CURSO COM KURIHARA E KUMETA SENSEIー栗原先生ー講習会

Kurihara sensei- instrutor oficial da JKA
Kurihara sensei- instrutor oficial da JKA

Nesse último sábado aconteceu o curso técnico  na cidade de Fijieda (aos pés do Monte fuji) minstrado pelos instrutores oficiais do Hombu Dojo JKA, Kurihara sensei , atual campeão Japones de Kata e Kumita sensei, o atual vicecampeão japones de Kumite, duas feras como mostra os títulos.

A principio o curso iria contar com a presença de Inokoshi sensei, o campeão japones de kumite de 2009 e na minha opinão  um dos karateka’s mais  rápidos e técnicos da atualidade ( apesar de ter um karate diferente  dos demais), mas no último momento sua presença foi cancelada.

O curso mereceu uma nota 7, e parte desta nota se deve a simpatia dos ministrantes que mostraram ser atenciosos com os participantes mesmo depois do encerramento até consegui uma entrevista exclusiva  mas infelizmente teve a qualidade do áudio comprometida, sem falar na pressão que sofri por parte da direção, apesar da boa vontade do entrevistado.

curso de tecnico de larate shotoka JKA
Mais de 200 participantes

Infelizmente o curso não me agradou muito, desde sua carga horária de apenas 2 horas, até o seu conteúdo, pois mais parecia um treino rotineiro do dojo, sem novidades ou tão pouco correções diferentes das que já estamos acostumado. Claro que para alguns o curso foi de grande valia, era só dar uma olhada no nível  de alguns praticipantes que mesmo usando faixas que mais pareciam cordas de tão gastas que estavam, ainda possuiam um karate de colorida e o que é pior, não era desculpa da idade.

Na minha opinião, o curso deveria ser destinado aos faixas coloridas e aos faixas pretas infantis e juvenis. Mas o que me deixou a ver navios foi a falta de um conteúdo mais rico na parte de kata’s, pouca repetição e correções rotineiras, claro que sempre há algo que esquecemos ou damos pouca importância,  talvez pela forma que nos foi ensinado, e nessas ocasiões lembramos. Por isso que sempre falo da importânca do uso do nosso livro pessoal de karate para evitar tais casos, mas estava esperando mais do evento. Tivemos apenas algumas correções nos kata Bassai dai e Empi.  Ainda bem que cursos no Japão com instrutores com tal currículo custam em torno de mil yens ( um pouco mais de 20 reais), fico imaginando  como devem estar os valores  no Brasil.

curso com Kumita sensei em fujieda
Kumeta sensei vice campeão japonês de kumite

No período da tarde tivemos o curso de capacitação de arbitragem nivel C e D, ministrado pela direção técnica de arbitragem de Shizuoka, proveitoso e bem elaborado, pena que por conta do horário apertado tivemos que correr na parte prática. O curso de arbitragem foi realizado simultaneamente  com o  curso de kumite para os participantes infantis e juvenis, interessante de se ver e ter novas idéias para formas de  treinamentos.

Confesso que mudei um pouco minha opinião sobre cursos de arbitragem, apesar de ter sido o segundo que participei aqui no japão e de que todo o material teorico e prático era na língua japonesa ( com seus kanji’s e termos técnicos que davam cãibras no cérebro), aprendi um pouco mais e levei até uns elogios dos ministrantes ( sim , eu estou me gabando, não é sempre que um gaijin tem espaço no meio de mais de 50 japoneses, e que sirva de incentivo para os outros). Claro que meu  “irmão mais velho”, Ibata sensei, estava sempre do meu lado , participando do curso e ajudando naquelas malditas palavras que nunca tinha ouvido ou lido antes. Pena que ele não pode participar do treinamento por estar machucado, mas já se recuperando e se preparando para mais um título estadual esse ano.

No fim do evento  tiramos fotos, pegamos autógrafos e conversamos um pouco com Kurihara  sensei, que na entrevista mal sucedida , nos relatou algumas coisas, mas sobre o curso de instrutores oficiais, por mais que eu insistisse , a única coisa que consegui foi que é muito difícil e em algumas horas insuportável, porém valeu a pena e faria de novo se precisasse, pois além de amar o karate, pode se torna um profissional, vivendo e sustentando sua família única e exclusivamente de karate. Tenho certeza que todos você que acessam o blog ou a maioria gostaria de também poder fazer o mesmo, não é verdade?

Também nos relatou que treina desde os 5 anos de idade, e sempre foi incentivado por sua mãe ( outra coisa que gostaria de ter tido, hehehe), e que já treinou outros estilos de BUDO, mas sua paixão sempre foi o caminho das mãos vazias.

Takuma yokoyama  campeão japones universitario
Pinto San e Yokoyama sensei

Também presente e auxiliando os minstrantes, estava  o “semi brasileiro”  Takuma Yokuyama sensei (que já foi campeão universitario de karate), e recentemente voltou para o Japão depois de ter passado 3 anos em São Paulo-BR em intercâmbio na Universidade desse estado (USP). Takuma sensei sempre bem humorado e ainda “arranhando ” um pouco o português conversou um pouco comigo e confessou que está pensando em voltar ao Brasil para um novo intercâmbio, então fiquem ligados.

A mídia da colônia brasileira aqui no Japão está agora apoiando o “karate gaijin” e o nosso blog , agora temos mais espaço no Japão graças ao PORTAL NIPPON, um dos grandes portais de notícias aqui.  O Portal Nippon publicou no seu site mais fotos do curso, é só conferir lá.

Editei um pequeno vídeo com alguns momentos do curso.

Para quem não conhece Kurihara sensei ou ainda não o viu em ação, aqui está a final do All Japan 2009.

Um abraço  e na próxima postagem vou dizer quem foram os leitores que levaram as almofadas para makiwara , participem dos comentários e  façam parte do blog também.

Oss!

18 comentários sobre “CURSO COM KURIHARA E KUMETA SENSEIー栗原先生ー講習会

  1. Ola Daniel, gostei muito mais uma vez da sua cinceridade perante todos os acontecimentos ai. Acredite que é de grande valia cada post, porque para os pequenos `”Como eu” ehehh, tem ainda um ver diferente das coisas por falta de conhecimento e maturidade na arte. Uma das minhas curiosidades ainda é sobre o curso de instrutores, apesar de saber pouco (Através do meu Sensei) tenho curiosidade nos dias de hoje. Muito bom post, ah…estou melhorando do joelho, espero que possamos treinar juntos ai no japão, pois ja marquei passagem mais meus companheiros e grandes da jka aqui. Oss!

    Obrigado. Abraço

    Curtir

  2. Muito boa a matéria.
    Gosto muito desses cursos de karate, porém aqui onde eu moro é dificil achar um, geralmente é longe e fica dificil de ir.
    Esses caras realmente são muito bons hehehe…
    Oss!

    Curtir

  3. Oss,

    Daniel-San,

    Muito boa postagem. Pena o treino ser muito elementar (pelo menos o que se pode ver em vídeo). Entretanto, quando se passa muito tempo treinando, é necessário voltar um pouquinho e corigir pequenas posturas.

    Até lá!

    Oss.

    Curtir

    1. É verdade meu querido, o básico é sempre bom para relembrar e corrigir, mas mesmo assim o básico do curso “foi muito básico” hehehe.
      Oss!

      Curtir

  4. E ae Pinto san ,
    ter uma oportunidade de ter um curso com os melhores deve ser muito bom , obrigado por dividir com agente essa experiencia.
    E parabens pelo ótimo trabalho com o Blog !
    Oss!

    Curtir

    1. Obrigadão Pedro, deu para assimilar algumas coisas quando ele mostrava algum movimento, a experiencia foi boa, mas ainde preferi o curso com Naka sensei, foi mais prático.
      Oss!

      Curtir

  5. Parabéns pelo seu reconhecimento ai no Japão.
    Isso é digno de muita alegria com certeza.
    Também achei que só tinha faixa preta fraco no ocidente e que os japoneses só administravam esses cursos com pouca informação para a gente. Pelo menos é o que a gente ouve de alguns colegas nossos.
    Sempre imaginei que todo japinha era fera de karatê, mas mesmo tendo uns que são mais fracos eu ainda acredito que, na média, são muito superiores.
    Mais uma vez parabéns!
    Oss!

    Curtir

  6. A propósito, como tem andado o Takuma em termos de campeonatos?
    Cheguei a treinar com ele umas poucas vezes e ele é muito rápido e forte.
    É muito difícil evitar de ele encaixar o golpe mesmo sendo combinado antes.
    Achei que ele iria voltar para o Japão e ganhar uns torneios por ai.
    Nadinha??

    Curtir

    1. Francisco meu querido, obrigadão pela visita. Sim o Takuma assim que retornol ao Japão ganhou um estadual aqui, mas foi no sufoco, o nivel dessa competição foi muito bom, eu perdi na primeira luta.
      O Takuma é rápido sim, mas acredite em mim, aqui tem cada foguete que deixa o Takuma na segunda colocação.
      Oss!

      Curtir

  7. Oss!
    Pinto San, fiquei surpreso foi com o preço do estágio muito barato em relação aos praticados em Portugal quando eu pensava que seria ao contrario, quanto ao ser básico, o que interessa é que foi mais um treino, e quanto às graduações conheço muitos 1º e 2ºKyu que dariam lições a muitos Dans que andam por aí…não é o cinto que faz o Karateka.

    Abraço

    Curtir

  8. Cara,

    Mais uma vez parabens pelo site, o melhor que já vi.

    Se encontrar o Takuma novamente, manda um abraço e diga para ele que estou esperando na Lembukan, para continuarmos nossas lutas.

    Pmax aluno do Sasaki.

    Curtir

  9. OSS!!!muito bom mesmo esta matéria. na verdade quero eu estar de volta no Nihon e poder encontrar um dojô Shotokan,já que em 16 anos de Nihom nunca encontrei,apenas encontro Kiokushin kai.mas tudo bem um dia eu realizo este meu sonho.

    OSS

    Curtir

  10. Ola Daniel,

    Parabens pelo Blog e pelas materias. Só gostaria de pedir-lhe que nem tente se filiar a nenhuma organização daqui do Brasil, porque tem tanta gente invejosa aqui que certamente irão tentar queima-lo, alias, como fizeram com o Magno Miyasaki, que depois de ficar 5 anos no Japao, treeinar no Kenshusei, foi escandalosamente esquecido por aqui.
    Mas vc ja ta vacinado e é inteligente.
    Aqui pra dar certo, tem que ser puxa saco do CARTA SETE

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s