FALANDO SOBRE KATA

No último podcast do ano, eu falei que tinha novos projetos para o blog e um deles é falar um pouco mais sobre os kata do shotokan. Eu vejo dúvidas por parte dos praticantes e até mesmo de alguns graduados em relação a aplicações de kata ( bunkai) e treinamentos, foi por isso que decidi  falar sobre o assunto. Mas claro que não sou nenhum expert de kata e por isso terei a ajuda de Edson sensei do blog Associação Sochin e de Roberto sensei que é praticamente uma bíblia do kata.

Hoje não vou Postar sobre o assunto , acredito que antes eu devo mostrar um pouco da minha performance. Então estou postando aqui alguns vídeos das última competição que participei, o Shizuoka Ken Taikai ( campeonato Estadual de Shizuoka). Na ocasião perdi nas quartas de finais para um conhecido dos karateka’s brasileiros, Takuma Yokoyama da Universidade Kokushi kan, que passou algum tempo no Brasil como hospede de Sazaki sensei .

Mesmo perdendo ainda consegui me classificar para a seleção do estado e participar do campeonato Interestadual, mas nesse eu perdi logo na primeira chave ( fazer o que né).

Os vídeos

Kitamura Chihiro vs. Pinto San – Kata Tekki shodan

Pinto San vs. Takuma Yokoyama  – Kata Jion

Bem, já da para perceber que não sou nenhum Valdeci, mas meu objetivo NÃO É ENSINAR COMO GANHAR COMPETIÇÕES DE KATA e sim mostrar um pouco  para que serve este pilar importantíssimo do karate. Para mim kata deve ser funcional, o bonito é apenas consequência.

Até a próxima semana com nosso podcast .

Oss!

 

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 14/02/2011, em O treinamento de kata e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

    Grande Pinto-san, gostei de ver vc fazendo os katas, ganhar ou perder não importa desde que a pessoa esteja fazendo corretamente o kata. Fico aguardando o podcast sobre um assunto essencial do karate, o kata com certeza promete!! Oss!!

    Curtir

  2. Grande Daniel Sensei, gostei muito deste post falando um pouco mais sobre a essência do karate, o “kata”, acredito tambem como o senhor que kata bonito seja apenas uma consequencia, pois nem sempre um kata bonito é um kata eficiente, é o que sempre digo nos treinos, Oss!

    Curtir

  3. Parabens Pinto….kata de primeirissima qualidade

    Curtir

  4. Pedro Fanini

    É sempre bom falar, discutir e comentar sobre Kata, um assunto rico e inesgotável.
    Estou ansioso pelo próximo podcast.
    Oss!

    Curtir

  5. Felipe Andrade

    opaaaa… aguardando muito ansioso pelo proximo cast

    Curtir

  6. Tive a oportunidade de fazer um shiai com Takuma num treino na lembu-kan, no brooklin em 2008/2009. Creio que era ele pois o sensei sasaki o apresentou como seu hospede. Eu estava fazendo treinos para conhecer a academia e não sabia quem era o Takuma. Perdi a luta em 5 segundos com 1 único golpe. Até hoje jamais vi alguém com a mesma velocidade e firmeza que ele, foi um aprendizado e tanto.

    Curtir

  7. Estou curioso para saber como vai ser este ano pinto-san. Provavelmente o amadurecimento do teu karate vai dar frutos à todos, já que, sempre compartilhas o teu conhecimento conosco.
    oss!

    Curtir

  8. Rodrigo Viana

    Valew!1 Concordo plenamente que o kata tem que ser funcional, nao apenas bonito, ja que nao e nenhuma dança.

    Curtir

  9. José Pedro

    Oss! Pinto
    Gostei dos katas, foram bem feitos.
    Kata realmente deve ser funcional.
    Oss!

    Curtir

  10. AURY de Camocim-Ce

    Oieee Daniel, quanto tempo , olha o site continua bombando hein!!!adorei as matérias novas (faz um tempinho que nao visito o site sabe, tava sem tempo, mas ja arranjei algum) e ai , ainda estou esperando pelo video do heian shodan lembra? rsrsrs
    Tudo de bom pra vc e sua família, fik com Deus!
    to esperando o video…
    OSS!!

    Curtir

  11. Marcelo Lopes

    Oss, Sensei Pinto San

    Cara, tenho escutado com muita frequência os seus podcast, acohado o blog e dai quando vi na tv o acontecido fiquei preocupado com você e sua familia.
    Graças a Deus vocês estão bem. Estou daqui torcendo por vocês e todos os Brasileiros.
    Abraço.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: