KARATE KID! Ou seria Kung Fu Kid?!

Primeir do Karate Kid 2010 em Tokyo

Primeiro do Karate Kid 2010 em Tokyo

Finalmente o tão esperado remaker de um dos filmes que marcou a vida de muitos karateka’s chegou ao Japão! Karate Kid 2010 ( vulgarmente chamado) teve lançamento oficial em Tokyo hoje ( 07/08/2010), claro com a presença dos dois protagonistas , Jackie Chan e Jaden Smith.

O Twitter do Jackie estava à mil por hora, lançando fotos da premier, do hotel, das cartas dos fãs japoneses, eu até arrisquei torcar algumas palavras com o Chan, mas como das outras vezes não fui respondido, fazer o que né!?

O marketing que ele fez foi muito “feroz”, esteve presente em praticamente todos os países com grande  quantidade de cópias do remaker, sempre Twittando por onde passava, mostrando os cartazes do filme  e das premiers que participava, tem muitas fotos no site   pessoal do Jackie, clica e confira.  A família Smith ( responsável pelo projeto) , também não ficou atrás, ano passado o Will Smith esteve no Japão lançando seu filem” EU SOU A LENDA “e aproveitou para visitar alguns lugares,  inclusive um dojo de Karate, acho que “preparando o terreno” para o filho, Jaden, plantar suas sementes, paizão hein!

Apesar de muita gente adorar o remaker  ( graças a presença do Chan no filme, claro), na comunidade de karateka’s do mundo todo , a polêmica se estabeleceu . Karate Kid rodado na CHINA com os protagonistas lutando KUNG FU ?!! MAS QUE PO…CARIA É ESSA?!!

Foi também a minha primeira impressão quando soube das filmagens, seria esse o cúmulo da Globalização? Um afro-descendente americano, morando na China, praticando karate (?) com um Chines?!

Milhares de karateka’s se mostraram descontentes, milhares de manifestações contra o filme foram lançadas, até me convidaram para fazer parte de uma, mas seria o mesmo que remar contra a maré. Claro que nos “minutos finais ” eu , já influenciado por algumas destas manifestações, pensei em fazer meu  protesto, levando uma placa para os cinemas japoneses onde eu iria assistir o filme com a seguinte frase ( em inglês e japonês, claro) KUNG FU NÃO É KARATE! KARATE = JAPÃO , KUNG FU = CHINA,   e a de maior impácto, ¶ Ah ah , Uh uh, ô Jackie Chan eu quero comer seu  CUIDADO QUE ISSO PODE DAR PROCESSO!!

Detalhe para o nome no Cartas - BESTO KIDO

Detalhe para o nome no Cartaz - BESTO KIDO

Ai você me pergunta se eu ia fazer mesmo isso, sim, já até tinha combinado com um karateka dos EUA que estava organizando o protesto pelo mundo a fora. Só que o filme  aqui no Japão tem uma particularidade , no Nihon, assim como a versão original de 1984, tem o título de  Best Kid  (ベストキド = BESUTO KIDO)! A desculpa que me deram  foi a de que  o título original não “soaria muito bem no Japão ” já que KARATE aqui não teria a referência a arte marcial, mas sim a mãos vazias, isso dependendo se fosse escrito e kanji ou em katakana ( alfabeto usado para escrever palavras não japonesas).

Seria muito hilário, eu  feito um doido com uma placa ” MÃOS VAZIAS NÃO É KUNG FU”! Talves não fosse tão insano já que seria escrito com o alfabeto ocidental, mas o melhor é não arriscar o mico !

Jack Chan no hotel em Tokyo lendo as cartas dos fãs japas! Foto do Twitter do CHan

Jack Chan no hotel em Tokyo lendo as cartas dos fãs japas! Foto do Twitter do Chan

Sobre o filme, assisti uma versão baixada da net ( PIRATEX), mas irei ao cinema amanhã com certeza, apesar de que a idéia era assistir na estréia, pois sou um fã incondicional da trilogia ( sim , por que o quarto filme não é um filme!), tenho uma relação de amor e ódio com o karate kid, mas no fundo eu amo essa relíquia cinematográfica. Não por conta das suas cenas de ação ( ECA!) mas pelo roteiro, pelo verdadeiro protagonista e pelo mesmo motivo de que milhões de pessoas amam a película, A AUTO INDENTIFICAÇÃO COM OS PERSONAGENS!

Sim meu amigo, quem nunca se viu na pele de Daniel San ou  sonhou em ter um sensei como Miyagi San? Quem nunca pensou pelo menos uma vez em treinar duro só para enfiar a mão naquele “valentão” da escola ou da rua ou se dedicou a tão falada “filosofia do karate” pensando em um dia se torna o proprio Miyagi sensei?

Eu não vou me aprofundar  mais sobre o assunto, pois minha idéia é um podcast bate-papo sobre o tema, com pessoas que  assim como eu, são fãs da trilogia ( aquela merda de quarto filme não me entra!), e que assistiram o remaker, tenho certeza que será muito interessante , ja que eu guardei algumas curiosidades sobre  o filme original e as sequências, só para deixar você com vontade de escutar o Cast sobre “KARATE KID 2010- Era uma vez na China “… NA CHINA ?!

Oss!

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 08/08/2010, em Nossos Colunistas, Pinto San e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 41 Comentários.

  1. Paulo Arcênio

    Blz, não bastando eu ja ficar todo ansioso pelo próximo podcast, vc Daniel ainda coloca mais lenha na fogueira, mas suas palavras foram muito bem ditas auqi nesse post no blog, eu confeço que tenho a mesa visão qnto a trilogia do original Karate Kid, as tais ceninhas de ação são uma bosta cinematografica, mas o resto do filme compensa muito.

    Curtir

    • Fiquei muito triste ao saber que não se tratava de karate, acho que tinha – mos que nos unior e processar o filme, é propagando enganosa ta escrito KARATE KID. Eu por exemplo aluguei pra ver a arte do karate não kung fu, odeio o desreipeito a todos os karatecas do brasil!

      Curtir

  2. Decinho Monte Alegre

    E ai meu velho… quero assistir esse filme, eu particulamente não AMEI a serie, achei legal… mas achei que colocava o karate pra baixo, dando a impressão de que qualquer um com alguns poucos treinamentos ganharia de um atleta que treina a anos. Eu prefiro assistir filmes de samurai do que de karate propriamente dito, acho meio clichê!!!

    Mas vou assistir para poder ter uma boa opniao!!!

    Abraços!!!

    Curtir

  3. É realmente uma pena eles terem transformado o Karate Kid em kung fu… mas vou acabar assistindo o filme mesmo assim, hehe!
    OSS!

    Curtir

  4. Oss! Pinto
    Eu também tenho vontade de participar desta campanha hehehe…
    Irei ver para participar do cast, porém depois de ver alguns videos desanima ir pro cinema ver…
    Vou esperar até sair nos cinemas e ver.
    Oss!

    Curtir

    • eu achei muitos erros acho que ten que
      faser um viume mas rreau pesonagen nao comen nao beben agua nao fas nada eles sao robos ea muitos erros de gravasao
      ve o iume com atensao vao ver os erros
      amas de 15

      Curtir

  5. Felipe Andrade

    karate kid, sobre kung fu é o mesmo que rock n’ RIO, em lisboa.
    imagina se no remake de O Massacre Da Serra Eletrica, ao invés do Leatherface fosse o Jason que fosse o matador… se no remake de A Profecia fosse o Isaac (Colheita Maldita) no lugar do Damien…..
    não vi o filme nem vou ver, prefiro assistir kuro obi pela milionesima vez….

    Curtir

  6. Pedro Henrique Dias

    Oss Pinto San!
    Voce com suas sábias palavras: “CUIDADO QUE ISSO PODE DAR PROCESSO!!” Colocou uma das grandes dúvidas do mundo: POR QUE NÃO É KARATÊ ??? (Tá até certo falar que japonês é tudo igual mas… confundir Miyagi com Jackie Chan? )
    Oss!

    Curtir

  7. Luís Eduardo de O.Ulbricht

    Jackie Chan fazendo filme de karate? Só mesmo na China, esse cara não sabe nada de karate! E qto ao filme, para mim filme de karate é “Kuro obi” o resto é café com leite. Abraços Pinto Sensei! Oss!!

    Curtir

  8. OSS!!
    Primeiro comentário meu no blog (já era sem tempo).
    Então, fiquei retado como todo mundo ao saber desse tal Karate Kid com o filho de Will Smith e Jackie Chan..quando soube pensei que era uma falácia, infelizmente não é.
    Sou fã incondicional dos filmes, “até o quarto filme, tem uma cena muito bonita e a atriz era lutadora de verdade” e é cla\ro que detestei a idéia desse remake, não vou assistir, já passei muita raiva vendo o treiler rs.
    Há quem diga que eu pareço o Daniel San, espero que isso seja um elogio.
    OSS! Abrçs Pinto San.

    Curtir

  9. Wellington

    Aproveita e coloca no novo Podcast umas sugestões de filmes de Karatê! Nesse quesito acompanho o comentário do Luis Eduardo e acho que Kuro Obi é um dos melhores! []’s
    Wellington, Betim – MG

    Curtir

  10. Pedro Henrique Dias

    O filme “Karate Kid” falando sobre kung fu? Só se for na China! Hehehe

    Oss!

    Curtir

  11. Dyego Travassos 1° Dan

    OSS

    Eu vi o thriler do filme. Não tem nada haver com karatê!

    Curtir

  12. Erick Davi Morgade Pessanha

    Embora eu seja fã do Jackie Chan e das versões originais de Karate Kid, não estou animado com o remake pois o mesmo mostrará tudo menos karate.
    Gostaria de ver um remake de verdade onde um Miagy que saiba karate de verdade ensine de verdade karate ao Daniel San e que ele acabe dando um pau nos caras da “cobra kai”.

    Dúvida 1: Seria o senhor Miagy um picareta das artes marciais? Ele colocava o Daniel san para realizar trabalhos braçais e deu a ele a faixa preta em menos de 3 meses de treino.

    Dúvida 2: Qual estilo de karate eles tentam mostrar nos filmes? Pra mim parece Goju Ryu.

    Curtir

  13. na moral vcs ai so falam merda vc nem sabem o que e um
    filme nada mais do que um historia fiquitia uma estrategia de market

    Curtir

    • Erick Davi Morgade Pessanha

      A questão é que quando se faz um filme com um determinado tema, é esperado da produção do filme que o tema seja seguido à risca.
      Por exemplo, imaginem um filme cujo nome fosse “Soccer Kid” se o garoto realmente jogasse o futebol que conhecemos tudo bem, agora, se o garoto joga voley, realmente os praticantes de futebol não iriam ficar satisfeitos, ou mesmo se fizessem um remake sobre “Jamaica abaixo de zero”, que é baseado em uma história real, mas o esporte retratado no filme fosse outro que não corrida de trenó, os praticantes do esporte não iriam ficar satisfeitos, assim como não estão satisfeitos os praticantes de Karate.

      Eu por exemplo sonhava com um Karate Kid seguindo a mesma fórmula da versão original, com os mesmos personagens só que com outros atores, sem picaretagens(kimonos coloridos) e onde os atores realmente lutassem karate.

      Curtir

  14. Yuri Cambraia

    Vi o filme e não ficou tao ruim. O que mata é o nome, mas é pra embarcar nos antigos filmes Karate-Kid, obviamente. Pelo menos durante o filme eles admitem que é KUNG FU e não KARATE. Pena que o povo menos informado vai ficar mais confuso ainda!

    Oss!

    Curtir

  15. Eu vi o filme e achei até melhor que o original. Porém como muitos, achei nada ver o nome, deveria ter colocado Kun Fu Kid. Qualquer um saberia que é o REMAKE de Karatê. Ora, já pensou se “7 Homens e o Destino” (The Magnificent Seven em inglês) tivesse o nome do filme original “Os 7 Samurais”?

    Curtir

  16. Pessoal da no mesmo!! eu vi o filme, é bom pra essa época como o outro foi bom pra época passada, o nome karate, quer dizer um estilo de luta japones certo?
    mas se o filme fosse ter outro nome, as pessoas iriam dizer “nossa esse filme ficou parecido com a historia do karate kid” as pessoas não sabem oque querem,..a real é que o filme é ótimo o nome é oque menos importa, até porque eles foram é muito inteligentes de colocar esse nome,e sabe porque? porque agora os dois paises podem curtir o filme com um certo orgulho!!Porque um tem o nome de uma arte de luta japones que é KARATE, e o outro tem a luta que é Kung Fu..!! e tenho dito!!

    Curtir

  17. Aff mano eu assisti o filme pensando que ia ver “buceta e vi pinto”!!! Onde já se viu o filme se chamar Karate Kid e ter Kung Fu naquela merdha? Aff!!! Isso foi um desrespeito ao karate!!! Por que diabos então, se queriam fazer um filme com a palavra “karate”, não o filmaram no Japão lutando karate?! Tem coisas que não entendo nesse mundo!!!

    Curtir

  18. Roberto Sant Anna

    nao gostei, prefiro a primeira versão com o Pat MOrita.

    Curtir

  19. adorei o filme mais eu gostei mais do Kung Fu Kid sera que vocês podem passar ele na televisão novamente que não deu para mim assistir obrigada .

    Curtir

  20. emillygessica

    e´muito legal msm

    Curtir

  21. adorei o filme e senti muita vontade chorar e mto legal.

    Curtir

  22. amei esse filme eu fiquei doida na hora que ele ia lutar mas eu amei o filme eu kero namorar com o dre

    Curtir

  23. achei o filme karate kid demais, eu adorei

    Curtir

  24. BOA NOITE. OI TUDO BEM. EU SOU SURDA. EU SOU SEICHO NO IE. EU MORA EM BOTUCATU- BRASIL. EST; S.P. ESPIRITUALMENTE PASSADO MESTRE. SAUMIRE E VELHO MUITO AJUDA MIM, TAMBEM KIOYBA AJUDA MENTE FORÇA AMA MIM.DEUS SABE. KIOYBA VOLTA ENCONTRA MIM. MUITO OBRIGADO DEUS. OK.

    Curtir

  25. Vídeo muito engraçado sobre o filme do ip man batendo em karatecas, mas com final alternativo.Quando pensarem em colocar o karatê em um filme de kung fu, que mostrem a verdade. rsrs

    Curtir

  26. Djeison Karling

    Sei q to meio atrasado nisso mas o filme ficou muito bom, admito q ele se trata de Kung-Fu, mas na boa, eu achei mil vezes melhor o remake do primeiro filme, do q o próprio primeiro filme em si, e aquele que falou em processar, que tal vc processar o Zeca Pagodinho ja que ele canta samba, ou o Exaltassamba por tocar pagode, ou melhor ainda, que tal processar o Belo pq ele é feio pra krlh kkkk… Mas enfim, sou um fã e grande apreciador dos filmes de Jackie Chan, não curti nenhum pouco os filmes do Karatê Kid, confesso q a história é linda de mais, mas cá entre nós, eles poderiam ter caprichado mais nas coreografias de luta, e antes q eu me esqueça, esse blog é muito dahora haha eu deveria ter encontrado ele antes, parabéns ao criador 😉

    Curtir

  27. muito massa esse filme cara eu não se canso de assistir esse filme e muito massa mesmo

    Curtir

  28. Olha vcs que fala mal do filme .quero ver vcs posta um video fazendo as coisas que eles fez ha

    Curtir

  29. Marcos Paulo Reia

    essa filme muito legal a parte do final já agora muito importante tenho um sonho karatê kids dança dá cobra

    Curtir

  1. Pingback: DO KOTO PARA AS TELAS DE CINEMA! « Pinto Karate Dojo

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: