MAEGERI JODAN…?!

 

Anderson vs. Victor

Maegeri jodan !?

Eu sei que estou arriscando muito  ser chamado de presunçoso ou oportunista  com essa postagem de hoje, mas que se danem!   Não posso deixar de comentar o UFC 126 ( deste último fim de semana 06/02).

Primeiro por que existia uma pequena mas  importante parcela do karate envolvida na luta principal, pois um dos lutadores profissionais  ( Victor Belfort) usa também  o karate no seu vasto leque de artes marciais, e segundo por que aquele maegeri desmontou muita gente…

Sendo sincero, eu não sou nenhum expert tão pouco um fã de carteirinha do UFC, já fui na década de 90 com a febre que assolou o Brasil, mas hoje sou um mero espectador que assisto somente em ocasiões em que o karate está envolvido, logo  minha opinião não é lá estas coisas.

Assim como milhões de pessoas, eu estava envolvido na expectativa desta luta, a defesa do cinturão do UFC na categoria dos médios. Afinal a luta prometia já que o clima de rivalidade entre Anderson ( Spider) e Belfort ( o fenômeno) estava já indo para o lado pessoal, se bem que na minha opinião toda aquela confusão pré-luta fazia parte do show para vender a atração ,como se precisassem, mas enfim…

Já há algum tempo Belfort passou a treinar karate Shotokan para somar ao seu jogo de lutador, tendo como treinador Vinicio Antony sensei e Jayme Sandall sensei, ambos karateka’s e atletas de alto nível no cenário do karate Brasileiro e não me venham com essa de federações, pois se duvidam eu posso passar o endereço do dojo  deles! Belfort é faixa azul de karate shotokan e sim, existe a faixa azul na federação/associação de Vinícius sensei, como também existe em várias outras é só pesquisar.

Jayme sensei embarcou para o USA no começo do mês passado a pedido de Belfort para começar os treinos para a luta do século, o fenômeno (Victor) somava o controle de distância do karate ( maae) ao seu boxe, segundo o Blog  de Sandall sensei “O objetivo era deixar Belfort afiadíssimo, e criar uma estratégia específica para essa luta.” Claro que a equipe é bem maior, não se limitando somente a arte das mãos vazias,vários profissionais  preparando o guerreiro para a luta!

Entrevistas, pesagem, encaradas, insultos  e tudo mais só aumentava mais a minha antipatia pelo LUTADOR ANDERSON SPIDER, nada contra a pessoa Anderson Silva, até porque não o conheço pessoalmente e se um dia tiver tal oportunidade, vou pedir umas dicas de maegeri e de shampo com certeza, hehehe!

Anderson também estava se preparando,e no meio de sua equipe existia a arma X mais conhecida como “pé frio da desgraça”, Steven Seagal, o mesmo que deu algumas dicas para o Lyoto  no preparo da sua última luta…

Até ontem ( dia do UFC 126) eu me perguntava que danado o Seagal estava fazendo  no meio desse pessoal? Sim, ele é um perito em artes marciais, 7º Dan de Aikido e 3º de Karate Shito Ryu ( segundo fontes), mas não tem “aquela” experiência no mundo do MMA, já que ele  só enfrentava terroristas e bandidos malvados em seus filmes !

Não estou pegando no pé do Steve, sou fã e ele é o responsável por me apresentar a makiwara quando assisti seu primeiro filme, mas no MMA…?

Então, para calar a minha boca…

 

IPPON!!

UFC 126 anderson vs Victor belford

 

Não quero pegar carona no acontecido ou tão pouco dizer que o desempenho do Spider se deve à um golpe que usamos no karate, ele é um gênio segundo dizem e  comprovei com esse embate, sem falar que é faixa preta de Tae konw Do, Muay Thai e capoerista, e com certeza sua equipe deve ser composta por excelentes  profissionais. Existe um “exército” por trás e no comando daquela arma! Mas não é sempre que presenciamos um maegeri definindo uma luta tão importante como esta.

 

Estava torcendo para o Belfort, queria vê-lo ganhando humilhando o aranha ( hehehe), mas o feitiço virou contra o feiticeiro e o karateka acabou provando do seu próprio veneno, coisas que acontecem na vida de um lutador profissional e um guerreiro da vida. Na minha opinião de mero espectador, a luta estava excelente, ambos se respeitando e com lances de tirar o fôlego, mas o campeão mostrou o porque de possuir este título e pois fim com um golpe inesperado, pelo menos para mim e para o desafiante. PARABÉNS PARA AMBOS!

Parabéns também à Jayme e  Vinicius  sensei que conquistaram o espaço e o respeito devido para a nossa bela arte e por fazer parte de tudo isso, e parabéns para você que teve paciência de ler essa opinião de bosta sobre o evento.  Prometo que não escrevo mais sobre o assunto, a não ser que tenha o nome karate envolvido !

Para quem não viu ainda a luta completa, aqui vai !

Oss!

 

 

 

 

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 08/02/2011, em Nossos Colunistas, Pinto San e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 22 Comentários.

  1. Yuri Cambraia

    Bom post! Infelizmente foi uma luta curta, também queria que o Belfort ganhasse, mas o recordista Anderson Silva vai permanecer com o cinturão. Se era pra acabar com um nocaute logo no início da luta, pelo menos foi um bom nocaute, né?

    Oss!

    Curtir

  2. Hirata Akira

    OSS!!!
    MAEGERI JODAN…?!
    estou em duvida se pode-se usar Jodan no golpe maegeri ou se só pode-se usar keague,maegeri keague.ou se pode usar os dois tanto faz,sempre tive esta pequena duvida rsrsrs.mas enfim parabéns para o spider apesar de estar torcendo para o Vitor… spider é Corinthiano então é gente boa …

    Curtir

  3. Felipe Andrade

    2 segundos depois do chute, minha namorada acordou com um berro meu: “CARALHO, MAE GERI”

    Curtir

  4. misterjeny(ilheus-Ba)

    como tantos outros golpes este, dado pelo anderson silva, é
    recorrente em varias modalidades de lutas. na capoeira dá-se o nome
    de ponteira,no muay thai é o chute frontal,mae geri no karatê -tae
    kwon do…entre outros.

    Curtir

  5. Será que houve alguma influência di Machida no jogo do
    Anderson Silva visto que os dois são amigos pessoais?

    Curtir

    • Exatamente o q eu penso!!!

      Antes desse treino com o seagal, o AS ja tinha lancado o mae geri na luta contra o damian maia.

      E se vcs virem o ultimo video do Lyoto e o AS treinando, ele alem de mae geri, ainda manda um yama zuki.

      Talvez ele ja tenha visto muito mais karate vindo da familia machida do q o VB viu com o Vinicio e cia….

      Curtir

  6. Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

    É quem diria, mae-gueri do tão mal falado karate definindo
    uma luta como essa!! Agora o que vai aparecer de “mestres” dizendo
    que no Muay Thai se usa esse chute não vai ser brincadeira. Mas
    como disse Pinto-san, parabéns aos Senseis Vinicio e Jayme pelo
    trabalho. Oss!!

    Curtir

  7. Pois é, Pinto San! Eu achava que o Anderson ia ganhar, pois
    todos que já viram os dois treinando dizem que o Anderson levava a
    melhor, mas em MMA tudo pode rolar… De um lado, tinha o Vitor,
    treinando com o Vinício, meu companheiro de equipe carioca nos anos
    90 e do outro, Anderson treinando com meu melhor amigo, Pedro
    Rizzo. Só podia dar em espetáculo. Anderson dominou o Maae desde o
    início e ousou. Venceu. Mereceu. Ambos estão de parabéns!
    OSS!

    Curtir

  8. Perfeito seu texto, Pinto San, como sempre. Muito triste
    para mim, mas faz parte da luta. Mérito do Anderson, que com um
    golpe desmontou todo o trabalho de meses. Agora é seguir em frente,
    levantar depois da queda, e voltar aos treinos…OSS

    Curtir

  9. Rafael Barba

    Gostei da sua postagem Daniel, foi isso mesmo, não tenho
    muito a acrescentar. O Spider é mito, já varreu a categoria
    toda….tá na hora de novos desafios. Osu.

    Curtir

  10. Faixa Azul? FAIXA AZUL?? ù________Ú
    Como assim “[…]Belfort é faixa azul de karate shotokan e sim, existe a faixa azul na federação/associação de Vinícius sensei[…]”

    Eu treino Karate Shotokan e nunca ouvi falar com faixa azul… ¬_____¬”
    Ainda sou faixa laranja, mas “Faixa Azul”!!!???

    Primeira vez que vejo isso! hehehe!

    Obrigado pela informação Pinto-Sensei!

    OSS!

    Curtir

  11. José Pedro

    Oss! Pinto
    Eu sei que fiquei acordado até umas 3:20 já bêbado de sono pra chegar na hora da “luta do século” e acabar logo no primeiro round do jeito que acabou.
    A sua postagem ficou muito boa.
    Oss!

    Curtir

  12. Diego Araújo

    Pinto-San,

    Ficou muito maneiro o post! Só não gostei do tanto que você pediu desculpas durante o texto. Também acho muito legal ver o Karate identificado e aplicado no MMA.

    Oss!

    Curtir

  13. Rodrigo Viana

    Bakana Pinto san, realmente era impossivel nao comentar.
    Torci para o Vitor, mas o Anderson Silva estava na sua noite(mais
    uma vez),e finalizou o adversario com um ‘golpe de
    mestre’.

    Curtir

  14. Bruno Herweg

    A luta realmente acabou muito rápido, mas foi um golpe
    perfeitamente executado. Quando sai outro podcast Pinto
    San?

    Curtir

    • Brunão, mô duvida aqui em casa! Como se pronuncia o teu
      sobrenome?! O cast deve sair logo,e porque eu to tentando postar um
      vídeo ! Oss!

      Curtir

  15. Felipe Andrade

    ei, e o sr. até hoje não disponibilizou o curso do amigo de dona pinto, naka sensei…. se for procurar no karateca.net deve ter 2 anos que pedi isso a vossa senhoria…. até hoje….

    Curtir

  16. Felipe Andrade

    hahaha… esse mesmo…. vlw pinto san, abração

    Curtir

  17. gostei muito do post.
    depois da luta cheguei a discutir com amigos falando q o chuto tinha sido um maegeri jodan, ninguem concordou, hehehehe.
    bem é isso, muito bom o post.

    Curtir

  18. ivan31santos@hotmail.com

    foi um vacilo de belfor

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: