Bater sem levar está sendo o “bom do momento ” nos eventos de MMA, também quem não gostaria de sair de cara “limpa” depois de vários rounds em uma luta profissional?
Mas no nosso humilde amadorismo também é possível essa façanha,basta treinar de forma correta as técnicas de ashisabaki (足捌き)e taisabatki(体捌き), tais técnicas já são executadas na sua forma básica no kihon ippon kumite e nos kata, mas para um melhor desenvolvimento , as formas mais avançadas são indispensáveis.
Antes de qualquer coisa, é essencial ter em mente que somente com o domínio dos fundamentos básicos (kihon-基本) é que podemos explorar os sabaki. Sem um fundamento forte você pode ter algumas “surpresas” no decorrer da luta, como por exemplo cair por falta da forma correta de finalização.
No princípio tudo parece difícil e até impossível, mas o segredo está na disciplina e na persistência. Como sempre falo nos posts de treino, o movimento sempre se inicia a partir da reação do seu pé de deslocamento com solo e usando o giro dos quadris para acelerar a velocidade de deslocamento, isso não é nenhum blá blá blá do tipo mestre de alto da montanha mandou fazer dedinho alinhado com a linha perpendicular do etc, blá blá, é FÍSICA!
Os pontos importantes para os sabaki são:
– A percepção e reação rápida. Desenvolver os seus reflexos é a parte mais difícil na minha opinião, isso deve ser praticado no kihon ippon kumite, e nesse treinamento de yakusoku kumite que você desenvolve seu “timing”, reação e velocidade. Como eu falei no post sobre treinamento de kihon ippon, você deve aprender a usar suas defesas no último momento, quando o soco ou chute do seu parceiro de treino estiver prestes a acertar-lhe é que deve ser feita a defesa. Dessa forma, se desenvolve a velocidade, reação e percepção dos golpes. Em uma luta tipo Jiu Kumite, não se sabe qual golpe ou estratégia que seu adversário ou parceiro de treino pode usar, e tentar “adivinhar” é muito arriscado, pois você pode usar uma defesa Gedan barai, acreditando que se trata de um mae geri e ser surpreendido por um mawashigeri. Treinando desta forma será possível perceber qual o golpe que seu adversário ira usar no kumite, mesmo que ele mude de estratégia depois de iniciar uma .
– O fundamento (Kihon) é tão importante quanto a percepção, pois ele vai lhe dar condições de reagir rápido e efetivamente. É comum que no começo você desequilibre na finalização , esses “tombos “podem ser corrigido através das diversas formas de kihon. Os desequilíbrios se deve a postura incorreta , contração errada da musculatura dos membros inferiores ou até mesmo a falta dela, e o uso incorreto do hara tande juntamente com a respiração adequada.
– O uso do giro correto dos quadris é extremamente necessário, por isso sempre pratique o giro, seja no kihon, kata, ou yakusoku kumite (kihon ippon kumite, kihon sambo kumite, kihon gohon kumite, Jiu Ippon).
– No treinamento a partir da posição shizendachi (a que iniciamos o kihon ippon kumite), gire o corpo para o lado usando o peito do seu pé da perna de apoio como pivô, assim o deslocamento do centro do seu corpo é maior e sairá bem mais do raio de ação. MAS SÓ USE O PEITO DO PÉ (KOSHI) COMO PIVÔ NESSA SITUAÇÃO,nas formas normais do kata , kihon, kumite, DEVE SER USADO O CALCANHAR COMO PIVÔ, E MANTENHA O PÉ TOLTALMENTE NO CHÃO , NÃO ERGA ENQUANTO ESTIVER GIRANDO, SEMPRE MANTENHA A PRESSÃO DO PÉ CONTRA O SOLO.
Aqui tem um vídeo com algumas explicações básicas, mas fique atento ao texto, talvez o vídeo não esteja bastante claro.
Como falei antes, boa parte do “segredo ” está no Ippon kumite. Tentar negligenciar esse fundamento é jogar todo o trabalho fora.
Depois de praticar o fundamental do sabaki, podemos avançar para um nível mais elevado. O sabaki com o avanço é muito eficiente, pois é possível interceptar o golpe do adversário ainda estando ele no meio do trajeto, e com o giro dos quadris no tempo certo , você sai do raio de ação da técnica. Seria o mesmo que um “deai”, a diferença é que o risco de “travar golpe” com o adversário diminui consideravelmente.
Para praticar , eu recomendo iniciar com os quadris totalmente frontal (SHOMEM), assim você passa a exigir mais na hora do giro, desenvolvendo mais a velocidade.
Aqui tem um vídeo explicando mais sobre o uso do peito do pé como pivô no giro de 90º graus, juntamente com alguns treinamentos que você pode praticar com um colega.
Da teoria à prática.
Espero que o post tenha sido bem claro, não pude explicar bem nos vídeos por que estava difícil gravar com o horário apertado e com a filhota Dida Yuuna ajudando nos efeitos sonoros e trilha sonora. Desculpem por favor.
No próximo post, vou falar um pouco mais sobre o taisabaki e mostrar alguns treinamentos que você pode fazer sem parceiro e com o uso dos elásticos.
Um abraço e obrigado pela paciência de esperar tanto tempo pela atualização do blog.
Gostaria de agradecer aos meus colegas Tsukamoto san (塚本さん)e Tatte sempai(たって先輩), pela ajuda com os vídeos, obrigado!
塚本さん と タテ先輩、ありがとうございました!押忍!
E obrigado mais uma vez a minha querida esposa Satiye e a minha filhota Didinha, pela filmagem , como sempre de primeira qualidade e efeitos especiais (DIDA!!!!)
Ossu!
Osu, Pinto San.
Muito boa a postagem do Ashisabaki e taisabaki. E veio em boa hora.
Continue o ótimo trabalho no blog.
Ganbatte, kudasai. Ganbaré.
CurtirCurtir
Oss Boareto sempai, obrigado e fico feliz por está ajudando , essa é a idéia do blog.
Um abraço e bons treinos!
Oss!
CurtirCurtir
Espetacular atualização, muitos esquecem os pormenorees fundamentais para a execução de qualquer técnica…agradeço pelos ensinamentos OSs!
CurtirCurtir
muito obrigada pelo texto! muito generoso de sua parte fazer este trabalho! Parabéns! Oss!
CurtirCurtir
Pinto San
virei fã do teu blog…materia com dicas excelentes.
Está na hora de entrar em contato com a Champ.hehehehe
OSS
CurtirCurtir
Josias sensei, obrigado pela consideração, um casca grossa como o senhor prestigiando o blog é sinal que o trabalho ta agradando. hehehe.
Um abração .
Oss!
CurtirCurtir
DANIEL, ESQUIVO DE OUTRAS FORMAS TAMBÉM.
PARABÉNS PELOS VIDEOS.
CurtirCurtir
Oss! muito bom , pra mim e acredito que para muitos, esta sendo muito proveitoso!!! so consegui ver os videos no orkut.
oss!
CurtirCurtir
já está parecendo karate diogokan.
parabéns.
oss
CurtirCurtir
Venho sempre acompanhando os posts, desde o seu blog anterior, parabéns pelas postagens, elas são muito bem elaboradas e explicativas.
Eu tinha parado de treinar karate a uns 10 anos e estou voltando agora, aos poucos, mas com muito gosto.
Uma pergunta: gostei muito desse post e gostaria de saber se eu posso copiar para o meu blog(colocando a fonte:PINTO KARATE DOJO)?
CurtirCurtir
Pinto San… oss…
a um certo tempo estou acompanhado o blog gostei muito das dicas do elastico para ajuda na rotação do quadril… tinha o quadril duro após as dicas do video melhou bastante, reparei q seu portugues esta cada vez mais parecido com o do Mestre Sasaki rsrs… brincadeiras a parte…. continue assim…. muito bom trabalho e parabens pelo blog…. abraço
CurtirCurtir
muito boa materia continue sempre com otimas
oss!!!!
CurtirCurtir
Oss!!bom dia meu amigo
CurtirCurtir
Parabéns Daniel
Excelente dica!!
Você é um grande karateca.
excelente blog!!!
CurtirCurtir
Parabéns pelo excelente blog. É um ótimo material para quem treina Karatê Shotokan. Muito obrigado por compatilhar com todos seus conhecimentos.
OSS!!!
CurtirCurtir
DANIEL SENSEI, O QUE É ASHISABAKI?
OSS!
CurtirCurtir
Romim sensei, Oss! Uso dos pés pra esquivar, muito comum no kendo ( luta de espadas).
Abração sensei!
CurtirCurtir
Pinto san keria sua opinião eu estou treinando respiração pela boca , mais notei q explodo bem melhor com respiração pelo nariz , sera q serei advertido pelo meu sensei se lutar respirando pelo nariz ?
CurtirCurtir
o daniel é muito bom de taisabaki.
principalmente na esquiva numero 1 , na posição espelho.
CurtirCurtir
I am in Australia at the moment & enjoyed reading your article as well as seeing your video on Tai Sabaki. It’s a really good skill to have & I encourage everyone to develop it. I take my hat off to you for your humility. Many martial art people talk about Humility but few are prepared to show their flaws as you do, and I respect that. We are all just human trying to improve. Ossu.
CurtirCurtir
Thank you very much Billy. Oss!
CurtirCurtir