CENTRO,GRAVIDADE, PÊNDULO, SABAKI E TUDO MAIS…

Olá karateka’s, olha eu  aqui  voltando com os vídeos de treino!

Primeiramente gostaria de pedir desculpas e muito obrigado pela força e carinho  nos comentários aqui no blog e nos fóruns  de karate sobre o último vídeo que postei da minha luta, aquela que  penhorei um olho direita e mesmo assim perdi por HANTEI (que poxa…). Mas bola para frente ( em ritmo de copa , ECA!) e vamos continuar os trabalhos.

Já há alguns anos  venho estudando uma forma de aplicar no karate as esquivas de pêndulo do boxe de forma que não descaracterizesse o karate e que proporcione funcionalidade. E devo agradecer isso ao meu pai, praticante de “street boxe” (aquele boxe que aprende nos bares e noites boêmias da vida, na época em que tudo se resolvia  com alguns supapos nas fuças  e finalizava com uma cadeirada nas costas e uma ação evasiva de fuga!  Bons tempos a dácada de 40,  hehehe). Quando estive com o coroa de 80 anos em 2008 no Brasil, ele acompanhou alguns dos meus treinos e deu a dica. E conselho de pai é ordem, então decidi  por em prática.

Nos vídeos que vem a seguir, eu explico alguns pontos que esclareceram algumas dúvidas à mim sobre a postura no uso do pêndulo e a forma de como eu treino, Mas eu indico vocês a buscarem outras fontes para se apronfundarem melhor no assunto e aplicarem em outras áreas e formas de treinos.

Já falei aqui no blog sobre o DVD O melhore de Naka Tatsuya sensei volume 1, onde ele  fala dos seus estudos sobre  a prática do domínio do JUSHIN –重心 (centro de gravidade ) e da aplicação dele nas técnicas do karate. Adianto que é muito interesante o assunto abordado por Naka sensei e em certos momentos chega ser até polêmico, olhando pelo prisma tradicional da arte, sem falar da qualidade da produção do DVD.

Para mais informações e para comprar caso interessar, pode ir direto no site da CHAMP VÍDEOS, existe a versão  em ingles do site.

Outra maravilhosa fonte de estudo é o livro KARATE DINÂMICO de Massatoshi Nakayama sensei, no Capítulo 1 – Posturas ( pg .-23), certamente este livro é uma bíblia para os karateka’s, ou pelo menos deveria ser , na minha opinião.

Um breve explicação sobre o centro de gravidade, deixando bem claro que é minha visão sobre o assunto.

Explicando o básico do sabaki com o uso do pêndulo.

A segundA parte do Sabaki usando o pêndulo e ashi sabaki (esquivas com os pés).

Participem dos comentários do blog, postando sua dúvida, opinião ou compartilhe sua dica , forma de treinamento, isso também é importante para o blog.

Desculpem as falhas, ainda estou trabalhando nisso , mas espero que tenha sido proveitoso para vocês.

Um abraço e não esqueça de comentar e avaliar os vídeos (ONEGAISHIMASSU!!)

Oss!

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 11/06/2010, em Treinamentos e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 38 Comentários.

  1. Legal sensei, esse blog vale ouro, rsrs.
    Com certeza esses vídeos ajudam muito.
    Obrigado por sempre estar compartilhando seu conhecimento com a gente.

    押忍

    Curtir

  2. Paulo Arcênio

    Muito bom as sugestões de treinos Daniel, ta aí uma coisa que a tempos ja venho pensando: “Pq nenhum desses caras que viajam por aí dando curso, não desenvolve um curso só sobre treinamentos caseiros usando objetos baratos e faceis de encontrar..” adorei mesmo, parabéns ficou muito bom.

    Curtir

  3. Andrews Pontes Moura

    Oss, Muito boas as explicações Daniel, você já viu o DVD karate and boxing connections? Se não recomendo a você e aos que tiverem interesse.

    Oss.

    Curtir

  4. César Duarte

    OSU!

    Pinto-san! Ótimo estudo sobre centro de gravidade! Foi de grande valia para mim!

    Grande abraço de todos da Heikokai Alemanha!
    Kyotsukete!

    OSU!

    Curtir

  5. Yuri Cambraia

    Muito bom! Gostei do fato de você dar nome aos bois mostrando como é a esquiva do boxe e como pode ser usada de forma semelhante dentro do Karate!

    Infelizmente nao pude (ainda) ouvir o último podcast pois minha internet está muito lenta, mas aposto que ficou um bom trabalho!

    Queria também elogiar sua responsabilidade, o material que você posta aqui no seu blog é muito interessante e bem articulado!

    OSS!!

    Curtir

  6. Pedro Henrique Dias

    Pinto San, já tava com saudade dos seus vídeos!
    Como sempre nos ajudando com seus ótimos trabalhos.
    Um forte abraço, Daniel .
    Oss!

    Curtir

  7. Entrei no site da Champ para adquirir o DVD mas só tinha em japonês. Como faço para entrar no site em inglês? OSS!

    Curtir

  8. Muito bom . Isso é simplesmente evolução sem descaracterizar a arte . Parabens novamente . Oss!

    Curtir

  9. Marco Praça

    Olá Daniel.
    Muito bom vídeo, em especial o lembrete do final sobre a importância do karatê básico no treinamento do karatê avançado.
    Excelente.
    Oss!

    Curtir

  10. Felipe Andrade

    interessante o lance da mudança de centro de gravidade conforme a altura…
    vou conversar sobre isso com meu sensei.

    parabens

    Curtir

  11. Décio Monte Alegre

    Olá Pinto-San…

    Achei sua tecnica muito interessante, porém não posso deixar de dizer que é um tanto arriscada. Pois quando você sai lateralmente, mesmo que com os olhos no adversário você está com a base fora do centro de gravidade e se o adversario acertar um ashi barai nesse momento, pode ser fatal.

    Mas é apenas uma opnião posso estar errado…

    Abraços e sucesso!!!

    Curtir

  12. Pedro Cabral

    Achei muito legal os seus videos. peguei uma borracha com o borracheiro e estou fazendo uns treinamentos com elastico, achei legal suas ideias e estou adaptando pra mim.

    O centro de gravidade achei bom também, mas acho que é o contrario, o centro de gravidade desce a medida que voce abaixa, o que acontesse é que há mais massa em cima quando se abaixa.

    O treinamento de esquiva adorei, vou fazer esse. parece o Rocky!!!

    Outra coisa, o que voce acha de MMA e cross training? Treinar outras artes marciais e outras modalidades. Treino Taekwondo , mas penso em treinar um pouco de Judo, Jiu-jitsu, Karate, Boxe, Muay Thai, para suprir as deficiencias (por exemplo derrubadas do judo, solo do Jiujitsu, Tecnicas do Karate, Movimentacao e socos do boxe, cotovelos e joelhos do Muay thai).

    Curtir

  13. Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

    Muito interessante os vídeos, também acredito que devemos manter a mente aberta a novos tipos de treino, pois assim melhoraremos nossa performance! Sensei Pinto continue com seu ótimo trabalho! Parabéns! Oss!!

    Curtir

    • É o que eu espero para a nova geração , abrir a cabeça, não somete para o treinamento, mas também para o companheirismo e igualdade dentor do karate ( com relação as diferenças de estilos). É uma coisa que quero ver antes de deixar esse mundo.
      Oss!

      Curtir

  14. Ola Pinto San,

    Adorei muito o video, apresentada de um modo natural, simples e eficass, estive a uns anos atras a treinar esse tipo de movimentação, foi dificil executar com sucesso devido a falta de treino no hara. Tive tambem a ver outros posts, da jka brasil e japao, histórias muito interessantes e muitas duvidas tiradas. Aqui na Jka Portugal tambem tem muitos relatos, um deles de a ver Sensei Ênio com meu sensei Pete Pacheco(JKA Portugal) no japao nos anos 70! Me ajudou mais a conhecer a JKA Brasil tambem, pois na minha cidade no Brasil não há.
    Ai no Japão estive no curso da jka em Abril, Sensei Izumia esteve a explicar tambem no kumite esses pormenores, Hara, postura etc…

    Muito obrigado mais uma vez.

    Oss!

    Curtir

    • Eu não acredito que você esteve aqui e não fez uma visita nem me enviou um email…
      Assim enfraquece a amizade , hehehe.
      Na próxima vamos treinar .
      Oss!

      Curtir

  15. Rodrigo oliveira

    Parabens por + esses videos, simples e cheios d conteúdo. OSS

    Curtir

  16. Décio Monte ALegre

    E ai Daniel…

    Dei uma passada aqui, pois como bom nordestino que sou não poderia deixar de estar muito feliz com a chegada de São Joao, não sei como é por ai, mas se der, faça uma fogueira e pendure as bandeirolas…

    Um feliz São João, um grande abraço e muito forró…

    Vou ver se te mandou uns links com uns cds de forró para vc fazer download… huiahuiahiauhauihai

    Curtir

  17. Pedro Medeiros

    Seus esforço e dedicação, bem como a qualidade do material que produz de forma livre e dedicada, são inspiração para todos nós.
    Desejo toda sorte e tudo que o esforço próprio pode lhe trazer, o que com certeza não é pouco.
    Muito obrigado, Daniel.

    Curtir

  18. Rafael Cardoso

    Muito bom
    Assisti os vídeos (encontrei-os no youtube) e aprendi bastante coisa deles!
    Obrigado pelo post, Daniel
    Oss!

    Curtir

  19. Fábio César

    Oss!! Muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos apurados, Pito San. Fica na Paz!!! Oss!!

    Curtir

  20. Olá Pinto san, parabéns pelo blog e pelos videos show mesmo…muito bem explicado aliás…Sucesso ai !!!
    Já estou seguindo através do twitter para saber as novidades….
    Abraços Rogério Lima portalnippon

    Curtir

  21. Pedro Campana Netto

    Olá!
    Caro Pinto San, estou necessitando de um favor seu,por favor mande-me seu e mail e conversaremos.
    Grato Oss
    Pedro

    Curtir

  22. Olá Daniel;

    Gostei de ver esse seu trabalho, ajudou-me já em alguns exercicios.

    Obrigado;

    Eduardo Rafael

    Curtir

  23. Daniel ainda goatava de saber quando voçê vem a Portugal, para fazer um estágio no meu dojo, em Trancoso.

    Eduardo Rafael

    Curtir

  24. Osu.

    Pinto san, gostaria de parabenizá-lo pelos seus vídeos e sua mente aberta.
    Sou ichi kyo no goju ryu e achei muito interessante esta forma de treinamento com certeza vou treinar assim tb.
    Forte abraço e continue assim.

    Ja ne!

    Curtir

  25. só posso parabenizalo Daniel san!!
    foi muito boa sua inciativa em trazer para fora do Dojo tal ensinamento…..
    obrigado
    Oss
    Nihon Karate Kyokai

    Curtir

  26. Cara… tô fascinado com essas vídeo aulas!

    Curtir

  27. Elias Aquino

    Gostei Muito Das Explicação Tenho 16 Anos Gosto Muito do Tatsuya Naka sou Muito Fã Dele.Todo dia Acordo 5:00 horas Pra Treinar Karate em Minha casa As 6:00 vou Pra Escola E Depois Que Chego Almoço E Treino Depois treino Mais na Academia.Eu queria Muito Treinar No japão Adoro japão!!!
    Oss!!

    Curtir

  28. Jonas Cunha

    Olá Pinto San, mais uma vez vc , como se diz aqui no Ceará, “Butô foi quente” gostei muito das dicas e vou passar a aplicá-las em meus treinos. Estou treinando a apenas 9 meses mas já estou completamente envolvido e encantado com o Karatê que através de toda sua filosofia forma excelentes pessoas como vc. Um forte Abraço!
    Oss!!

    Curtir

  29. Olá Pinto, vi um video seu, no qual vc disse que aprender Karate por video, é impossivel, que sem uma explicação não se consegue….que se esta fazendo M…Eu treinei 4 anos de Capoeira, treinei Judo com um colega, mas só o basico. Estou treinando Karate em casa, sem sensei aprendi os katas da serie, Heian, minha postura, eu fiz um teste com professores amigos meus é boa, meu chutes num estão 100 % mas pra um cara que num conhece a doutrina tá bom, e sem contar que estava parado a quase 6 anos, o que vc me diz…..eu só reconheço uma coisa é muito mais sacrificado, pois eu num tenho uma orientação então me esforço pra fazer como um espelho e assim copio a postura com todos os detalhes, e isso é muito complicado…..reconheço…que seria mais facil com um sensei….o que me diz…..?

    Curtir

    • Lhe digo que procure um dojo de karate para treinar sob a supervisão de um sensei logo logo. Quando vc precisar treinar yakusoku kumite, vai ser difícil ( impossível) COPIAR isso de vídeos.
      Um abraço, parabéns e boa sorte.

      Curtir

  30. Originalmente, o treino com lutas não fazia parte do aprendizado do caratê, pois os mestres tradicionais sempre consideram os golpes como potencialmente letais.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Shotokan

    Antigamente em Okinawa, o Karatê baseava-se quase que exclusivamente no Kata. Raramente a força de um soco ou bloqueio era medida pelo que se chamava Kakedameshi.

    http://www.meusite.pro.br/karate/kumite.htm

    Curtir

    • A explicação é simples, o karate tinha sua proibição, depois passou a ter sua restrinção. O treinamento de kumite só foi possível depois da reformulação dos treinos e esse processo teve vários estágios, desde Okinawa até o Japão. Você é contra os treinos de yakusoku kumite e jyu kumite?

      Curtir

  1. Pingback: PINTO KARATE CAST # 06 – Malditos Picaretas!!! « Pinto Karate Dojo

  2. Pingback: PINTO KARATE CAST # 07 – KATA , quer ganhar? PULE!!! « Pinto Karate Dojo

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: