados ao hospitais de Cascavel e Medianeira, alguns em estado grave.

Aparentemente um erro do motoristas foi o motivo da colisão, través cansado da rotina dura imposta pela profissão e dificultada pelas rodovias do nosso país.  Segundo os principais sites de notícias, a Van que conduzia a delegação invadiu a pista contrária e colidiu com um caminhão frigorífico. Acredito que o mais importante neste momento não é julgar que foram os culpados, isso cabe às autoridades, nosso trabalho é tentar confortar os familiares, parentes, amigos, companheiros de treino e até mesmo o  próprio karate do nosso país. talvez em outra ocasião possamos falar sobre as dificuldades que nos karateka’s encontramos para participar destes eventos.

Não sou parente e também não conheço nenhuma das vítimas ao que parece, já que ainda  não foram divulgados os nomes , mas hoje pela manha, algumas horas depois do acidente, estava eu na estrada, levando minha família ( Dona Pinto e Didinha) para visitar os parentes na província vizinha, e no caminho refleti um pouco sobre o assunto. Pensei na felicidade que esses karateka’s estavam minutos antes da tragédia, no quanto treinaram, suaram,batalharam para representar e defender seu clube nessa competição. Eu já senti essa alegria, já me aventurei nas estradas do Brasil, com poucos recursos, mas muita esperança no coração de representar da melhor forma minha equipe e meu estado, e sei a alegria que contagiava aquela Van. Para nossos companheiros desta delegação tudo isso foi encerrado em apenas  alguns segundos.

Estou triste e pensativo, não tenho muito pra falar, apenas prestar minha homenagem á esses karateka’s, que deram suas vidas em prol do karate, mesmo que involuntariamente e dar meus pêsames aos familiares e aos nosso amigos do Goju Ruy.

Por um tempo, esta faixa preta que penduro na cintura não vai ser um símbolo de anos de treino, mas sim o Luto  pelas vítimas dessa tragédia!

Para quem quiser prestar sua homenagem, pode baixar essa imagem do blog  para usar como avatar.

Oss!

– Detalhes mais completos no site G-1 Globo .( clique)

– Download do avatar. (clique)

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 12/09/2011, em Cotidiano e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. Nestes momentos sempre encontrei dificuldades em encontrar palavras que expressem os meus sentimentos de pesar. Por isso me calo e dedico às suas famílias, em silêncio, a minha meditação com pensamentos de paz, serenidade e conforto.

    Curtir

  2. É triste de fato, espero que a filosofia do karate ajude os sobreviventes a passar por mais uma dificuldade que essa vida nos impõem.
    Triste, posso não conhecer as vítimas, mas conheço a dor que os sobreviventes e familiares estão sentindo nesse momento.
    OSS!
    LUTO

    Curtir

  3. Meus sinceros pêsames!

    Curtir

  4. Fico triste pelo fato de o Karate Brasileiro ter perdido esses guerreiros e pelo fato dessas familias terem perdido seus entes queridos.

    Oss

    Curtir

  5. Robervaldo Pereira

    Todos que fazem karate estamos de luto por esta tragédia e quero desejar meus pesames as famílias desses nossos campeões que foram prematuramente.

    Curtir

  6. Fábio Gasperin

    Nossos pêsames

    OSS

    Associação Ippon de Karate-Do Tradicional
    Laranjeiras do Sul – PR

    Curtir

  7. OSS!!!Que essas familia sejam confortadas pelo amor e pela Paz do Senhor que Ele leve o conforto e dê forças para os familiares,qeu dê acima de tudo coragem e sabedoria pra que possam,não esquecer seus entes queridos,mas que possam seguir em frente.Meus sinceros pesames.OSS!!

    Curtir

  8. Rodrigo Viana

    Que DEUS de forças aos familiares e amigos destas vítimas!!

    Curtir

  9. Meus pêsames…

    espero que as familias e amigos encontrem conforto em nossas palavras.

    Descancem em paz.

    Curtir

  1. Pingback: MUNDIAL DA JKA – VÍDEOS! « Pinto Karate Dojo

  2. Pingback: DO KOTO PARA AS TELAS DE CINEMA! « Pinto Karate Dojo

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: