EXTRAINDO A FORÇA DO SOLO

Ok! Eu prometi que o próximo post seria sobre a segunda parte do treinamento com makiwara, mas infelizmente uma gripe muito forte “vitimou” minha família começando por mim.    Fiquei por quase 3 semanas sem treinar absolutamente nada e com risco  desta girpe se tornar uma pneumonia, ainda insisti em ir para o curso de Kurihara sensei, mas tive uma piora depois disso e atrapalhou todos os meus planos, inclusive minha viagem à Tokyo para treinar com Yahara sensei ( depois irei postar sobre isso com certeza).  Vou pedir um desconto para vocês no meu desempenho nos videos de hoje, varias vezes tive que parar para descansar, o corpo ainda não se recuperou completamente, na verdade nem 50%.

Desde que instalei a makiwara, ainda não tive condições para treinar com o aparelho, por isso não deu para falar sobre o treinamento nesta postagem, mas  encontrei um assunto mais fácil de mostrar e que também faz muito tempo que gostaria de abordar aqui no blog.

Sempre falo da importância da impulsão feita contra o solo para poder iniciar os movimentos, mas é impressionante como a maioria dos karateka’s não se importa com isso.

Quero mais uma vez deixar bem claro que isso não é nenhuma “perfumaria” ou “detalhe besta que não se usa na luta”, isso é princípio físico usado inclusive em outras modalidades como no atletismo por exemplo. Você pode até pensar que estou falando de meros praticantes de karate, mas na verdade falo de atletas mesmo, de nível nacional e até mundial, com diversos títulos, mas que deixam de lado fundamentos básicos importantíssimos.

O mais comum de se notar é na modalidade de kata, eu vou me resumir ao máximo para não deixar o post muito cansativo e repetitivo.

Indo direto ao ponto!

O calcanhar é uma das partes principais no uso correto do solo, um simples deslizar ou levantar na hora errada pode fazer com que você perca boa parte da potência de sua técnica, isso devido a vários fatores. Mas o mais importante  é o fator da automatização, pois essa é a principal função do treinamento de kihon e de kata, se fizermos  algum movimento errado ou desnecessário, estamos automatizando o nosso corpo a se movimentar de forma errada.

Um simples recuar do calcanhar nos giros ou na impulsão inicial do movimento,pode fazer com que você perca três itens importantes:

  • IMPULSÃO  – Recuando o calcanhar no inicio do deslocamento seria o mesmo que escorregar quando começamos a correr, fazendo com que você perca boa parte da  “explosão” inicial .
  • PENETRAÇÃO – Usando o peito do pé  como pivô do giro, seu calcanhar RECUA, ou seja, você esta indo para trás, fazendo com que você se afaste do alvo, VOCÊ ENCURTA SEU “MAAE” ( alcance).
  • SUSTENTAÇÃO – O calcanhar é a região mais forte do pé, pois existem poucas articulações nessa região, ótimo para se  usar, tanto como ponto de sustentação do seu corpo  no momento de impacto contra o alvo, como também para “devolver a reação” do impacto. Imagine sua perna traseira  com se fosse uma estaca  de sustentação e seu calcanhar a ponta fincada no solo.

Os livros de  kata lançados pela JKA corrigem este “defeito” e os karateka’s  mais antigos e experientes sempre tentam passar isso para as novas gerações, mas se você  observar  em alguns vídeos de competições de kata, irão perceber que em muitos movimentos, o calcanhar é recuado ou até mesmo esquecido.

Mostrando em vídeo fica mais fácil de explicar. Desta vez usei os símbolos de certo e errado  “0″ e ” x” usado pelos japoneses para ajudar os novos visitantes do blog.

Ainda não postei sobre isso , mas o PINTOKARATEDOJO agora ganhou um espaço entre os blog’s de feras do karate japonês em um dos maiores Portais de Karate do mundo , o  KARATEDO ( The Karate Word) , agora os “nihon jin” estão sempre visitando o blog graças ao novo espaço conquistado. Pretendo  ainda traduzir alguns artigos para a língua japonesa, mas esse projeto vai demorar.

Vamos aos vídeos.

 

Acredito que os videos estão explicando bem os detalhes, mas claro que  sempre esqueço  alguns, então   qualquer dúvida podem colocar nos comentários.

Eu também queria falar de algumas bases do tipo KOUZADACHI, mas achei melhor deixar para um outro post juntamente com uma explicação sobre  o centro de gravidade que quero falar.

Até a próxima, desculpem o post curto, mas assim que a saúde voltar aos 100% eu vou trazer mais coisas para a gente trocar figurinhas.

Oss!

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 20/02/2010, em Treinamentos e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 31 Comentários.

  1. André Lima

    Muito bom Pinto Sama!

    O uso do calcanhar é um defeito muito comum. Bom tópico!

    Oss.

    Curtir

  2. Muito bom Pinto San! realmente esse é um defeito mt comum, eu mesmo tinha mania de na hora do Mawashi Geri levantar o calcanhar do chão, e em vez do pé fazer um giro de +- 90º, ele fazer um giro de quase 180º, dissipando parte da energia concentrada no golpe!

    Vlw pelas dicas!

    Curtir

  3. Mto bom sensei!

    Vou por em prática isto em meus treinamentos.
    Vou ficar mais atento para nao mais errar!

    Oss!

    Curtir

  4. Cesar Estivales

    Excelentes explicações. Mostram claramente a forma correta na execução dos deslocamentos. Coisas que, quando observadas potencializam grandemente o nosso Karatê.
    Faço votos pelo seu pronto reestabelecimento e de sua família.
    Um grande abraço de muita admiração por sua pessoa e pelo seu trabalho.
    Oss!

    Curtir

  5. Oss Sensei Pinto, muito explicativo esse tópico sobre a importância do calcanhar!

    Eu tenho uma dúvida, não sobre o calcanhar , mas sobre a base zenkutsu dachi.
    Vi uma explicação sua que na base zenkutsu, nós temos que estar com a perna de trás semi-flexionada, para agir como um gatilho na hora do gyaku zuki e para dar maior impulsão quando nos deslocamos para frente.

    Por exemplo, se eu estou com a perna esquerda na frente e quero avançar defendendo Gedan Barai segido de gyaku zuki andando com a perna direita, aí eu devo esticar completamente a perna já no Gedan Barai ou devo deixar ela um pouco dobrada até eu dar o gyaku zuki??? Porque parece que se eu defender primeiro avançando sem esticar toda perna , a defesa não sai tão forte , mas em conpensação o gyaku zuki vai ter um giro de quadril melhor se eu esticar depois…. aí não sei qual é o certo.É uma dúvida meio boba rsrs, mas se der pra ajudar eu agradeço.Oss

    Curtir

  6. Yuri Cambraia

    Isso é algo que é sempre importante ressaltar. Quando eu era iniciante, pra eu avançar eu não empurrava o solo, eu me puxava com a perna da frente pra avançar. Porém assim era muito mais lento, instavel e menos explosivo. Sempre tomei cuidado em manter os pés firmes e o calcanhar no chão mas só ultimamente consigo avançar empurrando o solo com a perna-pivô com mais efetividade no combate. Muito bom o artigo!!
    Parabéns e melhoras pra sua saúde!

    OSS!!

    Curtir

  7. Pedro Medeiros

    Muito bom! Realmente erros básicos que estão presentes em muitos karatekas graduados e atletas de ponta.
    Uma sugestão ao blog, Pinto san: Por que não um post (ou uma série deles) sobre socos, chutes e defesas não usuais nos kihons cotidianos (age-tsuki, mawashi-tsuki,mikazuki-geri e etc…)? Essa sugestão fica também aos senseis que sei que acessam esse blog, poderiam ser feitos seminários sobre isso.
    Outra sugestão seria um post sobre aplicação e dinâmica de ashi barai, coisa que eu praticamente só aplico e treino “na prática”, havendo falta de um condicionamento para tal(em realidade não sei nem a dinâmica mais efetiva pra isso).
    Abraços!

    Curtir

  8. Pedro Henrique Dias

    E ae Pinto san , mais uma vez , parabens pelo ótimo trabalho no Blog vc vem trazendo cada vez mais conhecimento até agente , e nos mostrando o quanto é importante o treinamento correto no kiron.
    Muito obrigado , esse post me ajudou muito , e agora vou ficar atento , corigir os giros e tentar extrair maior força do solo !
    Mais uma vez obrigado.
    Oss !

    Curtir

  9. Muito obrigado pela explicação, descobri o seu blog recentemente e como sou novo no karate estou aprendendo muito com a ajuda dele. Este post em particular sobre o calcanhar era algo que nem passava pela minha cabeça e agora observando suas explicações o movimento faz total sentido, para min foi de muito grande ajuda, por isso venho aqui deixar meu total agradecimento.
    Muito obrigado, espero que continue por muito tempo com seus post e videos explicativos que são de muito auxilio para novatos como eu.
    Muito obrigado.

    Curtir

  10. Pinto San,
    Mais uma vez, gostaria de parabeniza-lo por suas explicações.
    Mas gostaria de “tirar” uma dúvida c/ vc. Hj em dia vemos karatecas executar o gyaku-zuki elevando o calcanhar, ou seja, no momento da execussão(isso em kumite)muitos ou quase tds não apoia o calcanhar no solo (antigamente dizia-se que estava fora de base).
    Penso que isto está errado pois, segundo a física há um retorno da força, e quando o calcanhar não se encontra apoiado o lutador fica desequilibrado, isso sem falar da força final do golpe. Já me falaram que desse modo(sem o apoio do calcanhar) o golpe ganha mais velocidade, mas por outro lado fica sem empacto.
    Qual o seu conhecimento sobre isto ?
    Gde Abç,
    Pedro

    Curtir

    • Pedro Oss!
      É possível sim ter uma base forte com o calcanhar levantado, mas isso é uma coisa avançada. É preciso ter um bom domínio do controle e deslocamento do centro de gravidade.
      Na verdade esses videos que eu postei foram editados, mas nos originais eu falo justamente dessas bases com o calcanhar levantado, como nos kata Jion, Gankaku e Empi. Só que achei que esse assunto seria para outro post.
      Mas adiantando alguma coisa, para suprir a sustentação do calcanhar , usamos a “força elástica “, aquela força da impulsão para o deslocamento da base ( por exemplo um gyaku tsuki avançando) ajuda na transferência de energia do golpe, mas é importantíssimo a compressão da base ( contração muscular máxima com a ajuda da respiração) e o controle do centro de gravidade ( pra não cair de bunda no chão).
      Oss!

      Curtir

  11. Felipe Gochi

    Pinto san sou Karateca novo ainda faixa amarela gostei muito do topico deu pra esclarecer muito uns erros tipicos pra qualquer novo Karateca ate para alguns antigos continue assim

    OSS. parabens

    Curtir

  12. Oss Pinto Sam…

    Sempre me disseram que os pormenores do karate são muito importantes e que faz um bom praticante.
    Aqui na Jka portugal, os “Grandes” nos chamam muito a atenção a respeito disso, inclusive meu Sensei. Eu tambem tive que me corrigir, minha tokui kata Empi, na mudança de direção do Kosadachi para Isakutsu ocorreu-me esse problema, de girar com o peito do pé, mas felizmente me corrigiram a fazer com o calcanhar e tive exito na técnica. Graças a este video fui me recordando de outros pormenores…Obrigado.

    Depois me diz se vai a toquio no treino em Abril, na JKA,vou estar la.

    Muito boa Postagem e parabens por tudo ai, melhoras.

    Oss!

    Curtir

  13. Yuri Cambraia

    Oss!!
    Eu denovo, hehe… Pinto-San, tenho uma duvida cruel! A aderência com o solo! Parece que você colocou lubrificante na sola dos seus pés, pq vc usa o calcanhar com pivô com muita facilidade! Eu tento girar sobre o calcanhar como Pivô, mas como ele é borrachento (como toda a sola do pé) ele fica grudando no solo, dificultanto o giro (e danificando o joelho, devido o esforço). O que você recomenda? Treinar a “leveza” na hora do giro sobre o calcanhar para diminuir a pressao sobre ele ou o que?

    Essa dúvida se encaixa principalmente para as viradas, tipo no Heian Shodan após o primeiro Oi Zuki.

    Bem, essa é a minha duvida.
    Obrigado!

    Oss!!

    Curtir

    • Yuri Oss!
      Isso que você estar passando é normal e se deve pela falta de prática, primeiro faça alguns exercícios diários mas sem exagero para melhorar a flexibilidade dos tornozelos e nos treinos de kihon dobre ao máximo seus tornozelos nas transferências de base, isso é um ótimo exercício.
      e para começar a usar esse giro nos kata, faça devagar e na medida que for melhorando você aumenta a velocidade. Tente transferir o peso no calcanhar mas não tire o resto do pé do chão, sempre girando com pressão.
      As dores do joelho é por que ta fazendo rápido sem ter prática. tenha paciência

      Curtir

  14. Pinto San, meus parabéns por mais um excelente post, este blog já é um verdadeiro Dojo virtual, confesso que nalguns movimentos de certas Katas e mesmo em Kihon por vezes ainda rodo erradamente sobre o koshi em vez do calcanhar, ainda ontem estive a treinar os movimentos que descreve nos vídeos e por vezes ainda saía errado, é como diz é tudo uma questão de automatização. Mas este detalhe técnico é realmente muito importante para todos os Karatekas e foi muito bem pensado fazer dele um post.

    OSS!

    Curtir

  15. Nossa, confesso que eu mesmo até pouco tempo atrás não dava a menor importância pra isso. Aí voltei a treinar com um professor decente e, putz, ele passou a frisar bastante esse aspecto.
    Sobre os vídeos: Pode contar que já fazem parte da minha lista de estudos.

    Oss.

    Curtir

  16. Muito bom os Videos Daniel Sensei,Bom material de estudos!
    Já pensou em lançar todo esse material e algo mais em DVD e vender pelo Blog?

    Oss!
    Abraço.

    Curtir

    • Andrews, voc~e estava sumido achei que tinha ficado de mal do blo, hehehe.
      Não tenho essa pretensão de lançar essas coisas, até por que não considero meu karate tão bom para isso tudo.
      Mas muito obrigado pela força.
      Oss!

      Curtir

  17. Eu sumido??? Ná verdade é a primeira vez que posto em seu blo(segunda é essa heheheheh)….mas eu tinha vc add no orkut so que excluir meu perfil mas ja estou com outro, em breve te add.

    Oss

    Curtir

  18. Marco Praça

    Prezado Daniel.
    Meu nome é Marco, talvez você não se lembre de mim, mas sou aluno do Sensei Roberto Sant’anna e quando você nos deu a honra de sua visita me concedeu também uma grande honra em treinarmos juntos.
    Há muito frequento seu blog e me dirijo pela primeira vez para te parabenizar não só pelas excelentes abordagens mas também por sua postura de vida no Japão, o que só nos vem a inspirar.
    Parabéns, boa sorte e esperamos nova visita aqui em Ribeirão Preto.
    Um abraço.
    Marco.
    OSS!

    Curtir

    • Se eu me lembro? Eu sempre falo de você Marquinho , quando estou conversando com Roberto sensei. O pequeno gigante, ainda lembro do treino de MMA, foi uma maravilha,pena que eu não consegui acompanhar você, hehehe.
      Mas no próximo eu to lá marcando presença. Qualquer coisa que precisar do seu amigo aqui mande e-mail ou entre em contato por aqui.
      Um abração e continue prestigiando o blog.
      Oss!

      Curtir

  19. É tão basico porem tão brilhante, nunca vi as coisas desta forma e, de fato, as vezes eu peco na base e, sendo assim, no movimento inteiro; tenho muito o que aprender.

    OSS

    P.s.:Esse foi meu primeiro comentario.

    Curtir

  20. Luciano Faria

    Sensei, sobra “extrair a força do solo” eu postei uma pergunta no twitter mas não encontrei a resposta. Poderia explicar por favor como ficaria essa questão da força no mawashi-geri? E o momento do giro do pé também? Obrigado.

    Curtir

  21. Diego Richetti

    Muito bom seu blog, e é bom também porque você ainda ganha uma atenção especial ainda treinando da sua mulher e sua filha, tava a toa procurando algo que fala-se sobre o karate e sem quere achei seu blog e me interresei estou até agora vendo moro no Mato Grosso do Sul, e no meu horário que é uma hora a menos que São Paulo ou Brasilia já é 00:26Hs. Obrigado pelas suas irformações. Ah também iria ser legal se você passa-se as tecnicas de inspiração e expiração normalmente e conforme a luta.

    Curtir

  22. caso uma pessoa que não vai em escolinha de karate quise aprender em casa terá como ?

    Curtir

    • Não Eduardo, não tem como aprender sem um sensei ou um dojo. Você pode até tentar e insistir, mas será um karateka meia boca, com um karate fraco.
      Procure um dojo sério, se eu puder ajudar nessa parte em encontrar um lugar para você treinar é só falar.
      Oss!

      Curtir

  23. Pinto sesei , mto bom o toipico era disso q eu precisso para continuar a evoluir , ainda estou iritado pq ontem eu naum li o post e n assisti os videos aff… pq ontem no treino acabei botando força de + e acabei me machucando (a base se desfez toda ^^ )

    Oss!

    Curtir

  24. Janice Nascimento

    olá,tudo bem,encontrei estas explicaç~es ..aulas,vidios..q maravilha!parabéns,continui solidario e amigo..obs:adoreia a voizinha da criança,falando em seus vidios,assim já vai aprendendo com o Pai..kikiki.
    vou repetir várias vezes estas aulas para aprender..sou novata iniciante..FAIXA (branca),gosto muito são vários os benéficios,tenho um pouco de dificuldade é para decorar ex:o juramento da cademia e o catá eu esqueço muito,por enquanto não consigo fazer o exame para faixa amarela,gostaria..mas chega na hora demoro uns minutos para me lembrar e paça o tempo…das coisas,então perco por causa do esquecimento..por incrivel que parecia..agora estou melhorando,a´té decoração de notas musicais que eu tinha dificuldade estou conseguindo progredir nas aulas de canto e de instrumento musical.òtimo.
    E com seus vidios estou reforçando muto que maravilha.fica com Deus.

    Curtir

  25. Felipe Gibo

    Ola Sensei,

    Muito bom a dica do calcanhar. Eu mesmo, na faixa laranja que me disseram que estava acontecendo isto. Não em todas ocasiões mas gostaria que publicasse um vídeo de como avançar oi zuki utilizando corretamente o giro do calcanhar da perna da frente (que ficará atrás no passo).
    Qual kimono voce usa? lona média tokaido?
    Oss!!

    Curtir

  26. valeu pelas informações

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: