COMPRESSÃO E EXPANSÃO ….?!

expansão no karate

Compressão e expansão

Sim, estou  em falta com vocês no que diz respeito aos videos de treinamento. Como esta semana  não houve gravação do Pinto Karate cast, pois a equipe está desfalcada – Roberto sensei está na África do Sul , Bento san e Eduardo sensei voltaram para o Brasil e ainda estão se “readaptando ao pais ” (hehehe) – sobrou um tempo para fazer um video simples, explicando de uma forma mais fácil (na minha humilde opinião) a compressão e expansão usando a propriedade elástica do nosso corpo.

O post de hoje é bem básico e a intenção é simplesmente despertar para essa particularidade que é utilizada em várias partes do treino de karate.

Comprimir o corpo e expandi-lo de forma correta , ou seja, eficiente e sincronizada, é essencial para desenvolver uma técnica forte. Desenvolvemos este trabalho ainda nos primeiros níveis de praticante, no kata e no kihon, só que de forma básica e sem muita ênfase no assunto por conta da imaturidade dos kohai. O problema está quando atingimos o estágio em que é essencial dar importância à isto e muitos graduados atropelam esta parte , com a intenção de acelerar o processo de evolução, mas deixando um desfalque. No processo de compressão e expansão, desenvolvemos o kokyuu – 呼吸 (RESPIRAÇÃO outro grande responsável por essa técnica) e com isso fortalecemos o corpo. A pratica dos kata são excelentes para esse  treinamento, mas eu prefiro e indico começar pelo kihon.

Eu sempre escuto ( até mesmo dos japoneses recém chegados ao shodan) que após o exame de graduação, ao voltar para  o seu dojo, nada muda. Continua treinando as mesmas técnicas que também são treinadas pelos coloridas ( inclusive faixas branca) . Já até vi alguns revoltados ( cômico  isso , hehe) por terem pago uma taxa de exame altíssima, para depois de  ser aprovado (ou reprovado) continuar o mesmo treinamento chato o rotineiro juntamente com os kohai.

Eu entendo e concordo com isso de certa forma, mas nem sempre o problema está no seu dojo, muitas vezes está em nós, que engessamos nossas mentes com “preconceitos” ( as cuidado com o que se encontra por ai ) e tapamos nossos ouvidos para o que o sensei  diz em praticamente todos os treinos, OS DETALHES!

TREINAR  A MESMA COISA NÃO QUER DIZER QUE DEVEMOS TREINAR DA MESMA FORMA!

Na minha opinião – eu um simples shodan que nunca ganhei uma competição de karate no Japão, mas que continuo treinando e tentando aprender o máximo ( é uma piada interna e direcionada a um certo alguém) – é inadmissível  ter um graduado executando o treinamento  de kihon da mesma forma que os coloridas.  Supõe-se  que um shodan tenha um karate maduro (comparado ao nível de seus kohai, claro que na prática nem sempre é assim), e deve explorar mais das técnicas, procurando “os detalhes” , mas claro, sem o pensamento de “querer reinventar a roda”.

Antes de continuar,seria mais indicado assistir aos vídeos sobre o treinamento de KIHON IPPON KUMITE – 基本一本組手, que   tem alguns detalhes que não foram falados nos vídeos deste post.

Os vídeos a seguir explicam o básico  da compressão e expansão, deixando claro que o que mostramos no vídeo é apenas uma pequena parte de um todo, pois não é apenas com a propriedade elástica do nosso corpo que dominamos essa técnica. Mas vamos por partes.

Agradecendo a “equipe de filmagem e produção” ( heheh) Camera girl Dona Pinto (Satiye), e aos participantes do vídeo Kato Suzuki shodan de karate JKA e Takeshima Yuki, também shodan da JKA e meus companheiros de treino no Mikatabara dojo.

Vídeo 1

vídeo 2

Isto pode e deve ser aplicado em todo o treinamento de karate, pois como eu falei antes , é essencial para desenvolver uma técnica forte. Mas não se limitem ao que tem neste blog , estudem e tentem perceber  o pouco que foi mostrado aqui nos seus treinos de rotina e lembrem-se NÃO EXISTE KARATE SEM MESTRE TÃO POUCO AULAS VIRTUAIS!  Usem esse blog como material de pesquisa, mas treinem karate com um sensei de verdade!

Daniel Pinto San – Shodan de karate JKA  e aluno em treinamento ( não sou e nunca fui sensei)

Vejo vocês na segunda parte deste post.

Oss!

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 05/10/2010, em Treinamentos e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 34 Comentários.

  1. Pinto-san, gostaria de ver o vídeo explicado na makiwara, como o senhor falou! E também gostaria de esclarecer uma dúvida. Vocês estavam usando tate zuki chuudan pod falta de espaço, ou por que o tate zuki é mais eficiente quando ataca o plexo solar?

    OSS!

    Curtir

    • Senhor é foda né Haideto, heheh.
      O tate foi usado por falta de espaço, e por conta da distância, eu prefiro aplicar no estômago, mas se o adversário for baixo, vai levar na caixa do catarro mesmo por que eu é que não vou me baixar .hehehe.
      O vídeo como a makiwara vai chegar logo logo. Meu PC de mesa foi pra o saco e isso vai atrasar todos os projetos…

      Curtir

  2. Roberto Sant Anna

    Tate Zuki é considerado o soco mais potente do Karate, segundo sensei Stan Schmidt. Tanto que ele treina assim no Sanatawara(saco) dois dias por semana.
    Ele disse tambem que choku zuki no peito nao funciona como um tate zuki bem aplicado na altura chudan.
    Parabens Pinto Sanm, seu blog esta muito bom.

    Curtir

  3. Pinto San, sou faixa preta 2º grau tenho uma academia na cidade de João Câmara, Estado do Rio Grande do Norte (Academia Meikyô), tenho um blog e add o seu, gostaria muito que vc add o meu, cujo endereço é: http:academiameikyodepedragrande.blogspot.com

    Assisto seus vídeos e acho muito interessante. Um abraço forte

    Curtir

    • Santos sensei, assim que organizar umas coisas por aqui, irei criar um banner do seu blog para postar no meu. E muito obrigado pela consideracao de divulgar este blog no seu espaco.
      Oss!

      Curtir

  4. Oss! Pinto
    Muito bom o vídeo e bastante interessante, já estava com saudades dessas video aula suas hehehe…
    Seu japonês está muito bom, estou precisando de umas aulas, caso queira ensinar…
    Pinto sobre o podcast pode me chamar caso esteja precisando de alguém para gravar.
    Oss!

    Curtir

  5. Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

    Caro Pinto-San, parabéns por uma postagem apesar das dificuldades vc conseguiu. Muito interessante o vídeo e como o karate de verdade se baseia em princípios físicos e não em coisas de outro mundo. Com certeza esses dois meninos são muito melhores que muita gente, inclusive eu! Abraços!! Oss!!

    Curtir

  6. OSU!

    Muito bom, bem explicado, vou tentar ir aplicando essas técnicas no decorrer dos meus treinos.

    Como sempre um bom material de APOIO. ^^

    vlw por mais essa contribuição.

    OSU!

    Curtir

  7. Filipe Faray

    Msmo com os podcast q estão ótimos, ainda sentia falta dos videos aki hehe, ainda gostaria de um dia ver um video seu executando um kata xD

    Abraço,
    Filipe

    Curtir

  8. Felipe Andrade - Arraial do Cabo - RJ

    meu sensei enfatiza sempre essa puxada “a mais” no hikite tanto para uma defesa mais eficiente quanto um contra-ataque mais forte (inclusive no makiwara), e como dito no video os faixas coloridas não executam dessa forma.

    Curtir

  9. Edson Ribeiro

    Só uma palavra , formidável . Oss!

    Curtir

  10. Muito obrigado pelos esclarecimentos Pinto-San e Roberto sensei. E o hábito de chamar os mais velhos de “senhor” vem de criação mesmo pinto-san!

    Curtir

    • Educação vem de berço! Mas é que nós dois temos quase a mesma idade, e você sabe que não gosto de ser chamado de sensei para não me confundirem com picareta ou terem algo para falar de mim. Até por que eu não dou aulas mesmo, só auxilio no meu dojo.
      Oss!

      Curtir

  11. Diego Goelzer

    Oss muito bom o video
    resaltou detalhes importantes para todos os karatecas
    estou no aguardo pelo makiwara 😀
    Oss

    Curtir

  12. Rodrigo Viana

    Muito bom Pinto San,suas tecnicase explicações sempre enriquecem meu treinamento…
    Oss

    Curtir

  13. OSS meu amigo!!

    Excelente vídeo, excelente explicação, excelente japonês (a pronuncia, hein?) e não vou ficar aqui te elogiando mais, senão a Dona Pinto vai me bater…rs..rs..rs..rs..
    Cara, eu já te disse isso antes, vc está vivendo o sonho que creio eu todos os karatecas tem, estar aí no Japão treinando e vc está fazendo isso com maestria nos trazendo esses ótimos vídeos. Mais uma vez parabéns. E quem sabe um dia a gente possa se conhecer de verdade e treinar juntos…
    OSS.

    Curtir

  14. Paulo Arcênio

    Meu amigo Daniel, obrigado por esse material fantastico que vc tem gentilmente nos disponiblizado, deixo mais uma vez meus parabéns, e sempre que se vires em meio a uma tempestade mantenha-se determinado, até pq sempre depois da chuva vem o sol, cedo ou tarde ele vem…forte abraço Pinto San, tudo de bom e melhor é o que vc merece.

    Curtir

  15. Daniel san!!
    muito bom seus vidêos…..
    Sasaki san, começa seu trabalho com quadris, apartir do sétimo kiu, sabia disto??
    é uma experiência fora de série tal treinamento.
    Ps- gostei muito de sua explicação, sobre elasticidade!!
    Oss

    Curtir

  16. Ola Pinto San, matéria muito importante, gostei muito, muitas pessoas não dão muita importancia a esse tipo de treinamento.

    Obrigado.

    Oss.

    Curtir

  17. Decinho Monte Alegre

    E ai meu velho… desculpa a demora, mas é que eu tavs numa correria daquelassssssssssssssssssss…

    Finalmente um videozinho, tava com saudade… e essas participações são bastante ilustres!!!

    Muito bom o video, eu realmente tenho o defeito de virar o joelho, para jogar a cintura.

    Tinha um velhinho lá no fundo, ele não brigou com vocês não?! Parecia ser o “Guardiao do Templo” huiahiahiuaaai

    Mas meu velho, meus parabéns, você merece esse sucesso todo… um grande abraço e mais uma vez, parabéns!!!

    OSS!!

    Curtir

  18. Fábio César (João Pessoa - PB)

    Mandando sempre muito bem nos videos treinos Pinto San!!! Realmente o seu corpo vira uma catapulta quando vc aprende a usar o efeito contração expansão proveniente da elasticidade natural do corpo. Coisa que pouca gente leva em consideração. Meu objetivo, e o do Karatê, é derrubar com um unico golpe. Abração Oss!!!

    Curtir

  19. Roberto Sant Anna

    é uma pena que a JKA do Brasil nao aproveite, por exemplo, de pessoas como o Pinto San para dar Seminarios por aqui. Grande Professor, otima didatica e com certesa as pessoas aprenderiam muito com ele. Mas é assim mesmo. Os Japas daqui morrem de medo de perderem a boquinha deles. Mentalidade atrasada, alias, bem caracteristica de camponeses, que deveriam mesmo é estar na roça.

    Curtir

  20. Daniel-san muito bom o post…
    Dá pra tirar muitas coisas proveitosas do seu blog.
    Eu também quero ver o treino com makiwara.
    Oss!

    Curtir

  21. Ficou show de bola o video! Obviamente estava falandod a parte tecnica, mas nao pude deixar de reparar no cenario!

    Show!

    Vlw PInto, ate mais!

    Oss!

    Curtir

  22. Igor Marino (Fortaleza-CE)

    Mto bom Daniel!
    O blog como sempre de parabéns!!!

    OSS!!!

    Curtir

  23. Oss … tou sempre passando pelo blog e cada vez aprendo algo novo, ate mesmo quando e algo que eu ja tenha visto antes. Parabens pelo seu trabalho. Oss

    Curtir

  24. Adriano Valença ( RJ )

    Oss! acabei de conhecer o blog através de um antigo amigo de treinos, mas infelizmente to parado por motivos físicos e financeiros, mas breve, assim espero, estarei devolta ao Dojo, mas enfim, gostei muito do seu blog e vejo como é bom ter um lugar a mais pra pesquisar e que da pra perceber que não picaretagem, assim como há vários por aqui…parabens pelo trabalho e espero que dure e evolua por muitos anos ainda…
    Oss!

    Curtir

  25. Ângelo Gambôa

    Excelente blog, parabéns!!! Sempre que posso dou uma olhada aqui!!!!

    OSS!!!

    Curtir

  26. Andrew Matos

    “TREINAR A MESMA COISA NÃO QUER DIZER QUE DEVEMOS TREINAR DA MESMA FORMA!”

    Disse tudo!
    O praticante de karate, desde faixa branca até chegar ao maior grau da faixa preta, sempre aplicará o Oizuki… a questão é o aprimoramento da tecnica e a naturalidade da execução.

    Karatê é determinação!

    OSS!

    Curtir

  27. Marcelo Luna

    VANDÀSTIGO!!! Isso é karate!! Parabéns a Pinto san e equipe!

    GAMBATE!!!

    Curtir

  28. lucas uehara

    Tá com a técnica e velocidade mto bem apuradas hein Pinto San…não ganhou, mas em breve com certeza vai ganhar algum campeonato.

    Curtir

  29. Luciano Oliveira

    Pinto San, se Lampião fosse vivo estaria orgulhoso de vc, meu amigo!

    Meus parabéns pelo vídeo! Simples e didático!
    Sua perseverança em disseminar um Karatê de qualidade vai levá-lo longe!

    OSS

    Curtir

  30. Arthur Lima

    muito bons , esses detalhes técnicos
    oss

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: