A INVASÃO GAIJIN – 2º Parte

Ibata Dojo
Ibata Dojo

A invasão , como disse no post anterior, já é fato, e a conquista está sendo  iniciada. No último domingo (13/09/2009), foi realizado o 64º campeonato em comemoração ao Hamamatsu Shi Matsuri ( Festival da cidade de Hamamatsu), e nós estivemos presente levando o orgulho gaijin ( EU DISSE ORGULHO GAIJIN!) e mostrando que somos bem mais que só força de trabalho.

A competição teve poucos participantes na categoria kumite adulto , cerca de 70 atletas, mas não tirou o brilho do espetáculo. O evento foi realizado com regras da JKF ( a representante da WKF no Japão) já que  estiveram vários estilos presentes, como o Shotokan, Goju ryu , Wado ryu.

Pinto San em ação
Pinto San em ação

Confesso que não gosto  destas regras, mas isso é minha opinião pessoal, pois sou acostumado com o Shobu Ippon da JKA e ITKF, para quem está acostumado as normas dessas duas entidades conhecidas por  “mais tradicionais”, competir com as da WKF é um tanto quanto estranho, ainda mais o tempo de luta e a pontuação, tem horas que a gente pensa que a luta não vai acabar!

Aqui no Japão, é comum o uso de protetores  quando o evento envolve vários estilos, a mania de segurança dos japoneses extende-se à várias áreas,  sou a favor do uso de protetores, desde que o contato seja mais “liberado”, “tocar” não é muito “minha praia”.

No total, participaram 4 estrageiros , dentre eles 3 eram brasileiros que deixaram  lembranças. A equipe  do Hamamatsu Higashi Dojo conseguiu o segundo lugar  no Kumite, o detalhe é que 2 dos integrantes dela são brasileiros, Ibata Edson sensei e Getúlio Nakano, dois monstros do karate de Hamamatsu mostraram que o karate verde e amarelo é tão forte quanto o Nipônico.

Getulio Nakano - 3º Lugar
Getulio Nakano – 3º Lugar

Getúlio ainda ficou em terceiro lugar no Kumite individual, graças a sua experiência de atleta  adquirida no Brasil, o “Getulhão” está há meses sem treinar , como diria a grosso modo , totalmente fora de rítmo mas, apesar de não acreditar em dom, tenho que admitir que o Getulhão tem algo especial!

Ibata sensei, um HOMEM que se mostrou um grande amigo, já é veterano e campeão não só de outras edições deste evento, mas também de outros campeonatos da região.  Dono de uma “força de touro”, impõe respeito aos demais já há muito tempo, respeito adquirido  graças às duas marretas que  ele carrega no lugar de suas mãos.

Já faz tempo que gostaria de agradecer ao meu amigo Ibata sensei, toda a ajuda que ele tem me oferecido desde que cheguei ao Japão, não somente  no que se refere ao karate, mas como amigo que ajudou muito a família Pinto, até mesmo na hora de nascimento de minha filha.

SENSEI, MUITO OBRIGADO ! OSS!

Mas vou deixar essa rasgação de seda para outro dia, e ainda vou falar mais sobre a vida de karateka de Edson Ibata , que merece ser conhecida e reconhecida por nossos conterrâneos.

Confira alguns lances da competição, você pode assistir mais videos no CANAL DO PINTO no Youtube.

Um abraço e até a próxima!

Oss!

2 comentários sobre “A INVASÃO GAIJIN – 2º Parte

  1. opa! espetaculo daniel…q bom q nós brasileiros mostramos nosso carisma ate mesmo em situaçoes dificieis, muito boa as vossas lutas..sempre a procura do ippon!

    Acredito q vcs estao fazendo um otimo trabalho…

    e eu vou fazendo aqui na jka portugal!

    Um abraço!

    N consegui mais falar contigo…pq? andas sumido! eeheheh…muito trabalho neh.!!

    t++

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s